Buscar

Teste aula 8 Introdução ao Estudo da História

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	Os historiadores da terceira geração dos Annales foram bastante influenciados por ideias estrangeiras. Sobre esta assertiva, assinale a afirmatica correta abaixo:
		
	 
	Sim, é verdade, principalmente ideias norte-americanas. Muitos deles viveram nos Estados Unidos por algum tempo e até mesmo escreveram em inglês;
	
	Não é verdade. Foi um momento de introspecção e revisão;
	
	É verdade em parte porque o processo de criar informação sobre temas históricos entre organizações visava construir credibilidade;
	
	Não é verdade. Foi um momento de afastamento e valorização de temas franceses.
	
	É verdade porque o processo de construção dos temas históricos visava construir parcerias;
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A terceira geração dos Annales trouxe contribuições diversas, entre as quais as relacionadas a seguir. Marque V (verdadeiro) ou F (falso) e aponte a resposta correta. I. Retorno ao estudo da história política; II. Novas abordagens como a psico-história; III. Novas abordagens como a história popular; IV. Maior empenho e motivação dos historiadores; V. Ganhos sociais, pelas mudanças comportamentais da sociedade.
		
	
	V, V, F, V e V;
	
	V, F, V, V e V;
	 
	V, V, V, F e V;
	 
	V, V, V, F e F;
	
	V, V, V, V e F.
	3a Questão
	
	
	
	Sobre a Terceira Geração dos Annales, "foi uma renovação historiográfica que possibilitou à história...".Qual das opções a seguir está ERRADA?
		
	 
	Estabelecer critérios para a pesquisa e o ensino de história;
	
	Um intercâmbio rico com outras disciplinas;
	
	Enxergar a vivência humana a partir de elementos que antes não eram considerados;
	
	Estudar temas como a mulher, o corpo, a infância e sonhos.
	
	Estudar temas como a mulher, a infância e sonhos;
	4a Questão
	
	
	
	A história cultural é __________________ e também ________________, utiliza-se principalmente da antropologia e da sociologia, assim como da história da arte e literária para a elaboração do conhecimento histórico. Marque a alternativa que completa corretamente as lacunas
		
	 
	multidisciplinar; interdisciplinar;
	
	ultradisciplinar; amorfa;
	
	ultrapassada; irreal;
	
	complexa; generalizante.
	
	rica; transmorfa;
	5a Questão
	
	
	
	Qual das afirmações abaixo não corresponde às inovações da história das mentalidades propostas por Philippe Ariès, importante historiador da terceira geração dos Annales?
		
	
	Nas obras A criança e a vida familiar no Antigo regime e O homem diante da morte, Ariès não apenas despertou interesse dos historiadores nas mentalidades, como mostrou que fontes literárias são muito mais do que obras de arte.
	
	O foco mais inovador do trabalho de Ariès foi procurar a relação entre a cultura e fenômenos humanos naturais. Assim procurou estudar como a cultura enxerga a morte e a infância, por exemplo.
	 
	Ariès procurava uma articulação próxima entre os estudos demográficos e a história das mentalidades, elaborando longas séries estatísticas sobre as leituras culturais dos seres humanos a fenômenos como a morte e a infância.
	
	Para elaborar seus estudos, Ariès precisou ampliar o tipo de fontes com as quais trabalhar, abordando inúmeras evidências diversas, desde a literatura até obras de arte diversas.
	
	Segundo Ariès, a história quantitativa que dava atenção aos aspectos socioeconômicos e demográficos era limitada, e por isso se voltou para a história das mentalidades.
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas com relação à história cultural. ( ) Uma das características da história cultural que se desenvolveu após os anos 70 do século XX foi a análise dos aspectos culturais do comportamento humano. ( ) A história cultural estimulou o abandono de quadros teóricos generalizantes e privilegiou o estudo de hábitos, costumes e grupos específicos. ( ) As relações entre história cultural e história social são possíveis e podem enriquecer a perspectiva que se tem da história. ( ) Uma das críticas à história cultural é sua tendência à fragmentação. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo. Fonte: Acesso em 02/11/2015
		
	
	V - F - V - V
	
	F - F - V - F
	 
	V - V - V - V
	
	V - F - V - F
	
	V - V - F - F
	7a Questão
	
	
	
	A Terceira Geração dos Annales abriu à história novas temáticas de estudos que transferiram as bases das análises da esfera econômica para a cultural. O historiador Ronaldo Vainfas afirma que ________________ passou a reinar na historiografia francesa desde o fim da década de 60, dando destaque a assuntos ligados ao cotidiano, às representações, aos microtemas, ou seja, aos recortes minúsculos do todo social. O novo campo de investigação que completa corretamente a frase ficou conhecido como:
		
	 
	História das Mentalidades
	
	História Quantitativa
	
	História Serial
	
	História Universal.
	
	História Política
	8a Questão
	
	
	
	A terceira geração dos Annales representou uma etapa de bastante renovação daquela tradição historiográfica. Qual das afirmações abaixo não se enquadra na proposta dessa terceira geração?
		
	
	A terceira geração do Annales foi marcada pela maior aproximação com a Antropologia, além da literatura e da psicologia.
	
	O resgate da história política, amplamente rejeitada pelas gerações precedentes, foi uma realização de peso entre os historiadores da terceira geração.
	
	Dimensões mais voltadas para o simbolismo, como os sonhos, os sentimentos e as ideias, passaram a ser abordadas pela terceira geração, ampliando assim o campo de pesquisa da história.
	 
	A geo-história, com ênfase na longuíssima duração, encontrou sua fase de maturidade com a renovação proporcionada pela terceira geração.
	
	A história das mentalidades foi um dos carros-chefe da terceira geração, resgatada após ser rejeitada por Braudel e pela maioria dos historiadores da segunda geração.

Continue navegando