Buscar

PROVA AV1 - Farmacologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA AV1 – FARMACOLOGIA
3) Medicamento de referência possui marca registrada, com qualidade, eficácia terapêutica e segurança, comprovados através de testes científicos, registrado pelo órgão de vigilância sanitária no país. A inserção dos medicamentos genéricos no Brasil consolidou as políticas de inserção da assistência farmacêutica. O fabricante de um medicamento candidato a genérico deverá cumprir uma série de exigências técnicas para que o seu medicamento seja intercambiável com um medicamento de referência. Diga ao menos 4 exigências para que o medicamento seja considerado genérico.
Devem ser caracterizados como um equivalente farmacêutico do medicamento de referência, possuir a mesma composição e quantidade de fármaco idêntica, precisam cumprir os requisitos dos estudos de bioequivalência e ser comprovada a sua eficácia, segurança e qualidade pela DCB ou, na sua ausência, pela DCI.
4) Chegam a Unidade Hospitalar dois Pacientes com insônia. O paciente A é medicado com Diazepam Oral (medicamento que induz o sono), pois tem muito medo de injeções, enquanto o paciente B recebe Diazepam IM. O paciente B após 15 minutos está muito sonolento, enquanto o paciente A ainda não relata qualquer sono. Explique a diferença observada entre o paciente A e B, com relação ao início da ação do Diazepam.
O paciente B recebe o medicamento pela via intramuscular, logo, o efeito de absorção é mais rápido, pois é uma via direta na corrente sanguínea que possui maior disponibilidade, fazendo com que fique sonolento mais rápido que o outro indivíduo em questão. Já o paciente A recebe o medicamento via oral, que é uma via mais lenta, sofre um efeito de primeira passagem e só é absorvido no instestino, tendo uma demora na sua ação.
5) Em decorrência da comercialização de um produto farmacêutico novo, o Ministério da Saúde constatou, em um determinado grupo populacional, reação adversa grave não esperada, suspendendo não só a comercialização como o registro do produto. Qual o procedimento adotado para a obtenção de informações sobre reações adversas a medicamentos, depois da autorização de comercialização de um novo fármaco? Justifique sua resposta.
A bula dos medicamentos contém informações sobre reações adversas e contraindicações. Cidadãos e profissionais de saúde sem vínculos com instituições podem notificar seus casos por meio do formulário eletrônico abeto do VigiMed. Esta iniciativa caracteriza a farmacovigilância que tem como função avaliar e monitorar a ocorrência dos eventos adversos relacionado ao uso de medicamentos.
6) Qual via de administração de medicamentos oferece condições de maior segurança e economia? Justifique sua resposta.
Via oral. Oferece maior segurança pois tem a possibilidade de remover o medicamento caso aja alguma complicação e é mais econômica por que pode ser administrada pelo próprio paciente sem necessidade de um enfermeiro.
7) A íris faz parte do globo ocular e, com o auxílio de músculos lisos específicos, controla a entrada de luz através da pupila. Além disso, a musculatura da íris está sob influência do sistema nervoso autônomo, que é reconhecidamente um alvo farmacológico utilizado no tratamento do glaucoma. Com base no exposto, que tipo de medicamento é indicado no tratamento do glaucoma?
Os inibidores da anidrase carbônica, os betabloqueadores, os alfa-agonistas e os análogos de prostaglandinas são medicamentos que atuam basicamente na diminuição da produção e/ou na drenagem de líquido ocular, eles são indicados para o tratamento do glaucoma (ex: Timolol).
8) Agentes anticolinesterásicos são substâncias capazes de inibir a ação da enzima acetilcolinesterase, com variado grau de toxicidade para os seres humanos. Esses compostos vêm sendo desenvolvidos e utilizados desde o século XIX. Durante a Segunda Guerra Mundial, foram empregados como gases de guerra (Tabum e Sarin). Atualmente, são usados como medicamentos (fisostigmina e neostigmina), no controle e no combate a pragas (acaricidas, nematicidas e fungicidas), tanto na agricultura como na pecuária, além de inseticidas de uso domiciliar. Hoje, existe no mercado grande número de compostos cujos princípios ativos são organofosforados e(ou) carbamatos, principais responsáveis pelas intoxicações provocadas por anticolinesterásicos. Devido ao uso desses produtos, tanto em ambiente de trabalho (atividades relacionadas com agricultura, pecuária, indústria de pesticidas, comércio de produtos agroveterinários, empresas de dedetização etc.) como no domicílio, o acesso a eles é muito fácil, tornando bastante frequente a intoxicação acidental, principalmente em crianças e trabalhadores que lidam diretamente com essas substâncias, além da intoxicação proposital, nas tentativas de autoextermínio. Em caso de intoxicação, o que deverá ser feito com este paciente?
O tratamento das intoxicações por organofosforados baseia-se principalmente no uso da atropina, antídoto sintomático e, com menor freqüência, das oximas, antídotos específicos que reativam as colinesterases. Nos casos de intoxicação severa, a avaliação da permeabilidade da via aérea deve ser também uma prioridade, uma vez que pode ocorrer uma perda da integridade desta via e, eventualmente, morte. A terapia farmacológica divide-se em três classes baseadas no mecanismo de ação terapêutica: os agentes antimuscarínicos, a terapia com oxima, e o controlo das convulsões com benzodiazepinas. A atropina é um inibidor competitivo dos recetores muscarínicos, tanto no sistema nervoso central como no sistema nervoso periférico, está indicada para reverter a clínica resultante da toxicidade muscarínica, nomeadamente as dificuldades respiratórias causadas pela broncorreia, bronco espasmo e edema pulmonar. A atropina atravessa a barreira hemato-encefálica, pelo que pode ocorrer toxicidade anticolinérgica no Sistema Nervoso Central antes de o controlo dos sintomas colinérgicos periféricos ser conseguido.
9) Diga 2 vantagens e 2 desvantagens dos medicamentos de administração oral e intravenosa.
Administração oral: 
Vantagens: é mais segura, econômica, não necessita de ajuda e não é invasiva; são mais fáceis de deglutir, no caso de crianças e idosos isso é uma vantagem, além de ter a possibilidade de remover o medicamento.
Desvantagens: Algumas substâncias do medicamento podem irritar o trato digestivo; não pode ser usado em pacientes inconscientes e por se misturarem a alimentos e outros medicamentos, podem demorar mais para serem absorvidos.
Administração intravenosa:
Vantagens: Obtenção rápida de efeitos; obtenção de resultados mais seguros e maior precisão em determinar a dose desejada.
Desvantagens: Riscos de infecções por contaminação; imprópria para substancias oleosas ou insolúveis e após a administração, a medicação não poderá ser aspirada.
10) A maioria das drogas no plasma apresenta se de duas formas: uma livre dissolvida no plasma e outra ligada às proteínas plasmáticas de forma reversível. Esta característica do fármaco de ligar-se ou não às proteínas apresenta grande importância para a farmacocinética e farmacodinâmica. No caso de uma hiperalbuminemia. Foi administrado varfarina (antitrombótico) para o paciente e o mesmo apresentava uma hiperalbuminemia. O que poderá acontecer com este paciente?
Hiperalbuminemia indica situações clínicas de desidratação ou hiperinfusão com albumina pode induzir ao aumento na fração livre dos fármacos que se ligam à albumina induzindo a uma maior toxicidade. 
Boa parte dos fármacos apresenta afinidade pelas proteínas que em alguns casos pode significar morbi-mortalidade decorrente de complicações advindas da hipoalbuminemia pode incluir as alterações farmacocinéticas associadas ao uso de medicamento com afinidade por esta proteína.

Outros materiais