Buscar

Trabalho primeira Avaliação 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TRABALHO PARA A OBTENÇÃO PARCIAL DA NOTA PARA A PRIMEIRA AVALIAÇÃO
Lembrando:
· Cada peça valerá até 1,0 ponto em um total de 2,0 pontos. A prova terá valor de 8,0 pontos, conforme orientação da padronização da avaliação por parte da instituição.
· O trabalho será apresentado em TRIOS.
· Atente-se que peças serão MANUSCRITAS com aproximadamente 2 folhas frente e verso.
· Evite citações longas de doutrina e jurisprudências. Foquem nos requisitos legais, nos critérios trabalhados em sala de aula, bem como em uma boa redação.
· É vedado inventar dados que não constem das questões, devendo ficar entre parênteses a informação que deveria constar do dado narrado, conforme orientado em sala de aula.
· As peças deverão ser entregues UMA SEMANA ANTES DA DATA DA PRIMEIRA AVALIAÇÃO.
· Bom trabalho.
Petição Inicial
1) Em razão de vazamento causado pelo apartamento 802 (de propriedade de João Silva) no apartamento 702 (de propriedade de José Pereira), o morador do apartamento 702 pretende ajuizar ação para cobrar os danos materiais, a fim de arrumar o imóvel, bem como consertar o problema, que já perdura há dois anos. Tais danos até então totalizam R$ 28.000,00. Dois vizinhos dos apartamentos 801 e 701, respectivamente síndico e vice-síndico do edifício (José Maria Assis e Araken Mitidiero), já se ofereceram para ser testemunhas dos danos causados no imóvel, pois sabem que uma banheira foi indevidamente colocada, uma vez assentada por pessoas não especializadas e sem a devida vedação que evitasse o vazamento que acabou por gerar os danos no banheiro e no quarto de José. Além disso, há três laudos que comprovam que o dano foi gerado pela banheira erroneamente colocada pelo vizinho do apartamento 802, uma vez que José, preocupado em não atribuir culpa indevida a João, contratou, em momentos diversos, peritos (um engenheiro hidráulico e um engenheiro civil) para avaliar as causas de o apartamento de José estar perdendo o reboco, estar apresentando mofo nas paredes e nos tetos, havido desabado o gesso rebaixado, tendo armários embutidos danificados e pintura descascada, conforme fotos tiradas pelos mesmos. Referidos laudos constataram que para consertar o problema gerado pela má colocação da banheira, com as devidas vedações, bem como as arrumações no banheiro e quarto avaliadas na monta de 28.000,00 reais. Tentando buscar uma solução amigável por todo esse tempo, tendo o vizinho se negado a conversar, não havia outra solução a José senão buscar ao Judiciário. Desse modo, você como advogado do morador do apartamento 702, deverá fazer a peça cabível, a fim de tutelar os interesses de seu cliente.
· Não se esqueça de rezar os artigos 319, 320, 292 e 334 do CPC/2015, CONFORME ENSINADO EM SALA DE AULA.
· OBS: Não se esqueça que a narrativa dos fatos deve estar de maneira concatenada, com suas palavras, sendo vedada a mera reprodução do texto narrado na presente questão.
· A peça baseia-se em direito das obrigações, na modalidade de ressarcimento do dano, não sendo cabível alegar que ainda não viu a matéria. A pesquisa da lei, ou eventual jurisprudência, é de responsabilidade do aluno.
Contestação:
1) João Dias, domiciliado em Porto Alegre, demandou contra Pedro Arruda, requerendo danos materiais e morais no montante de R$ 20.000,00 cada um em face de um acidente de trânsito ocorrido em Curitiba. Ocorre que João não comprovou o dano moral sofrido, tendo se limitado a narrar as circunstâncias do acidente de veículo ocorrido em Curitiba, que teria sido culpa do Réu que vinha em alta velocidade. Pedro lhe procura com cópia da petição inicial e do mandado, explicando-lhe que não foi o culpado do acidente, ainda que estivesse em velocidade superior ao permitido, porém conta que o autor não respeitou o semáforo. Pedro narra, ainda, que tem seguro de veículo com a Seguradora ABC. Faça a peça processual cabível, visando à defesa do réu, levando em conta que a ação foi ajuizada perante o juízo competente.
· Nesse caso, há a necessidade de se destacar a denunciação da lide à Seguradora ABC.
· Não se esqueça de procurar uma das hipóteses analisadas em sala de aula.
· Verifique os artigos 335-342 do CPC/2015

Outros materiais