Buscar

Memorial Justificativo mercado

Prévia do material em texto

Faculdade Maurício de Nassau – Parnaíba
Disciplina: Projeto de Arquitetura 
Professora: Silvana Valente
Darllyson Casseano da Silva Brito
Lucas de Almeida Portela
MEMORIAL DESCRITIVO | PROJETO MERCADO
Parnaíba
Junho de 2020
1 INTRODUÇÃO
O projeto arquitetônico do mercado público, visa atender a demanda populacional do entorno, pois os mercados mais próximos demanda um grande deslocamento da população. A ideia da sua construção também visa a geração de renda e a atração de comerciantes para as instalações futuras.
2 ASPECTOS URBANOS | PAISAGÍSTICO
O mercado está próximo de novos loteamentos, sendo eles tanto de caráter social, como também loteamentos particulares, a futura instalação se localiza vizinha da cidade jurídica de Parnaíba. O projeto de arquitetura busca conversar com o seu entorno, trazer um ar de modernidade, porém sem deixar as tradições da população de lado.
2.1 MICRORREGIÃO
A topografia do lote a ser edificado se encontra nivelada, e totalmente propicia a construção.
2.2 IMPLANTAÇÃO
O mercado foi pensado de forma que fique centralizado no lote disponibilizado, porem áreas para futuras ampliações foram pensadas, e pré-estabelecidas no projeto arquitetônico.
2.3 TOPOGRAFIA
Foi adotado um moderno sistema de drenagem das aguas pluviais, o terreno foi totalmente nivelado. 
2.4 ORIENTAÇÃO SOLAR
A incidência solar foi totalmente analisada e trabalhada para evitar intensa exposição a raios solares na parte da tarde, juntamente com a implantação de vegetações para fins de proteção solar.
2.5 FLUXOS DE CIRCULAÇÃO E ACESSOS
O projeto conta com 4 acessos, sendo, dois acessos para pedestres, um acesso para o estacionamento contendo guarita, 1 acesso para carga e descarga.
3 ASPECTOS FUNCIONAIS 
3.1 SETORIZAÇÃO
A edificação conta com área de carga e descarga, estacionamento, circulação, comercio, e também de lazer.
3.2 CIRCULAÇÕES
Definição das áreas de passagem e movimentação (possíveis dimensões das passagens dos corredores, também a relação de um bloco com outro, dependendo do partido arquitetônico e de espaços recreativos). As circulações do projeto foram pensadas de forma que possibilitem uma confortável locomoção dentro do mesmo, para que assim possa ser possível comportar o grande fluxo de pessoas previstas no seu dia a dia.
3.3 PRÉ-DIMENSIONAMENTO
Pré-dimensionamento completo consta em um outro arquivo já entregue no anteprojeto. 
4 ASPECTOS FÍSICOS PSICOLÓGICOS
4.1 CONFORTO FÍSICO
Foi optado para o projeto o uso da climatização, pois, além de ser benéfico para o conforto físico, também seria benéfico para a conservação dos produtos comercializados na edificação. Visando atender os parâmetros desse quesito, foram adotadas todas as normas de acessibilidade da nbr 9050, norma que rege os parâmetros de acessibilidade das edificações. 
4.2 CONFORTO TÉRMICO
A escolha das cores adotadas no projeto visam atender os parâmetros de conforto térmico, juntamente com a climatização de todos os ambientes.
 
4.3 CONFORTO ACÚSTICO
Por conta do enorme fluxo previsto na edificação, enorme quantidade de ruídos que serão produzidos em seu interior, está previsto no projeto a implantação de um tratamento acústico especial em superfícies como forro e paredes. 
4.4 CONFORTO VISUAL
Iluminação homogenia, toda em led. Uso de clara boias para maior aproveitamento da iluminação natural, escolha de cores no interior que possibilitem as reflexões necearias para melhor distribuição da iluminação, tanto a natural, como a artificial.
5 CONSIDERAÇÕES FORMAIS
A ideia do projeto parte de um partido arquitetônico que quer exaltar a cultura parnaibana, as raízes de quem primeiro chegou aqui, por conta disse se deu o nome de mercado Tremembés. Na concepção do projeto a todo momento foi pensado em conceder a cidade algo moderno e futurista que não deixe o lado cultural e artístico natural de Parnaíba.

Continue navegando