Buscar

APX1 Geografia na Ed 2 2020 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

(
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
)	
	Nome:
	Matrícula:
	
Geografia na Educação II Coordenação: Prof.ª Juliana de Moraes Prata
APX1 – 2020.1
QUESTÃO 1 (Valor 6,0 pontos) – A reforma agrária é uma questão social emergente no Brasil. Leia o fragmento abaixo para responder a questão:
“A luta pela Reforma Agrária deve, sobretudo, pautar-se em questionamentos sobre a modernização agrícola, a qual não é vista como tão bem-sucedida assim, e na criação de alternativas produtivas que sejam mais equilibradas, social, econômica e ambientalmente. Porque a atual lógica produtiva que se segue é ecologicamente insustentável, socialmente perversa e economicamente cara. A reforma agrária deve ser pensada como parte de um conjunto de reformas que abarque os mais diversos setores – financeiro, industrial, tecnológico, educacional etc. – e redirecione o modelo de desenvolvimento, para que este possa ser efetivamente mais democrático, por representar o interesse e a luta dos setores populares” (Material didático CEDERJ
· Geografia na Educação 2).
a) Comente o porquê da reforma agrária, mesmo sendo uma pauta desde a década de 50 do século XX, ainda não ter tido avanços, apenas retrocessos.
Mesmo a reforma agrária, sendo uma questão antiga no Brasil, o fato de, até hoje nao ter tido avanços, se deve à sua colonização. Nosso modelo de colonização exploratória, contribuiu para a continuação de um sistema fundiário, que foi baseado nos grandes latifúndios. O início da colonização no Brasil, se deu através da concessão de grandes latifúndios no nordeste do país. E esse processo, só aumentou, com a vinda de diversos imigrantes para o Brasil e tambem a mecanização da agricultura. Desde então, passando por diversos governos, ditadura militar e mais outros governos, que nada fizeram pela reforma agrária, além de desfazer até o que já havia sido feito. Apenas em meados dos anos 2000, com o governo de Fernando Henrique Cardoso, que pudemos ver o maio assentamento feito, ate então. Porém, essas famílias assentadas, não recebem ibfra estrutura necessária para produção e sua instalação no campo. O que mostra que, além da distribuição de terras é necessário ser feito todo um trabalho social, para acolhimento de todas essas questões, pois essas família, se encontram acampadas, assentadas, porém são pessoas que necessitam de auxílio. São desempregados que foram buscar oportunidade no campo, ex donos e terra e etc. 
QUESTÃO 2 (Valor 4,0 pontos) – Sobre a migração no território brasileiro:
“Migrar, antes de tudo, significa deslocar grandes contingentes populacionais de um lugar para outro. Devemos sempre procurar o motivo de tal deslocamento que, no caso do Brasil, tem sido econômico. Populações geralmente se deslocaram de áreas estagnadas economicamente, que se tornaram repulsoras, para áreas nas quais se implantou um novo atrativo econômico que passou a gerar emprego e renda” (Material didático CEDERJ – Geografia na Educação 2).
a) Na sua família houve esse processo de imigração, emigração ou migração das gerações anteriores? Comente relacionando com o motivo do processo. Caso não exista esse fenômeno na sua família, escreva o relato do discurso geral sobre mobilidade territorial no Brasil com base no material didático. Por que as pessoas saem de seus locais de origem, em geral?
Minha família é basicamente daqui mesmo, antepassados muito distantes que vão além de tataravós, imigraram da Itália.Mas as gerações de bisavós e os pais deles já eram daqui.Minha bisavó migrou de Maricá, para São Gonçalo, quando casou se.Posteriormente, seguiram para Niterói, onde se instalaram em definitivo.Parte da família se manteve em São Gonçalo, parte em Niterói, até os dias de hoje.Minha bisavó nasceu em 1900.Faleceu em 1994.Meu bisavô, foi caixeiro viajante.Trabalhava com vendas, rodava por muitas cidades à cavalo.Acredito que, vieram para São Gonçalo, por ser uma cidade, na época, bem desenvolvida.O trabalho dele era bem duro, visto que mal existiam estradas ainda e as que existiam eram de terra.Com essa passagem, podemos ver o entrelaçar dessa história de minha família, com a de muitos brasileiros, em diversas regiões do país, principalmente Norte e Nordeste e sua história de migração para áreas atratoras, em busca de melhores condições de moradia e trabalho. Em sua maior parte no Sudeste, em suas áreas de centros industriais, num movimento tao grande, que fez surgir as regiões metropolitanas, como São Gonçalo se tornou.

Continue navegando