Buscar

Síntese da resina MF

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TDA: Resumo Artigo Resina Formaldeído
Aluna: Paula Alves da Rosa
Síntese da resina MF( Melamina-formaldeído)
Para a síntese da resina foram utilizadas diferentes proporções molares de malamina e formaldeído, e também variações de temperatura e pH, quando o formaldeído reage com a melamina, forma resina de melamina formaldeído (MF). 
A reação de formação de resinas a base de melamina ocorre semelhantemente a formação das resinas UF( ureia-formaldeído), sendo as etapas da seguinte maneira:
· Na primeira etapa os compostos metilol são formados pela adição do formaldeído (OCH2) ao grupo amina, onde o carbono da carbonila do formaldeído é adicionado ao NH2 da melamina; a melamina reage com até seis grupos de formaldeído para formar dois grupos metilol em cada grupo amina.
· Na segunda etapa os polímeros são sintetizados a partir do composto formado na primeira etapa, via reação de condensação, formando grande número de oligômeros contendo pontes de metileno.
A polimerização de melamina e formaldeído em diferente proporções molares foram realizadas em água desmineralizada de 0,06 com condutividade de 0,06 siemens a 75°C, as quantidade molares de melamina variaram de 0,1M a 0,25M e formaldeído 1M o pH da reação se manteve em 8,5 utilizando NaOH, esta reação foi realizada sob agitação por duas horas para que se tivesse maior grau de conversão, obtendo o produto final em cores claras, viscosas e transparente, esta reação pode ocorrer em condições ácidas ou básicas para evitar a formação de ligações metileno ou dimetileno éter, no entanto, reações adicionais de condensação dos grupos hidroximetil resultantes com o grupo amino em moléculas adjacentes são catalisadas por ácido, mas para evitar as reações subsequentes a metilação a reação é realizada em condições básicas.
Amostras da resina sintetizada foram caracterizadas por aquecimento em estufa, onde 5g de cada amostra foram colhidas em uma panela de alumínio e colocadas em formo a 125°C por quatro horas. A refração da água destilada e da resina foram determinadas a 30°C pelo refratômetro, a estrutura morfologica da resina foi estudada pela técnica FESEM, revelando que a aglomeração da resina aumenta com o aumento da concentração molar de melamina. Os pesos moleculares foram determinados por procedimento geral. O melhor teor de sólidos foi obtido pela concentração de 0,22M de malamina e 1M de formaldeído, contendo 49,6%, observando que este teor aumenta com o aumento da concentração de melamina na reação realizada a temperatura de 75°C e pH 8,5, pórem o rendimento máximo obtido é de 51% variando a temperatura entre 95-98°C.

Continue navegando