Buscar

Atividade A1 - Fundamentos de Nutrição IBMR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pergunta 1
Requer avaliação
	
	
	
	Segundo o Guia Alimentar Para a População Brasileira, lançado em novembro de 2014, o governo brasileiro trata a alimentação vegetariana sem nada de origem animal de forma mais natural e cotidiana. O novo guia reconhece que não é necessário consumir carne, laticínios ou ovos para ser saudável, embora mantenha o posicionamento presente no guia antigo de que vegetarianos precisam ter atenção na hora de combinar os alimentos.
“Por diversas razões, algumas pessoas optam por não consumir alimentos de origem animal, sendo assim denominadas vegetarianas. A restrição pode ser apenas com relação a carnes ou pode envolver também ovos e leite ou mesmo todos os alimentos de origem animal. Embora o consumo de carnes ou de outros alimentos de origem animal, como o de qualquer outro grupo de alimentos, não seja absolutamente imprescindível para uma alimentação saudável, a restrição de qualquer alimento obriga que se tenha maior atenção na escolha da combinação dos demais alimentos que farão parte da alimentação. Quanto mais restrições, maior a necessidade de atenção e, eventualmente, do acompanhamento por um nutricionista.”
Leia a reportagem abaixo para responder a questão:
https://www.vista-se.com.br/ministerio-da-saude-reconhece-alimentacao-vegana-como-saudavel-e-alerta-sobre-produtos-de-origem-animal/
Tendo em vista o texto, redija um texto dissertativo, contemplando os seguintes aspectos: 
a) Consequências, para o indivíduo, de até 05 anos de idade, que segue o costume dos pais e é adepto ao veganismo;
b) Comente duas ações de intervenção que contribuam para a consolidação de proposta do Guia Alimentar para a População Brasileira, assegurando-se o combate da obesidade e desnutrição infantil.
Orientações e critérios de avaliação:
· Elabore um texto de sua própria autoria, não copie, de forma alguma, textos da internet. Se você optar por usar palavras de outros autores, não se esqueça de fazer as devidas referências: coloque a passagem entre aspas e indique sua fonte. Textos compostos por trechos não autorais que não forem devidamente identificados não serão considerados para nota.
· Não se esqueça de reler o seu texto, verificando se ele está claro (coeso e coerente) e de acordo com as normas cultas da língua portuguesa.
· Seu texto deve conter, no mínimo, 5 linhas para cada item.
· O texto deve ser digitado no espaço abaixo, não deve ser enviado em anexo.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	
  O Veganismo
  As Consequências, para o indivíduo, de até 05 anos de idade, que segue o costume dos pais e é adepto ao veganismo são gravíssimos. Visto que uma criança nessa faixa etária precisa de aminoácidos presente na carne animal que são essenciais para o organismo da mesma. Caso esta não os obtenha no processo de formação, poderá desenvolver déficits mentais e físicos para o resto da vida. Problemas de imunidade, estatura e intelectualidade. Déficit de cálcio, déficit de ferro, déficit de zinco, déficit de vitamina D, déficit de vitamina B12, baixos níveis de hemoglobina, e baixos níveis de proteína. As proteínas são essenciais para a formação dos músculos, e por esse motivo é de extrema importância que os pais de uma criança vegana controlem de forma rígida sua dieta e realizam análises rotineiras.
As ações de combate poderiam ser através da implementação de políticas públicas para conscientização da população mostrando os riscos do veganismo, e que caso seja adaptada é preciso um acompanhamento nutricional juntamente com especialista, Nutricionista e Pediatra. Além disso, pode - se citar também o incentivo a prática da educação física.

Continue navegando