Buscar

EXERCÍCIO de mate

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO
Questão 1
A Ciência deve romper com o conhecimento imediato, construindo, por meio de racionalizações, novo conhecimento. Ela está ligada ao racionalismo, que reconhece uma atividade dialética que impõe uma extensão constante dos métodos. É importante, também, ressaltar algumas especificidades do conhecimento cotidiano apresentadas por Bizzo (2007), nas quais o contraste poderá ser percebido em cinco características principais: contradições, terminologia, independência de contexto, independência conceitual e socialização. De acordo com os estudos realizados assinale V para verdadeiro ou F para falso as seguintes alternativas relacionadas ao conhecimento cotidiano ou senso comum:
( ) É permissivo, admite a validade de várias fontes de informação, como a religião, a cultura e, ainda, a Ciência.
( ) É mais flexível, admitindo variações regionais, como, por exemplo, o uso das denominações “mandioca”, “macaxeira” e “aipim”, para fazer referência a uma mesma espécie de vegetal.
( ) Pensando na independência de contexto, o conhecimento cotidiano está fortemente apegado àqueles nos quais é produzido.
( ) Não se utiliza um saber como base em outro, o que funciona em um contexto pode não ser aplicado em outro.
( ) É socializado precocemente na vida de todos, podendo acontecer em momentos de discussão com relação ao uso de roupas quentes e frias, por exemplo.
Escolha uma:
a. F, V, V, V, F.
b. V, V, F, V, V.
c. V, F, V, F, V.
d. V, V, V, V, V.
e. V, F, F, V, V.
Questão 2
Considerando que os PCN’s têm como objetivo de formar um cidadão crítico, cuja inserção na sociedade exige um conhecimento científico e tecnológico que é cada vez mais valorizado, é válido apresentar aos educadores os temas transversais, cujo compromisso está voltado à construção da cidadania através de uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental. Sendo assim, quais sãos os temas transversais presentes nos PCN’s?
I. Ética.
II. Pluralidade cultural.
III. Meio ambiente.
IV. Saúde e orientação sexual.
V. Trabalho e consumo.
As afirmações corretas em relação aos temas transversais se encontram nas alternativas:
Escolha uma:
a. I, II, III, IV e V.
b. I, II e III.
c. I e IV.
d. III e IV.
e. I, II e IV.
Questão 3
De acordo com Mendes (2010): “Nos anos 80 do século passado, discussões acerca das relações entre educação e sociedade uniram-se às tendências progressistas, as quais, no Brasil, resultaram em correntes importantes, influenciando o ensino de Ciências Naturais. Surgiu, nesse momento, a tendência chamada Ciência, Tecnologia e Sociedade, na qual foram ressaltados conteúdos socialmente relevantes, por meio da discussão coletiva de temas significativamente importantes. Ainda nessa década, o ensino de Ciências Naturais aproximou-se das ciências sociais, reforçando a concepção da Ciência como construção humana”. Muitas propostas têm sido inovadoras com relação aos conteúdos e métodos. No entanto, é preciso reconhecer que poucas alcançam a grande parte das salas de aula, ainda submetidas às velhas práticas. Diante dos estudos realizados na disciplina, qual o papel fundamental do ensino de Ciências na atualidade?
Escolha uma:
a. É contribuir sensivelmente para a aproximação do aluno com a natureza e com as questões do cotidiano, sendo necessário associar seus conteúdos com questões referentes ao modo de vida atual, para que o aluno possa exercer sua cidadania, sendo capaz de decidir os rumos da sociedade com autonomia e responsabilidade.
b. Aprimorar as propostas das velhas práticas cotidianas com relação aos conteúdos e métodos.
c. Faz-se necessária a criação de outras salas de aula, nas quais o aluno terá a oportunidade de observar com clareza o que tem sido feito, compreendendo as relações entre as diferentes áreas do conhecimento científico.
d. O trabalho com Ciências deve dar ao aluno a possibilidade de prestar atenção, olhar, entender e ter dúvidas para o professor esclarecer.
e. Diversas propostas afirmam que os valores humanos não são indiferentes ao aprendizado científico, e a Ciência deve ser assimilada nas suas relações com a tecnologia e, as questões do ensino tradicional para aprimorá-las.
Questão 4
Existem diferenças entre o conhecimento científico e o conhecimento de senso comum ou cotidiano . Com base no pensamento de Bizzo (2007) e nas ideias apresentadas no livro da disciplina sobre o Conhecimento de Senso comum , analise as asserções a seguir sobre esse tipo de conhecimento e a relação entre elas.
O conhecimento de senso comum surge da necessidade de resolver problemas diários, não é programado ou planejado, mas elaborado e organizado de forma espontânea e intuitiva. Pode-se dizer que é ingênuo, funcionando em condições específicas, nas quais as práticas são inspiradas nos indivíduos mais velhos, e resulta em benefício imediato (BIZZO, 2007).
PORQUE
Apresenta pouca objetividade, visto que está muito ligado ao afetivo, ao emocional. As interpretações do senso comum são predeterminadas por interesses e crenças.
Escolha uma:
a. A primeira afirmativa é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
b. As duas afirmativas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
c. A primeira afirmativa é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
d. As duas afirmativas são proposições falsas.
e. As duas afirmativas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
Questão 5
O homem cria intelectualmente representações significativas da sua existência, interpreta o mundo e a si, atribuindo significações aos diferentes fenômenos, o que se denomina conhecimento. Na linguagem acadêmica, recebe a definição de conhecimento cotidiano ou de conhecimento científico. Com base no conteúdo estudado, relacione o segundo grupo de conceitos com os tipos de conhecimentos, enumerados no primeiro grupo.
1. Conhecimento cotidiano.
2. Conhecimento científico.
( ) Possui hipóteses organizadas e teoricamente fundamentadas.
( ) Linguagem específica e de enunciados predeterminados.
( ) As interpretações são predeterminadas por interesses e crenças.
( ) Pouca objetividade, visto que está muito ligado ao afetivo, ao emocional.
( ) Ideal de racionalidade e de objetividade de mundo.
( ) As práticas são inspiradas nos indivíduos mais velhos, e resulta em benefício imediato.
( ) Tem origem na necessidade do homem em desvendar o mundo, compreendê-lo, explicá-lo e dominá-lo, entender a cadeia de relações, descobrir princípios explicativos e sustentados, que poderão proporcionar a compreensão do tipo de relação que se estabelece entre fatos, coisas e fenômenos.
Marque a alternativa que tem a ordem correta de numeração do segundo grupo:
Escolha uma:
a. 1, 2, 1, 2, 1, 2, 2.
b. 2, 1, 2, 1, 2, 1, 2.
c. 2, 2, 2, 1, 2, 1, 1.
d. 2, 2, 1, 1, 2, 1, 2.
e. 1, 1, 2, 2, 1, 2, 2.
Questão 6
O ensino de Ciências no Brasil passou a ser valorizado nos anos 50, após a Segunda Guerra Mundial, com o desenvolvimento tecnológico e a constituição de uma mentalidade pragmática e tecnológica, inter-relacionada e favorecida a tese que defendia a importância da formação científica da população. Sobre o ensino de Ciências no Brasil, Marque V para afirmativas verdadeiras e F para falsas.
( ) Antes de 1961, as ciências naturais era apresentada somente nas duas últimas séries do antigo curso ginasial.
( ) As Ciências passaram a ter caráter obrigatório em todo o Ensino Fundamental a partir de 1971, com a Lei n. 5.692.
( ) Depois de 1971, criou-se uma verdade científica inquestionável na qual sua qualidade era medida através da quantidade de conteúdos ministrados/trabalhados.
( ) Depois da Lei n.5.692 , as atividades práticas passaram a representar importantes elementos de compreensão ativa dos conceitos.
A sequência correta é:
Escolha uma:
a. V, V, V, V.
b. F, V, V, F.
c. V, V, V, F.
d. V, F, V, F.
e. V, V, F, V.
Questão 7
Existem diferenças entre o conhecimento científicoe o conhecimento de senso comum ou cotidiano. Com base nas ideias de Bizzo (2007) e de Köche (1997) sobre o conhecimento científico e o conhecimento de senso comum ou cotidiano, marque a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto abaixo.
O ......................surge da necessidade de resolver problemas diários, não é programado ou planejado, elaborado e organizado de forma espontânea e intuitiva , é ingênuo, funcionando em condições específicas, nas quais as práticas são inspiradas nos indivíduos mais velhos, e resulta em benefício imediato . Apresenta pouca objetividade, visto que está muito ligado ao afetivo, ao emocional. Suas interpretações são predeterminadas por interesses e crenças ( BIZZO, 2007) .
O-.....................................tem origem na necessidade do homem em desvendar o mundo, compreendê-lo, explicá-lo e dominá-lo, entender a cadeia de relações, descobrir princípios explicativos e sustentados, assim proporcionando a compreensão do tipo de relação que se estabelece entre fatos, coisas e fenômenos((KÖCHE, 1997).
Escolha uma:
a. Conhecimento de senso comum – conhecimento científico.
b. Conhecimento neutro- conhecimento comum.
c. Conhecimento científico – conhecimento elaborado.
d. Conhecimento cotidiano- Conhecimento de senso comum.
e. Conhecimento científico- conhecimento de senso comum.
Questão 8
O ensino de Ciências Naturais no Brasil, principalmente no Ensino Fundamental, é recente e foi praticado ao longo das últimas décadas de acordo com diferentes teorias e práticas. Nesse período, o cenário escolar era dominado pelo ensino tradicional, com alguns esforços de renovação e inovação. Essa tendência foi baseada em que tipo de metodologia e qual recurso didático foi adotado?
Escolha uma:
a. Atividades na internet, jogos online.
b. Transmissão de informações , livro didático.
c. Atividades práticas , laboratório de ciências.
d. Pesquisa, laboratório de ciências.
e. Pesquisa, livro didático.
Questão 9
Pode-se afirmar que a Ciência é uma das maiores atividades humanas, é a contemplação e compreensão de inúmeros fenômenos naturais. Sobre a Ciência, analise as sentenças abaixo:
I. A Ciência é o esforço humano para alcançar um entendimento melhor do mundo por observação, comparação, experimentação, análise, síntese e conceitualização.
II. O principal objetivo da Ciência é estabelecer a verdade absoluta.
III. A Ciência é um processo pelo qual o homem se relaciona com a natureza, visando à dominação dela em seu próprio benefício.
IV. A Ciência sistematiza, sintetiza, conceitua e pode fornecer modelos, teorias, descrições de fatos, fenômenos que explicam diferentes situações vivenciadas.
V. Ciência é Conhecimento. É saber que se adquire pela leitura e mediação; instrução, erudição, sabedoria.
As afirmações corretas em relação à Ciência se encontram nas alternativas:
Escolha uma:
a. I, IV.
b. I, III.
c. I, III, IV, V.
d. II, IV, V.
e. II, V.
Questão 10
Para a criança o mundo é dinâmico e vivo, “[...] cada vez que ensinamos, prematuramente, a uma criança, alguma coisa que poderia ter descoberto por si mesma, esta criança foi impedida de inventar e consequentemente de entender completamente” (PIAGET, 1975, p. 89).Refletindo sobre as palavras de Piaget ,marque V para as alternativas que descrevem a melhor maneira do professor desenvolver em seus alunos o espirito de investigação na disciplina de Ciências e F para as que julgar falsas.
( ) A criança precisa aprender experenciando a vida.
( )A criança precisa de atividades desafiadoras.
( )A criança precisa apenas de transmissão de informações.
( )A criança precisa de atividades que desenvolvam habilidades e competências.
( )A criança precisa de atividades que favoreçam a construção do pensamento lógico acerca dos fatos do dia a dia, e na resolução de problemas práticos.
A seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a. F-V-V-F-V.
b. V-V-V-V-V.
c. F-V-V-V-V.
d. V-F-V-V-F.
e. V-V-F-V-V.
EXERCÍCIO 2
A abordagem temática no ensino de ciências naturais vem sendo discutido em torno de uma metodologia diferenciada tornando-se imprescindível para a busca de uma melhoria no trabalho com Ciências Naturais. Vários autores sugerem uma nova abordagem para os conteúdos da disciplina, visando a superar as concepções tradicionais, muito presentes nas salas de aula. Para que as aulas de Ciências não se resumam a elaborar cartazes e colocá‑los na parede, os autores citados sugerem uma abordagem que tem início com a problematização inicial, o momento da organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Sendo assim, numere corretamente a descrição de cada uma das abordagens:
( 1 ) Problematização inicial.
( 2 ) Organização do conhecimento.
( 3 ) Aplicação do conhecimento.
( ) Sistematizar e estudar o tema, visando à sua compreensão, com a orientação dos professores.
( ) O aluno deverá articular o conhecimento científico com situações cotidianas e significativas.
( ) Faz a introdução do conteúdo, valorizando a participação dos alunos, que relatam seu conhecimento e experiências em relação ao tema.
Escolha uma:
a. 1, 3, 2.
b. 3, 2, 1.
c. 2, 3, 1.
d. 1, 2, 3.
e. 2, 1, 3.
Questão 2
Com o objetivo de superar as concepções tradicionais de ciências, Delizoicov, Angotti e Pernambuco, propõem uma abordagem com 3 fases: (a) Problematização inicial; (b) Organização do conhecimento e (c) aplicação do conhecimento. A característica de cada uma dessas fases é:
I – Articular o conhecimento científico com situações cotidianas e significativas.
II – introdução do conteúdo, valorizando a participação dos alunos, que relatam seu conhecimento e experiências em relação ao tema;
III – Sistematização e estudo do tema visando sua compreensão, com orientação dos professores.
A associação correta é:
Escolha uma:
a. Ib, IIa, IIIc.
b. Ic, IIa, IIIb.
c. Ia, IIc, IIIb.
d. Ia, IIb, IIIc.
e. Ib, IIc, IIIa.
Questão 3
Segundo Mendes (2010), “Definir ciência e procurar, por meio da percepção de diferentes autores, apresentá-la como uma construção histórica que sofre diferentes influências em um mundo globalizado, no qual as informações circulam com uma velocidade espetacular, é o ponto de partida do trabalho da disciplina de Ciências”. Desta forma, por que são relevantes o estudo e o ensino de Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil?
Escolha uma:
a. Para compreender que tudo na ciência pode ser provado.
b. Para realizar experiências que só podem ser desenvolvidas em sala de aula pelo professor.
c. É relevante para o aluno ter a compreensão de tudo que o cerca.
d. Para a compreensão de que a Ciência não faz parte da vida cotidiana e não interfere diretamente na sociedade.
e. Para a compreensão de que a ciência faz parte da vida cotidiana e interfere diretamente na sociedade.
Questão 4
O ensino de ciências já passou por diversas transformações, teve início no Brasil, por volta dos anos 1950 após a Segunda Guerra Mundial, foi reformulado em 1961, 1968 e finalmente em 1996. Na década de 1980 o ensino de ciências passou a ser objeto de discussão de muitos pesquisadores progressistas que ressaltaram nesta modalidade de ensino a presença de conteúdos relevantes, por meio de temas significativamente importantes, aproximando às ciências da natureza às ciências sociais, reforçando a concepção de ciência como construção humana. Esta tendência ficou conhecida como:
Escolha uma:
a. Ciência, Tecnologia e Sociedade.
b. Ciência e Tecnologia.
c. Ciência, cultura e sociedade.
d. Ciência, homem e sociedade.
e. Ciência, Tecnologia e Cultura.
Questão 5
A forma de ensino da matemática está fortemente presente entre as décadas de 1950 e 1960, quando surgem grandes discussões em torno do ensino da matemática no país. Na concepção tradicional de ensino da matemática, evidenciam dois papéis bem distintos no processo do ensinar e do aprender. A descrição acima se refere a quais papéis:
Escolha uma:
a. Aluno e Diretor.
b. Professor e Diretor.
c. Diretor e Especialista.
d. Aluno e Especialista.
e. Professor e Aluno.Questão 6
O jogo na educação matemática propicia a introdução da linguagem matemática que pouco a pouco vai sendo incorporada aos conceitos matemáticos formais, ao desenvolver a capacidade de lidar com informações e ao criar significados culturais para os conceitos matemáticos e o estudo de novos conceitos. Na perspectiva do texto acima, avalie as seguintes asserções: Para tanto, a escolha dos jogos e brincadeiras para utilização na educação matemática deve ser bem criteriosa e com objetivos bastante claros e definidos, para que, de fato, a criança incorpore novos conhecimentos e/ou ressignifique os conhecimentos já construídos, ampliando-os. PORQUE É nesse momento que o aluno percebe a forma, a constituição e os tipos de peças de cada material, para poder depois explorar a maior quantidade possível de conteúdos matemáticos, estabelecendo “todas” as relações possíveis.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Escolha uma:
a. As duas asserções são falsas. Nenhuma das duas estão interligadas.
b. As duas asserções são proposições verdadeiras e, a segunda, é uma justificativa correta da primeira.
c. A primeira asserção é uma proposição verdadeira e, a segunda, uma proposição falsa.
d. As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
e. A primeira asserção é uma proposição falsa e, a segunda, uma proposição verdadeira.
Questão 7
Os Parâmetros Curriculares Nacionais determinam como sendo papel das Ciências Naturais: “colaborar na compreensão do mundo e suas transformações, situando o homem como indivíduo participativo e parte integrante do Universo” (BRASIL, 1997, p. 15). Os conteúdos neste documento são apresentados em blocos temáticos. Para o Ensino Fundamental, são quatro os blocos propostos.
Marque a alternativa que cita corretamente os quatro blocos temáticos propostos para o Ensino Fundamental:
Escolha uma:
a. Ser humano e saúde ,ambiente, Terra, Universo e ética.
b. Terra e Universo., saúde, orientação sexual e recursos tecnológicos.
c. Ambiente, ser humano e saúde., orientação sexual , Terra e Universo.
d. Ambiente, ser humano e saúde, recursos tecnológicos e Terra e Universo.
e. Recursos tecnológicos Terra e Universo., saúde e orientação sexual.
Questão 8
Ressalta-se a importância das atividades lúdicas e dos jogos no ensino de Ciências Naturais, pois são importantes elementos no desenvolvimento da criança. A prática que leva a brincadeira para a sala de aula, contribuindo para a produção de uma sensação de prazer, facilitando o aprendizado, denomina-se:
Escolha uma:
a. Experimentos.
b. Arquitetar.
c. Pedagogia Interativa.
d. Ludopedagogia.
e. Parábola.
Questão 9
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) determinam como sendo papel das Ciências Naturais: “colaborar na compreensão do mundo e suas transformações, situando o homem como indivíduo participativo e parte integrante do Universo”, para tanto, apresenta o conteúdo em blocos temáticos no Ensino Fundamental, são eles:
Escolha uma:
a. Ambiente, química e saúde, biologia e tecnologia, Terra e Universo.
b. Biologia, Química, Física e matemática.
c. Química e ambiente, ser humano e ambiente, recursos tecnológicos e Universo.
d. Ambiente Biológico, ambiente físico, ambiente químico, ciência e tecnologia.
e. Ambiente, ser humano e saúde, recursos tecnológicos e Terra e Universo.
Questão 10
Os objetivos da educação matemática para crianças de 4 e 5 anos são reconhecer e valorizar os números, operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano. Esse objetivo pode ser pensado a partir dos seguintes objetivos específicos: Assinale V para as afirmações que considerar verdadeiras e F para as falsas:
( ) identificar e compreender os números utilizados em diferentes contextos sociais, apreendendo os números naturais utilizados na contagem e na representação de quantidades.
( ) perceber a diversidade de formas geométricas que compõem o espaço, identificando algumas características dessas formas.
( ) classificar e seriar objetos, pessoas, ações, formas geométricas e quantidades numéricas presentes no espaço social e cultural em que a criança vive.
( ) ampliar as relações quantitativas, desenvolvendo, progressivamente, o conceito de número e as noções das operações básicas da matemática, por meio de situações concretas presentes no cotidiano da criança.
( ) ampliar as relações qualitativas, desenvolvendo, pausadamente, o conceito de número e as noções das operações básicas da matemática, por meio de situações abstratas presentes no cotidiano da criança.
A sequência correta é:
Escolha uma:
a. F,F,V,V,F
b. V,V,V,V,F.
c. F,V,F,V,V.
d. F,F,F,V,V
e. V,V,F,F,F.
EXERCÍCIO 3
Questão 1
Com inúmeras críticas, vários educadores e pesquisadores do ensino da matemática consideram que o Movimento da Matemática Moderna deixou um saldo positivo, no sentido de favorecer novas formas de conduzir o ensino da matemática em sala de aula, ampliando o debate e as discussões em torno do processo do ensinar e do aprender matemática. Esse educador se destacou no Movimento da Matemática Moderna e contribuiu positivamente para a diminuição na ênfase, quase que exclusiva, em contas e “carroções” e cálculos envolvendo muita “decoreba”, favorecendo, assim, uma participação maior do aluno e de novas formas de pensar o ensino da matemática. A descrição acima se refere a qual educador:
Escolha uma:
a. Osvaldo Sangiorgi.
b. Ubiratan D’Ambrósio.
c. Onuchic.
d. Fiorentini.
e. Micotti.
Questão 2
As pesquisas recentes mostram que a aprendizagem matemática está relacionada às fases de desenvolvimento sim, mas, também, a estímulos e interferências proporcionadas nas relações sociais. Portanto, as crianças, quando estimuladas por meio da convivência com outras pessoas, podem apresentar um desenvolvimento cognitivo diferenciado de outras crianças da mesma idade, de acordo com as intervenções do meio em que ela está inserida. Portanto, é correto afirmar:
Escolha uma:
a. A criança não deve aprender a matemática.
b. A relação da criança com o conhecimento matemático se dá a partir das relações que ela estabelece com o mundo em que vive, inicialmente, de forma intuitiva e vai se ampliando e adquirindo novas estruturas à medida que ela cresce e estabelece novas relações com o meio social e cultural em que está inserida.
c. A criança deve isolar-se e fazer tentativas por ela mesma.
d. A criança não necessita relacionar a matemática com nada do seu cotidiano.
e. O professor não tem importância neste processo.
Questão 3
A partir da década de 1980, algumas tendências do ensino da matemática ganharam força, tais como: Assinale quais itens fazem parte dessa tendência:
I. A modelagem
II. A etnomatemática
III. A resolução de problemas
IV. A geometria
V. A Física
É correto no que se afirma em:
Escolha uma:
a. Apenas I,II e III.
b. Apenas a IV
c. Apenas a V.
d. Todas as alternativas são falsas.
e. Todas as alternativas são corretas.
Questão 4
A conquista do conhecimento matemático se dá desde o nascimento da criança. No começo acontece de forma intuitiva e se amplia de acordo com as interferências sociais e culturais presentes no ambiente em que ela está inserida. Além dessas interferências, a aprendizagem matemática está relacionada a determinadas fases do desenvolvimento da criança. De acordo com Piaget, para a criança construir estruturas cognitivas, ela deve passar por quatro etapas distintas. São elas:
Escolha uma:
a. Etapa ambientalista, interiorização, raciocínio lógico e internalização.
b. Etapa do equilíbrio, construção do real, desenvolvimento externo e desenvolvimento interno.
c. Etapa da percepção visual, imaginação, raciocínio lógico e abstração.
d. Etapa sensório-motora, pré-operatória, operações concretas e operações formais (fase das abstrações).
e. Etapa do equilíbrio, etapa do desenvolvimento neurológico, cognitivo e motor.
Questão 5
De acordo com Piaget, nos primeiros anos de vida, a criança está na fase que é caracterizada, principalmente, pelo brincar sozinhae pela não vinculação de regras nas brincadeiras. O que predomina, nessa fase, é o que lhe chama mais a atenção momentânea e intuitivamente. A descrição acima se refere à fase:
Escolha uma:
a. Sensório-motora.
b. Pré-operatória.
c. Sensório-operacional.
d. Operatório-formal.
e. Operatório-concreto.
Questão 6
Complete a sentença: De acordo com Piaget, a primeira fase de desenvolvimento da criança denomina-se ______________; em seguida, ela passa pela fase _________________ e, depois, pela fase das __________________até chegar à fase das abstrações. Assinale a alternativa que complementa a questão exposta:
Escolha uma:
a. Pré-operatória/operações concretas/ Sensório-motora.
b. Sensório-motora/ operações concretas/ pré-operatória.
c. Operações concretas /pré-operatória/ operatório-formal.
d. Operatório-Formal / Operações concretas/ Pré-Operatória.
e. Sensório-motora/pré-operatória/operações concretas.
Questão 7
No final da década de 1950 e no decorrer da década de 1960, foram realizados cinco congressos nacionais para discutir a situação do ensino da matemática no Brasil, acompanhando as discussões e tendências internacionais. A partir da mobilização dos professores e educadores matemáticos, desencadeada nos congressos nacionais citados anteriormente, qual foi o grupo criado:
Escolha uma:
a. Grupo de Estudos do Ensino de Física Aplicada (GEEFA).
b. Grupo de Estudos do Ensino da Língua Portuguesa (GEELP).
c. Grupo de Estudos do Ensino de Estudos da História (GEEH).
d. Grupo de Estudos do Ensino da Matemática (GEEM).
e. Grupo de Estudos do Ensino de Estudos Sociais (GEEES).
Questão 8
Dentro das possibilidades metodológicas do Ensino da Matemática, podemos utilizar os materiais manipuláveis. Estes, ao serem utilizados adequadamente, podem ajudar na diminuição dos processos puramente mecânicos, proporcionando ao aluno a oportunidade de construir e vivenciar situações de raciocínios e, assim, atribuir significado aos conteúdos e aos conceitos matemáticos. Diante do exposto, analise as afirmações que se seguem quanto a sua veracidade:
I. O material dourado é utilizado, principalmente, para desenvolver o trabalho com o Sistema de Numeração Decimal, as operações fundamentais, a resolução de problemas, entre outros.
II. O ábaco é um instrumento milenar utilizado para a representação numérica e para a realização de cálculos.
III. Os blocos lógicos foram criados com o principal objetivo de desenvolver o raciocínio lógico, a análise, pensamento flexível e as operações mentais estruturantes do pensamento matemático, que ocorrem por meio da manipulação de peças com atributos lógicos.
IV. Conhecer e utilizar os sólidos geométricos ou seus modelos contribui significativamente para a compreensão das características e propriedades que compõem as diferentes formas geométricas presentes no espaço em que vivemos.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. III e IV.
b. I, II, III e IV.
c. I e II.
d. IV.
e. II e IV.
Questão 9
Pensar sobre o ensino tradicional da matemática é referir-se a uma prática educacional que perpassa várias décadas e ainda se faz presente em muitos momentos da prática pedagógica, que, por vezes, se mostra disfarçada por novos discursos ou tendências de novos encaminhamentos. Na concepção tradicional de ensino da matemática, o papel do aluno é:
Escolha uma:
a. Ter o raciocínio estimulado para resoluções mentais.
b. Conseguir fazer relação do conteúdo com o cotidiano.
c. Interagir com o professor reproduzindo o que o professor ensina.
d. Detém o saber, o poder e o controle sobre o que ensina e deve ser ensinado;
e. Construir o conhecimento de múltiplas maneiras.
Questão 10
Pensar sobre o ensino tradicional da matemática é especificar uma prática educacional que atravessa várias décadas e ainda se faz presente em muitos momentos da prática pedagógica, às vezes, se mostra mascarada por novos discursos ou tendências de novos encaminhamentos. Na concepção tradicional de ensino da matemática, ficam evidentes os papéis bem distintos do professor e do aluno, no processo do ensinar e de aprender. Assinale a alternativa que mostra quais são os papéis do professor e do aluno no ensino tradicional da matemática:
Escolha uma:
a. O professor é quem dirige o processo de aprendizagem, ele é o modelo que deve ser seguido. O aluno é o centro do processo, há uma grande preocupação com o psicológico da criança.
b. O professor detém o saber, o poder e o controle sobre o que ensina e deve ser ensinado. O aluno busca o saber que não possui, responde, reproduz o que o professor ensina, é um ser passivo.
c. O professor é quem dirige o processo de aprendizagem, ele é o modelo que deve ser seguido. O aluno é que recebe conhecimento, internaliza e reproduz o que aprendeu.
d. O professor faz sua parte em lecionar; já o aluno aprende se tiver interesse, pois o objetivo é fazer fluir os conteúdos das disciplinas
e. O professor é um facilitador do processo de ensino-aprendizagem. O aluno é um sujeito ativo que organiza suas atividades e age sobre elas.

Continue navegando