Buscar

Estomia: Uma Abertura para a Vida

Prévia do material em texto

Aluna:Alexsandra dos santos de sousa 
Matrícula:04033896
Turma:5° semestre_ NOITE 
A estomia é uma abertura ou boca adquirida por meio de uma intervenção cirúrgica que permite criar uma comunicação entre o órgão e o meio externo do corpo, e a mesma possui a finalidade de construir um novo trajeto para saída de substâncias, bem como para entrada das mesmas, como alimentos e medicações. Essas aberturas criadas através de uma cirurgia garante a continuidade da vida de um indivíduo com algum problema em seus órgãos, desviando ou alterando a fisiologia comum de um organismo em prol de um bem maior. Essas estomias podem variar de acordo com seu órgão de fixação e suas funções, asssim podem ser classificadas conforme essas características citadas, além de serem classificadas por seu tempo de permanência no corpo do paciente, onde podem ser temporárias e definitivas e isso vai depender da resposta referente a necessidade que o usuário apresenta, pela a urgência do procedimento e seu tipo. Nesse sentido, é evidente que existem diferentes indicações e complicações distintas para cada tipo, assim, é indispensável o trabalho multiprofissional na atenção ao estomizado, uma vez que essa assistência inicia ainda no hospital no período pré-operatório ao pós-operatório, prosseguindo até sua casa e no seu dia-dia comunitário. Com ênfase nos cuidados que cabem a enfermagem, destacam-se os cuidados com a higiene deste paciente, cuidados com a pele e orientar o mesmo sobre a adaptação que faz-se essencial para a sua vida. E um dos papéis mais essenciais do profissional enfermeiro além dos anteriormente citados, destaca-se o papel de ajudador e auxiliador em todo o processo do estomizado, assim como o de sua família, sendo que este é considerado um dos grupos de apoio mais fundamentais nesse processo. A enfermagem deve estar presente, pois esse indivíduo com estomia pode começar a vivenciar e sentir coisas ainda não exploradas por ele, pois a estomia causa insegurança em ambitos variados, onde podem sofrer alterações físicas, emocionais, psicológicas, econômicas, dentre outros. Portanto, a assistência a pessoa usuária de estomia deve ser realizada de forma holística, integral e contínua, atingindo todas as demadas impostas pela a mesma, e quando necessário contar com apoio de outros profissionais, fazendo essa assistência de forma conjunta e completa. Destacando também os cursos de formação de estomoterapeutas, que tem contribuindo de forma muito positiva na assistência do estomizado. 
Referências 
Dal Poggtto M. T. Temáticas de aprendizagem de Clientes Colostomizados:estratégias norteadoras da assistência de enfermagem. 2002. 151p. Dissertação(Mestrado) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. 
GEMELLI, L.M.G. A inerpretação do cuidado com o ostomizado na visão do enfermeiro; um estudo de caso.Ribeirão Preto, 2000. 102p. Dissertação ( Mestrado)- Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

Continue navegando