Buscar

Atividade Aquatica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Metodologia do Ensino de Atividades Aquáticas 
	Avaliação:
	Avaliação I 
	Prova:
	12989659
	
	
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	O brincar é um comportamento que percorre séculos e independente da cultura ou classe social, faz parte da vida do ser humano onde todos consequentemente se divertem, aprendem, socializam, comunicam, trocam experiências, desafiam uns aos outros e se interagem (MODESTO; RUBIO, 2014). Escreva uma redação com o tema: A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR E DO COMPONENTE LÚDICO PARA A NATAÇÃO RECREATIVA.
FONTE: MODESTO, Monica Cristina; RUBIO, Juliana de Alcântara Silveira. A importância da ludicidade na construção do conhecimento. Revista Eletrônica Saberes da Educação, São Roque, v. 5, n. 1, p. 1-16, 2014. Disponível em: <http://docs.uninove.br/arte/fac/publicacoes_pdf/educacao/v5_n1_2014/Monica.pdf>. Acesso em: 9 fev. 2018.
	Resposta Esperada:
- Quando se pensa em brincar, a primeira informação que, comumente, vem à mente das pessoas é a característica prazerosa da atividade, isto porque o prazer é um elemento essencial do brincar. 
- O brincar envolve descoberta, fantasia e diversão em qualquer fase da vida. 
- Envolvidas pelo espírito lúdico, as crianças partilham seus conhecimentos e crescem em suas aprendizagens em um ambiente desafiador e instigante ao novo. É por meio das vivências lúdicas que se dá a criação de cultura da criança, uma vez que esta é adquirida e/ou ativada por operações concretas que são representadas pela própria atividade lúdica.
- Brincadeiras vivenciadas, geralmente, com a mãe e, posteriormente, com colegas e amigos, sendo as experiências iniciadas pela observação (os mais novos visualizam os mais velhos antes de participarem pela primeira vez do jogo ou da brincadeira) e, em seguida, pela manipulação/inserção progressiva na atividade.
- É preciso ?ter cuidado para que a brincadeira não se torne completamente livre e sem intenção alguma, nem completamente fechada ou descontextualizada, apenas com propósitos externos à criança?. A criança não deve estar presa a um roteiro, mas receber estímulos que se entrelacem com o seu mundo.
- Para as crianças de três a seis anos, a natação deve ser caracterizada como um espaço de experimentação, para que a criança vivencie situações variadas, de tensão e distensão, prazer e desprazer, acompanhadas da expressividade motora. Isto fará com que a criança perceba o seu próprio corpo, considerando tanto os aspectos motores, quanto os cognitivos e, também, os afetivos. A partir dos sete anos de idade, a criança apresentará maior interesse pelas atividades lúdicas permeadas por regras. Nessa fase, é importante que a criança possa fazer as suas escolhas, aprendendo, porém, a ter consciência e a respeitar as regras de cada atividade. A atividade no meio aquático possibilitará o trabalho da autonomia e da independência da criança.
Parte inferior do formulário

Outros materiais