Buscar

PROVA MARCOS

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
Teorias da Personalidade
Teorias da Personalidade
1 - Como vimos nas aulas, cada autor apresentou uma teoria do desenvolvimento, com exceção de Melanie Klein que fala em posições e não em fases ou estágios. Em Freud, cada uma das fases do desenvolvimento se refere à região do corpo que é foco de excitação e prazer. Tais regiões são chamadas pelo pai da Psicanálise de zonas erógenas. Explique como se caracteriza cada uma das fases do desenvolvimento libidinal de acordo com Freud.
1 –  O Estágio Oral
Faixa etária: Nascimento – 1 Ano
Zona erógena: Boca
2 – Estágio Anal
Faixa Etária: 1 a 3 anos
Zona erógena: Entranhas e controle da bexiga
3 – A fase fálica
Faixa etária: 3 a 6 anos
Zona erógena: Genitais
4 – O período de latência
Faixa etária: 6 anos – puberdade
Zona erógena: sentimentos sexuais são inativos
5 – O Estágio Genital
Faixa etária: Puberdade à Morte
Zona erógena: Amadurecendo de Interesses Sexuais
2 - Como vimos, Jung foi discípulo de Freud, porém divergiu em alguns pontos da teoria psicanalítica e quis também apresentar suas próprias concepções a respeito do funcionamento psicológico do ser humano. Uma das principais contribuições de Jung foi sua concepção a respeito do inconsciente, que para ele poderia ser classificado em dois tipos. Cite e explique esses dois tipos de inconsciente formulados por Jung.
Jung ainda diferenciou dois tipos de inconsciente, o coletivo e o individual. O inconsciente pessoal seria aquele formado a partir das experiências individuais, enquanto o inconsciente coletivo seria aquele formado a partir de concepções herdadas da história humana, esta que é alimentada pela coletividade.
3 - A teoria a respeito do Inconsciente Coletivo levou Jung a formular uma outra ideia muito cara à sua teoria: os Arquétipos. Estes, são, segundo Jung, uma síntese de diversos tipos de fenômenos que Jung percebeu estarem presentes em diversas sociedades e culturas, mesmo que estas sociedades e culturas nunca tivessem tido contato. Exemplo disso, é o Arquétipo de Deus (ou qualquer figura equivalente à ideia de divindade) que está presente em muitos povos. Cite e explique os cinco Arquétipos que, segundo Jung, têm mais influência na personalidade.
Explorador-Não gosta de estar preso a nada, nem a ninguém, o seu Tema de vida é liberdade acima de tudo. Os exploradores estão sempre em busca de novas aventuras e não suportam o tédio ou mesmisse.
Inocente- aquelas pessoas que acreditam que o mundo pode ser um lugar melhor, sem interesses mesquinhos, com um ajudando o outro, no qual as diferenças são respeitadas e todos podem ser feliz à sua maneira.
Sábio- São aqueles que valorizam o conhecimento, buscam crescer através do estudo, da pesquisa, da troca de informação e da autorreflexão.
Fora da lei- São pessoas com o perfil rebelde, que gostam de quebrar as regras impostas pelas convenções. Normalmente, os foras da lei são carentes e necessitam de atenção.
Criador- Inovação e criatividade são palavras-chave deste arquétipo.
Os criadores têm inclinação para as artes e, normalmente, contam com uma mente inquieta.
 
4 - Quando Erikson iniciou seu trabalho na clínica, percebeu que alguns pacientes sofriam de dificuldades as quais a teoria freudiana clássica não seria capaz de explicar ou tratar. Tais casos diziam respeito a sensações de alienação cultural e a falta de identidade ou imagem pessoal. Para sanar essa questão da falta de ferramentas na psicanálise freudiana para solucionar tais casos, Erikson elaborou algumas expansões à teoria psicanalítica, sendo uma delas sua Teoria do Desenvolvimento - chamada de "As oito idades do Homem". Qual o estágio, dentre os oito elaborados por Erikson, cuja crise é justamente entre o estabelecimento de uma Identidade e a Confusão de Identidade? Explique tal estágio bem como seus desdobramentos.
QUINTO. Identidade versus  Confusão de Papéis que ocorre dos 12 aos 18 anos. O quinto estágio ganha linhas diferentes devido à crise psicossocial que nele acontece, ou seja, Identidade Versus Confusão. Neste contexto o termo crise não possui uma alcance dramático, por  se tratar de algo pontual e localizado com dois núcleos (positivo e negativo).
5 - Quando começou seus estudos em Psicanálise, e especialmente quando iniciou seu trabalho nas instituições de cuidado a crianças vítimas da guerra, Anna Freud percebeu que havia algumas lacunas na teoria deixada por seu pai. Tais lacunas eram, entre outras, o fato de que a Teoria do Desenvolvimento Psicossexual não abordava de maneira satisfatória como se dá o desenvolvimento da agressividade e de outros aspectos mais amplos do desenvolvimento do Ego. Preocupada em preencher essa lacuna para poder avaliar o desenvolvimento das crianças de modo a identificar se elas estavam aptas a ingressar na escola e se seriam capazes de tornarem-se indivíduos emocionalmente independentes, Anna criou um instrumento de avaliação - o Perfil Diagnóstico - e também criou uma teoria do desenvolvimento focada em demonstrar como se dá a passagem de atitudes mais "dependentes, irracionais, determinadas pelo id e o objeto, no sentido de um crescente domínio, pelo ego, do seu [da criança] mundo interno e externo" (Anna Freud, 1976, p. 60). Qual é o nome desta teoria e quais os seis aspectos que a compõem?
Teoria Psicanalítica do Ego
Linha desenvolvimento Anna Freud
1 - Da mamada à alimentação racional;
2 - Do de molhar e se sujar ao controle dos esfíncteres;
3 - Da irresponsabilidade para a responsabilidade no controle corpóreo
4 - Do egocentrismo para o companheirismo 
5 - Do corpo para o brinquedo e do brincar para o trabalho
6 - O caminho percorrido da extrema dependência do recém-nascido até a autoconfiante emocional é uma diretriz prototípica das cinco linhas
6 - Identifique a resposta que contém APENAS os mecanismos de defesa elaborados por Anna Freud (totalmente originais ou não)
Alternativas
5 pontos
a - Altruísmo, projeção, evasão, identificação com o agressor e intelectualização
b - Altruísmo, ascetismo, introjeção, identificação com o agressor e intelectualização
c - Altruísmo, ascetismo, evasão, identificação projetiva e intelectualização
d - Altruísmo, ascetismo, evasão, identificação com o agressor e intelectualização
e - Altruísmo, ascetismo, evasão, repressão e intelectualização
7 - Leia o parágrafo a seguir e complete os espaços com uma das alternativas que contém os termos que melhor correspondem a estes espaços na ordem em que aparecem no texto. "Enquanto em Freud vimos que os primeiros 6 anos de vida são os mais importantes nos desenvolvimento da personalidade, em Melanie Klein essa importância será dada aos primeiros 6 meses. Essa mudança deveu-se à necessidade existente na época de tornar possível a análise de crianças pequenas - o que até então não era possível já que para Freud era necessário que a criança já tivesse vivido e resolvido o Complexo de Édipo para iniciar tratamento. Com esse foco nos _______ primeiros meses, Klein fez uma série de mudanças e adaptações à teoria freudiana para tornar viável a análise desses pacientes. A primeira dessas mudanças foi a ideia de que o bebê já possuía desde o início um __________, ou seja, que o bebê já era desde o início capaz de perceber a si e o outro e de estabelecer relações com esse outro, por mais que tal relação fosse _________ e ________. Além disso, o bebê também já contaria com o uso de mecanismos de defesa relativamente sofisticados como a ___________ e a __________. Por fim, Klein antecipa o período __________ para antes dos 4 ou 5 anos."
alternativa
5 pontos
A - seis, ego ideal, fantasiosa, parcial, projeção, introjeção, edípico
B - doze, ego precoce, fantasiosa, parcial, projeção, introjeção, edípico
C - seis, ego precoce, fantasiosa, parcial, projeção, introjeção, edípico
D - seis, ego precoce, fantasiosa, parcial, projeção, introjeção, depressivo
E - seis, ego precoce, fantasiosa, parcial, formação reativa, introjeção, edípico
8 - Quais são as duas Posições explicitadas por Melanie Klein e como elas se caracterizam?
 Posição Esquizo-ParanóideO bebê nasce imerso na posição esquizo–paranóide, cujas principais características são: a fragmentação do ego; a divisão do objeto externo (a mãe), ou mais particularmente de seu seio É um modo arcaico de se relacionar Esquizo–paranoide Seio bom (gratifica infinitamente) Seio mal (provoca frustração).
Posição Depressiva
Início 6 meses de idade relação o mundo externo mais diferenciado aumento da capacidade de expressar emoções de se comunicar com as outras pessoas. Mãe como um único objeto Pessoa total com existência própria e independente fonte de experiências boas e más A criança é quem ama e odeia (a mãe) sentimento de ambivalência.

Continue navegando