Buscar

psicologia educação exercicios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 5/10 - Psicologia da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"A psicologia de Henri WaIIon (1879-1962) é considerada complexa. Tomando a dialética como fundamento epistemológico, Wallon buscou compreender o desenvolvimento infantil por meio das relações estabelecidas entre a criança e seu ambiente, privilegiando a pessoa em sua totalidade, nas suas expressões singulares e na relação com os outros".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NASCIMENTO, Maria Letícia B. P. A criança concreta, completa e contextualizada: a psicologia de Henri Wallon. In: CARRARA, Kester (Org.) Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004. p. 47.
Conforme os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico sobre as proposições teóricas de Wallon, relacione corretamente as etapas de desenvolvimento da criança com as suas respectivas características: 
1. Impulsivo emocional
2. Sensório-motor e projetivo
3. Personalismo
4.Categorial
5. Puberdade e adolescência 
(  ) Estágio em que se rompe a relação estável entre criança e adulto, fase de crises afetivas e cognitivas.
(  ) Estágio no qual a criança passa a ter consciência do próprio corpo, utilizando-a para diferenciar-se dos outros.
( ) Estágio relacionado às questões internas da criança, voltado para a construção do “eu” e das relações afetivas.
(  ) Estágio dividido em 2 fases distintas, relacionadas ao desenvolvimento das capacidades intelectuais da criança.
(  ) Estágio em que a criança amplia suas relações sociais e que começa a manipular a realidade exterior.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	2 – 3 – 5 – 4 – 1.
	
	B
	1 – 3 – 5 – 2 – 4.
	
	C
	5 – 3 – 1 – 4 – 2.
Você acertou!
5. Puberdade e adolescência: “No estágio da puberdade e adolescência, dos 12 anos em diante, a relação estável que existia entre a criança e o adulto é rompida, instalando-se, assim, uma crise, à qual Wallon denominou de crise da puberdade. Essa crise irá afetar as dimensões afetiva, cognitiva e motora” (livro-base, p. 202-203).
3. Personalismo: “No estágio do personalismo, que vai dos 3 até aproximadamente os 6 anos de idade, a criança torna a voltar-se para si, ao buscar o enriquecimento do 'eu' e a construção da personalidade. O que antes era a diferenciação da imagem do corpo com suas partes e totalidades, agora, passa a ser a consciência corporal como condição para a tomada de consciência e para a diferenciação eu-outro” (livro-base, p. 199).
1. Impulsivo emocional: “O estágio impulsivo-emocional descrito por Wallon, como o próprio nome indica, está relacionado com questões internas da criança, ou seja, o desenvolvimento está voltado para as questões motora e emocional, mais especificamente para a construção do 'eu', na qual a afetividade predomina” (livro-base, p. 195).
4. Categorial: “Agora, entre os 6 e os 11 anos, apesar de a criança continuar a se desenvolver motora e afetivamente, as principais características desse período estão voltadas para o intelectual” (livro-base, p. 201). “Devemos lembrar que o período denominado categorial, no que diz respeito ao desenvolvimento do pensamento, é dividido em dois momentos: o PENSAMENTO PRÉ-CATEGORIAL (até os 9 anos), em que a criança ainda tem marcas presentes do sincretismo, e o PENSAMENTO CATEGORIAL (entre 9 e 11 anos), que ocorre quando a criança posiciona-se no mundo, utilizando-se de categorias para ordenar a realidade” (livro-base, p. 202).
2.Sensório-motor e projetivo: “O estágio sensório-motor e projetivo estende-se até os 3 anos de idade, e, se anteriormente a criança encontrava-se em simbiose afetiva com o meio, agora, com a ampliação de suas relações com os horizontes sociais, ela vai explorar e manipular a realidade exterior, colocando-a em contato com o mundo físico e, consequentemente, com as questões intelectuais, voltadas aos aspectos mais objetivos” (livro-base, p. 197).
	
	D
	5 – 1 – 3 – 2 – 4.
	
	E
	3 – 2 – 1 – 4 – 5.
Questão 1/10 - Psicologia da Educação
Considere o seguinte excerto de texto: 
"Segundo Libâneo, a Pedagogia Liberal Renovada possui duas versões a renovada progressista ou programática, que tem em Anísio Teixeira seu principal expoente, e a renovada não diretiva, com Carl Rogers como elemento de destaque, enfatizando a igualdade e o sentimento de cultura como desenvolvimento de aptidões individuais".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Eloiza da Silva Gomes de; GRINSPUN, Mirian Paura Sabrosa Zippin. Princípios e métodos de supervisão e orientação educacional. Curitiba: IESDE, 2010. p. 17.
De acordo com os conteúdos das aulas e do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico sobre a teoria de Rogers no contexto educativo, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as assertivas verdadeiras, e F para as assertivas falsas:
I. ( ) No contexto educativo, o método não diretivo de Rogers compreende o aluno como uma pessoa dotada de interesses e capaz de responsabilizar-se por suas escolhas.
II. ( ) Mesmo que o aluno seja o centro do processo educativo, na teoria de Rogers, o professor permanece sendo aquele que transmite os conhecimentos e é detentor do saber.
III. ( ) Na teoria de Rogers, o autoaprendizado, na psicoterapia e na sala de aula, é secundário, sendo o aprendizado pela integração ao meio físico e social o mais importante.
Agora, assinale a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – V – F.
	
	B
	F – V – F.
	
	C
	V – F – F.
Você acertou!
A afirmativa I é verdadeira: “‘O aluno é entendido como um ser dotado de interesses e responsabilidades, capaz de escolher e de fazer críticas, criativo' e o professor é alguém 'capaz de relacionar-se e de ser autêntico, capaz de entender a si próprio e ao outro, de tal forma que possa ser um facilitador da aprendizagem’ (Carpigiani, 2000, p. 66)” (livro-base, p. 226).
A afirmativa II é falsa, pois “o professor, assim como o psicoterapeuta, deve ser capaz de atitudes essenciais, sem ostentar posturas arrogantes e sendo capaz de entender a si próprio como mediador da aprendizagem, e não como o centro do processo ou como o detentor do saber” (livro-base, p. 226).
A afirmativa III é também falsa, visto que: “Fundamentado em suas experiências como professor, e também como psicoterapeuta, Rogers nos alerta que, em relação à psicoterapia, 'o único aprendizado que influencia significativamente sobre o comportamento é o aprendizado autodescoberto, autoapropriado' (Rogers, 1977, p. 254), ou seja, a autoaprendizagem. Por outro lado, na sala de aula, é diferente” (livro-base, p. 227).
	
	D
	F – V – V.
	
	E
	V – F – V.

Continue navegando