Buscar

Portifólio Daniela

Prévia do material em texto

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO 
CURSO SUPERIOR EM CIÊNCIA CONTÁBEIS
DANIELA NASCIMENTO SOARES MIRANDA
ESTUDO DE CASO NA EMPRESA “WASHING JEANS”
Jacobina - Ba
2019
daniela nascimento soares miranda
ESTUDO DE CASO NA EMPRESA “WASHING JEANS”
Trabalho de Produção textual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de: Comportamento Organizacional; Métodos Quantitativos; Legislação Social e Trabalhista; Responsabilidade Social e Ambiental; Modelos de Gestão e Seminário Interdisciplinar IV
Jacobina - Ba
2019
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...............................................................................................4
HISTORICO DA EMPRESA...........................................................................5
 ANALISE AMBIENTAL................................ .............................................6
 ANALISE ORGANIZACIONAL..................................................................7
 PRODUÇÃO COM UMA VISÃO NASUSTENTABILIDADE............ ........8
GESTÃO DE PESSOAS..........................................................................10
QUESTOES TRABALHISTAS.................................................................12
QVT (QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO) ...................................…14
CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................17
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS............................................................18
1. Introdução
Este semestre conforme orientação falaremos sobre o caso da empresa “WASHING JEANS”, especializada na produção de lavagem de tecidos de produção de jeans. Esta que é uma organização comercial que segue no mercado há mais de 40 anos mantendo bons serviços e em competividade. No entanto ultimamente o grupo vem enfrentando problemas organizacional e de faturamento. Desta forma a partir dos problemas levantados nossa equipe trabalhará, analisando a empresa e identificando os pontos fracos para propor melhoria e restruturação, fazendo com que a empresa permaneça forte no mercado como sempre foi.
Inicialmente discutiremos o ambiente da instituição, pontuando os pontos que necessitam de mudanças com a intenção de melhorarmos de dentro para fora para alcançarmos primeiramente a melhoria nos serviços, e consequentemente o retorno financeiro. Uma empresa forte deve propor uma qualidade nos serviços prestados, para se manter forte e competitiva no mercado, sendo assim identificaremos as falhas e produzindo ações com atitudes voltadas para o melhoramento e com visão na sustentabilidade. 
Neste ainda discutiremos sobre as questões trabalhistas, onde iremos propor soluções para os problemas envolvendo os colaboradores, sabendo que estas questões abrangem diretamente a qualidade dos serviços produzidos na organização, pois melhorando esse ponto traremos uma melhora de forma geral, pois as empresas precisam ter os seus colaboradores como parceiros participantes na mudança e crescimento organizacional.
Analisaremos também as questões envolvendo a produção dos tecidos, com pretensão de mudança nos processos de produção de olho na QVT (Qualidade de vida no Trabalho), trabalhando no controle de qualidade, inovações, e uma cultura de melhora organizacional. Desta forma melhoraremos por completo os processos da empresa, fazendo com que ela permaneça competitiva e forte no mercado por mais longos anos.
2. historico da empresa washing jeans 
A WASHING JEANS é uma empresa de lavagem de tecidos destinados à produção do jeans, fornecedora para grandes empresas do ramo e que permanece no mercado forte desde a sua criação. A empresa é um grande sucesso no mercado por oferecer bons serviços, e é difícil um negócio permanecer assim por muitos anos, geralmente muitas empresas acabam fechando por falta de organização ou por não fornecerem bons produtos ou serviços. O contrário do grupo que é altamente conhecida, pois sempre buscou promover bons serviços que lhe deixou na ponta por todos esses anos. A empresa tem estado forte no mercado por todos esses anos com preocupação na sustentabilidade, mas que como toda empresa vem sofrendo problemas de faturamento ligados a produção e o sistema organizacional. Desta forma nossa equipe fará um diagnóstico e propondo medidas de mudança, aprimorando a produção e melhorando o clima organizacional e meios de produção. 
As empresas precisam produzirem sem trazerem risco ao meio ambiente, se preocupando com a sustentabilidade conforme discutido no encontro Nosso Futuro Comum (Our Common Future) do ano de 1987, onde fora discutido medidas para se produzir de olho na sustentabilidade, e utilizar os recursos sem que comprometa as gerações futuras. Sendo assim as corporações de sucesso hoje em dia não devem se preocupar somente com a lucratividade, mas produzir de forma sustentável para não degradar o meio ambiente. Desta forma nossa equipe pretende propor um caminho para a melhoria nos processos da WASHING JEANS com visão na sustentabilidade
A WHASHING JEANS se fez forte e competitiva no mercado, mas agora necessita de mudanças para a sua retomada. Assim será realizado uma analise a fundo descobrindo as fraquezas, oportunidades e ameaças aos negócios para apresentar medidas de melhoria. Ao se fazer essa análise a equipe gestora identificará os pontos a serem melhorados, para entrar com as estratégias de mudança eliminando os pontos fracos da empresa nas áreas onde ela enfrenta ameaças, e tendências desfavoráveis perante os negócios. Ponderar as oportunidades do mercado, através dos pontos fortes, conhecer e corrigir pontos fracos nas áreas em que a empresa necessite de mudanças.
2.1 ANÁLISE ambiental 
Para Chiavenato (2006) a análise ambiental envolve os mercados abrangidos pela empresa, a concorrência e fatores externos: política e cultura. Na análise interna é realizada a avaliação dos pontos fortes e fracos da empresa, assim como os recursos financeiros, competência e análise da estrutura organizacional. Na análise externa define-se os problemas organizacionais, assim como as oportunidades de crescimento. 
Para Chiavenato (2007) diz que o estudo das diversas forças do ambiente, as relações entre elas no tempo e seus efeitos ou potenciais efeitos sobre a organização, influência e muito na sua organização e favorecimento. Não se trata de uma atividade totalmente nova, pois vários aspectos do ambiente são estudados continuamente por diferentes funções na empresa – áreas de mercado consumidor e concorrência pelo órgão de marketing; mercado de capitais pela área financeira; novas tecnologias pela área de pesquisa e desenvolvimento, entre outros. 
No planejamento é essencial um bom gerenciamento das tarefas e das medidas a serem tomadas, planejar é estudar e escolher a melhor alternativas para alcançar o objetivo, para que esse seja eficiente e atinja os resultados. Para uma reformulação nos serviços é necessário que se faça um planejamento baseado em de estratégias eficazes, seja planejando uma mudança no design da empresa ou em uma escolha financeira importante, toda a empresa que pretende ter sucesso deve está focada nas tarefas para alcançar os objetivos. 
Um planejamento eficaz consiste em um processo que guia as atividades exercidas para um fim previamente determinado. A essência do controle reside em verificar se a atividade controlada está ou não alcançando os resultados desejados” (CHIAVENATO, 2003, p.372).
A empresa para estar na frente no mercado precisa antecipar mudanças antes que elas ocorram, melhorar a coordenação de processos e se preparar para algum evento adverso que aconteça. Portanto o mesmo deve ser prioridade em uma organização, é necessário à gestão. Além do planejamento também deve ser visado o controle estratégico, que nada mais é que a avaliação e medição do desempenho de um processo anteriormente planejado. Para uma empresa é necessário que haja a descrição padronizada do porquê a mesmafoi construída, sua missão, qual o seu foco para o futuro, sua visão, e quais as suas regras, seus valores. Para que a empresa chegue ao sucesso nossa equipe vai propor médicas para intensificar os esforços para melhorar os serviços e fazer frente as empresas concorrentes no mercado. Nós como consultores direcionaremos a WASHING JEANS a melhorar os processos para estar sempre posicionada entre as melhores empresas, focada no desenvolvimento dos bons serviços, com integridade, responsabilidade, e visão sustentável. 
2.2 ANÁLISE organizacional 
Aqui estaremos identificando pontos fortes e fracos da empresa para otimizar os serviços, e estes serão capazes de orientar a equipe gestora no melhoramento dos processos. Assim trabalharemos com auxílio dessa ferramenta que é uma fermenta de gestão, onde sua principal finalidade é identificar os pontos fracos e ameaças, assim como as opções de crescimento, e auxiliar na elaboração de planos de ação, ajudando o grupo no que deve ser feito de forma clara.
	ANALISE WASHING JEANS
	AMBIENTES INTERNOS
	PONTOS FRACOS
	PONTOS FORTES
	· Diminuição da demanda, por causa da crise econômica;
· Aumento da concorrência;
· Dificuldade em introduzir pessoas leigas no quadro de colaboradores;
· Ações trabalhistas pelos colaboradores;
· Autos custos com a produção.
	· Marca já conhecida no mercado há 40 anos;
· Bom relacionamento com o cliente;
· Visão estratégica, com investimentos e inovações.
	SOLUÇÕES PARA OS PONTOS FRACOS
	· Investir na divulgação com marketing;
· Propor um diferencial aos seus clientes;
· Implementar um setor de qualidade trazendo um diferencial nos produtos;
· Implementar novo método de lavagem dos tecidos.
	AMBIENTES EXTERNOS
	AMEAÇAS 
	OPORTUNIDADES
	· Dificuldades na administração;
· Preços inferiores oferecidos pela concorrência;
· Alta competividade;
· Questões trabalhista;
· Crise no mercado.
	· Boa logística, bom atendimento melhorando o crescimento das vendas;
· Empresa conhecida no ramo de lavagem de tecidos;
· Visão estratégica, com investimentos e inovações.
	SOLUÇÕES PARA AMEAÇAS
	· Utilização de programas de segurança;
· Realizar consultorias administrativas;
· Realizar pesquisas de controle de qualidade;
· Criar um programa de QVT para o colaborador;
· Realizar um estudo de mercado.
2.3 produção com uma visão nasustentabilidade
Uma das partes mais importantes no processo de produção de uma empresa que almeja o sucesso são as medidas de sustentabilidade que ela adota. Uma empresa é bem-vista pelos seus consumidores quando ela adota métodos de produção de olho no bem-estar do planeta, visando as gerações futuras. Os modos de produção sustentável contribuem entre outros para o aumento da qualidade de vida dos seus consumidores. As empresas de sucesso mais do que nunca precisam se adequarem ao modelo sustentável diminuindo os impactos que a produção impacta no meio ambiente.
Umas das formas de produção de olho na sustentabilidade que indicamos para empresa é adotar técnicas inovadoras na produção dos tecidos destinados a produção do jeans, pois estudos comprovam que para a produção de uma calça jeans por meio convencional de produção são consumidos muitos litros de água para chegar ao processo final. Pensando nesta questão de produção sustentável nossa equipe orienta a empresa a utilizar novos métodos que irão além de diminuir os impactos ao meio ambiente diminuir os gastos com os serviços, e com isso produzirá com uma visão na sustentabilidade e responsabilidade social.
Assim iremos analisar e comparar o desvio de padrão, média e mediana no consumo de água da empresa em metros cúbicos. A partir desse cálculo pode-se entender o quanto é o consumo médio de água da empresa e se mostra que ela tem se preocupado em manter a sua produção de forma sustentável. 
 Figura 1- formula de calculo
Ano de 2017 
Media=17.000+17.000+16.800+16.550+16.500+16.200+16.100+15.400+15.300+15.300+14.700+14.300= 15.929
 12
Mediana= 14.300, 14.700, 15.300, 15.300, 15.400, 16.100, 16.200, 16.500, 16.550, 16.800, 17.00, 17.000= 16.150
Total de meses: 12
Media: 15.929 m³
Mediana: 16.150
Desvio padrão: 909,66
Ano de 2018
Media=18.000+17.900+17.200+17.000+16.900+16.900+16.200+15.400+15.400+15.100+15.000+14.200= 16.267
 12
Mediana: 14.200, 15.00, 15.100, 15.400, 15.400, 15.920, 16.200,16,900, 17.000, 17.200, 17.900, 18.000= 16.550
Total de meses: 12
Media:  16.267 m³
Mediana: 16.550
Desvio padrão: 1.229,44
Para reduzir os gastos com agua em cerca de 85% com o novo método de lavagem, pois os números de acordo com a média de consumo aumentou em 0,97% de 2017 para 2018 propomos que a empresa adquira maquinas para a lavagem do jeans com ozônio, que além de reduzir o consumo e capaz da reutilização da agua utilizada no processo. A técnica consiste na lavagem a seco por uma máquina de ozônio, com a utilização de gás no processo. Ao utilizar esse processo a empresa WASHING JEANS não só economizará água como também produzirá um produto de melhor qualidade para os clientes, que desbotará menos com o tempo, podendo atribuir valor ao produto. 
Atualmente a empresa produz os tecidos com o método que consome muitos litros de agua, prova disso é o que consta nos dados mostrados na SGA, onde o mês que a WASHING JEANS menos consome gira em torno de 14.200 M³ de agua, além de utilizar energia elétrica para aquecimento da agua e produtos químicos para chegar a uma qualidade satisfatória. A partir daí nossa consultoria indica que a empresa adquira novas máquinas que trabalham com o uso do gás ozônio na sua produção. A produção com o ozônio diminui consideravelmente a quantidade de água que é gasto na produção, economiza a energia elétrica e gastos com produtos químicos. Além de trazer benefícios com a produção, trará retorno financeiro a WASHING JEANS, pois gastará menos produtos e com menor esforços. Os processos de produção não podem estar acima da questão da sustentabilidade, as empresas que querem estar no topo acima de tudo tem que se enquadrar nesse processo, produzido uma qualidade aos seus clientes.
2.4 gestao de pessoas
É necessário que toda empresa de sucesso saiba organizar bem o seu grupo de colaboradores, e que estes estejam produzindo de forma segura e em um ambiente feliz e harmonioso. Gestão de pessoas é uma agregação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de conduzir os comportamentos e potencializar o capital humano. Gerir pessoas pode estar entre as atividades mais importantes, complexas e frequentes de uma empresa. As corporações que possuem um bom grupo de colaboradores, pode se ter certeza que as suas atividades serão de longe bem executadas e as metas repetidamente alcançadas. Conduzir pessoas é um quesito bastante complexo, pois está inteiramente ligado a todos os processos, e impacta diretamente na produtividade e melhoria dos serviços.
Chiavenato (1999), diz que Gestão de Pessoas é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as pessoas ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho. Chiavenato (2004, p. 290) afirma que “os processos de desenvolvimento de pessoas estão intimamente ligados com a educação”, ou seja, há uma necessidade do ser humano exteriorizar suas potencialidades inatas ou adquiridas por meio da formação. O treinamento está muito associado ao conhecimento, que passa a ser o recurso mais importante e fundamental para prover o desenvolvimento. 
A liderança deve identificar os fatores que ocasiona a desmotivação do grupo, para que não ocorra a perda de bons colaboradores. A insatisfação faz com que as organizações percam pessoas qualificadas, de confiança, gerando transtornos e desfalques na equipe, podendo ocorrer grandes prejuízos nodesenvolvimento dos serviços prestados e prejuízos financeiros.
Todos os funcionários podem e devem se desenvolver. Na abordagem tradicional, o desenvolvimento gerencial era reservado apenas a uma pequena fatia do pessoal: apenas os níveis mais elevados. Com a redução de níveis hierárquicos e a formação de equipes de trabalho, os empregados passam a ter maior participação nos objetivos de seus cargos e maior preocupação com a qualidade e com os clientes. (CHIAVENATO, 1999, p. 322)
Uma empresa que busca o sucesso não pode ver os colaboradores de forma inferior, mas como participantes do sucesso, capazes de alavancar o crescimento, melhorando os processos quando estão felizes o ambiente em que trabalham. As empresas de sucesso de hoje em dia sabem valorizar os seus parceiros diários, e elas sabem que são elas que movem o mecanismo de produção. Desta forma a nossa equipe direciona o grupo a apostar na carreira dos colaboradores, com o objetivo de impulsionar a visão de crescimento, pois pregamos que eles acreditem em um sonho grande e em crescer profissionalmente, e a partir daí também fazer com que a empresa se torne líder na região.
É importante que as empresas valorizem os seus parceiros e lhes possibilite crescimento, desta forma eles alcançaram o sucesso junto com a empresa. Desta forma é importante que os gestores saibam identificar em quais áreas os cooperadores se destacam e as que precisam de auxílios, ou mesmo uma mudança para produzirem mais e com qualidade. A empresa também precisa propor reuniões e processos de educação continuada, e o ciclo de gestão de pessoas deve implicar em ações tanto do gestor, como do colaborador. 
2.5 questoes Trabalhistas
	As empresas além de produzirem bens, serviços e criar riquezas, deve terem iniciativas com visões na ótica da responsabilidade social, com a visão social de colaborar para o bem-estar de seus trabalhadores e seus consumidores. Assim a WASHING JEANS precisa agir pensando na lucratividade, mas também no bem-estar das pessoas. 
	Desta forma a empresa precisa estar de acordo com a legislação trabalhista, concedendo os direitos dos empregados expressos em lei. Assim deve seguir o que diz a lei: As férias poderão ser tiradas em dois períodos de 15 dias a partir do período de aquisição de 12 meses, ou até em 3 períodos, mas nunca 1 dos períodos pode ser inferior a 14 dias, e os demais inferiores a 5 dias.
Desde que haja concordância do empregado, as férias poderão ser usufruídas em até três períodos, sendo que um deles não poderá ser inferior a quatorze dias corridos e os demais não poderão ser inferiores a cinco dias corridos, cada um. (REDAÇÃO DADA PELA LEI Nº 13.467, DE 13.7.2017).
A empresa não poderá estipular a Licença Maternidade inferior a 120 dias, e se a empresa estipular a licença maternidade das empregadas em 80 dias com o sindicato descumprirá uma norma expressa em lei. Se a empresa não seguir o que está expresso em lei poderá responder legalmente, tendo que fazer reparações com indenizações e responder na esfera civil e penal. Pois, constituem objeto ilícito de convenção coletiva ou de acordo coletivo de trabalho, exclusivamente, a supressão ou a redução dos seguintes direitos: “XIII - licença-maternidade com a duração mínima de cento e vinte dias; (Incluído pela Lei nº 13.467, de 13.7.2017)”. A empresa pode optar ou não em aumentar o período acima dos 120 dias podendo receber benefícios fiscais se resolver optar pelo aumento do tempo, mas nunca estipular para baixo, pois desta forma ferirá a legislação.
A licença paternidade a legislação estipula 5 dias consecutivos a contar da data do nascimento do filho, caso a empresa estipule 25 dias será por conta própria, pois a lei não a obriga esse tempo todo. Algumas empresas podem adotar períodos diferentes aos expressos em lei, desde que não sejam inferiores ao estipulado.
“Parágrafo único. Regras sobre duração do trabalho e intervalos não são consideradas como normas de saúde, higiene e segurança do trabalho para os fins do disposto neste artigo. (Incluído pela Lei nº 13.467, de 13.7.2017)”.
O contrato ou acordo coletivo com os empregados poderão serem realizados, mas que seja bom para as ambas partes, esse acordo deve estar de acordo com a legislação trabalhista, pois a concordata deve ser de caráter normativo gerando obrigações a serem cumpridas pelas partes, e assim a organização estará cumprindo a sua função social. Contudo se o acordo realizado entre as partes ferir os direitos dos trabalhadores, violará os princípios básicos constitucionais, e desta forma além de estar descumprindo a sua função social, e desenvolver problemas que podem acarretar o afastamento do colaborador do serviço por causa de problemas de saúde física ou mental. 
Os direitos trabalhistas previstos em lei são irrenunciáveis, pois valores recebidos ou acordos não podem retirar os direitos trabalhistas. O acordo coletivo não poderá impor novas regras, menos protetivas, a respeito do controle de incêndio na empresa. No adicional de insalubridade a NR 15 estipula alguns critérios, que são contrários aos 5% comentados na SGA. A legislação estipula 3 níveis para atividades insalubres:
· Grau mínimo, o adicional é de 10% do salário mínimo;
· Grau médio, o adicional é de 20% do salário mínimo;
· Grau máximo, é de 40% do salário mínimo. 
2.6 qvt (qualidade de vida no trabalho)
A Qualidade de Vida no Trabalho é um tema importantíssimo, pois envolve questões de melhoramento para o empregado no seu serviço, sendo necessário porque é onde ele acaba passando boa parte da sua vida. Além do mais em um mundo repleto de competividade, o diferencial para as empresas é a qualidade com que elas geriram as pessoas, as direcionas e atua nas suas potencialidades. O colaborador ao estar em um ambiente e que se sinta bem e feliz é capaz de desempenhar melhor o seu papel.
A QVT ao propor condições de ambiente salubre ao trabalhador, pode alterar os níveis de satisfação deste, motivando-o e melhorando assim a produtividade. As empresas de sucesso usam esses métodos de melhoramento do ambiente de trabalho para trazer um maior comprometimento e envolvimento do trabalhador no serviço, onde atua diretamente na produtividade.
O desenvolvimento institucional está diretamente condicionado a QVT, desta forma a empresa precisa está averiguando o quanto o colaborador esteja satisfeito na organização. Quando se perceber que o funcionário está insatisfeito deve-se pensar em novas estratégias que eleve a autoestima dos empregados, e sempre buscar a opinião deste para servir como instrumento de informação para novos conceitos e estratégias.
(…) melhoria nas condições de trabalho – com extensão a todas as funções de qualquer natureza e nível hierárquico, nas variáveis comportamentais, ambientais e organizacionais que venham, juntamente com políticas de Recursos Humanos condizentes, humanizar o emprego de forma a obter-se um resultado satisfatório, tanto para o empregado como para a organização. (VIEIRA & HANASHIRO (990, P. 45)
Segundo Walton (1973), apud Rodrigues (1994) a “expressão qualidade de vida tem sido usada com crescente frequência para descrever certos valores ambientais e humanos, negligenciados pelas sociedades industriais em favor do avanço tecnológico, da produtividade e do crescimento econômico”. Segundo Walton para uma boa QVT na empresa, esta precisa desenvolver alguns critérios que vislumbrem uma compensação adequada para condições no trabalho, para que o trabalhador desenvolva as suas competências e capacidades, chances de crescimento de forma segura e desenvolvimento das atribuições. 
Assim destacamos algumas condições capazes de melhorar a QVT proposta por Walton, que podem nortear a melhora do ambiente de trabalho:
· Remuneração adequada: Proporciona o empregado a viver dignamente e cumprir suas necessidades básicas; 
· Equidade interna: Visa a equiparação da remuneração dos colaboradores da mesma empresa com cargos idênticos;
· Equidade externa: Igualdade na remuneração em relação a outros empregados de outrasempresas de igual cargo;
· Material e equipamento: Qualidade nos assessórios para execução do trabalho;
· Ambiente saudável: Local com condições seguras livre de riscos;
· Níveis de estresse: Ambiente com pouca quantidade de estresse em que o profissional é submetido;
· Melhora na autonomia: Permissão ao funcionário em ter liberdade na execução do trabalho;
· Identificação e valorização da tarefa: Valorização das tarefas desempenhadas no ambiente de trabalho;
· Possibilidade de boa uma carreira: Oportunizar crescimentos ao colaborador na instituição;
· Segurança e estabilidade no emprego: Proporcionar ao empregado uma certa estabilidade;
· Respeito às leis e aos direitos do trabalhador: Cumprir os direitos trabalhistas previstos em lei;
· Horário de entrada e saída: Manter certa estabilidade nos horários a ser cumpridos;
· Responsabilidade social: Valorização dos valores, preocupação ambiental.
Chiavenato (2006, p.283) diz que cada vez mais as pessoas estão assumindo a responsabilidade total por suas próprias carreiras. As empresas oferecem oportunidades e o impulso para aprender, enquanto as pessoas seguem adiante‖. Para que as empresas tenham colaboradores qualificados preparados para a carreira que lhe é proposta é necessário à sua valorização como profissional.
O ambiente é um local onde o colaborador vive grande parte do seu tempo, e se esse local for ruim o funcionário pode se tornar improdutivo. Desta forma nossa equipe pensou em promover alguns métodos de melhora do ambiente organizacional como: criação de um programa de participação nos lucros, a aquisição das maquinas de lavagem com ozônio para melhorar os processos, essas e outras ações podem contribuir com a qualidade de vida no trabalho, pois o colaborador é um protagonista nas transformações que fazem com que a empresa atinja os seus objetivos. 
 12
As empresas que buscam ter um bom ambiente de trabalho se adequam a necessidade do mercado e adotam práticas para esse melhoramento. Uma forma boa que a organização pode adotar é possibilitar que o colaborador possa seguir o seu caminho dentro da empresa construindo uma carreira de sucessos, assim o funcionário recebe oportunidades que fará com que ele permaneça longos no grupo, desta forma a empresa será capaz de manter bons colaboradores no seu quadro. Esse é o modelo de melhoria para o funcionário vislumbra valorizar a sua mão de obra, diminuindo assim a rotatividade que é outro problema que assola as empresas. Algo também que pode ser feito e se o colaborador não estiver produzindo conforme se espera, poderá a empresa lhe oferecendo uma vaga e treinamento em outro setor, pois é mais barato manter um colaborador produtivo satisfeito, do que o mandar embora e ter que fazer novo processo seletivo. Já no caso do funcionário que já estiver adequado no cargo e satisfeito iremos lhe propor uma melhoria, com benefícios de folgas por aumento de produção, planos de saúde e dentário e outros.
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
A realização deste relatório da empresa WASHING JEANS nos permitiu atuarmos como consultores de forma investigativa, propondo medidas de otimização para restruturação e tomada de crescimento. Através do estudo percebeu o quanto é importante para o sucesso de uma empresa desenvolver planos estratégicos, fazendo com que a empresa esteja se reinventando, baseado em fatores internos e externos, pois essas estratégias são capazes de melhorar cada setor, orientando os gestores nas decisões certas em busca do melhoramento. 
As empresas para ter sucesso precisam ter controle de gastos, propor inovações nos processos de produção de acordo com os avanços tecnológicos, melhorando assim o retorno do capital e o fortalecimento da marca. Um bom aliado para atingir as metas é ter um ótimo sistema de informações, utilizar ferramentas de gestão que podem identificar as falhas antes que seja tarde, pois tais ações contribuíram para o alcance dos objetivos. Assim não se pode definir exclusivamente um único modelo de empreendedorismo e gestão, a corporação precisa se reinventar a cada dia, desenvolvendo métodos inovadores de produção de forma sustentável.
Chega-se à conclusão que o estudo de caso de investigação sobre WASHING JEANS foi muito proveitoso para a nossa vida acadêmica, que sem dúvida utilizaremos na vida profissional, sabendo que os objetivos de investigação e medidas de intervenção foram apresentados conforme orientações dos professores, o que nos proporcionou aprender como as grandes corporações se comportam para estarem cada vez mais fortes no mercado, podendo tomar as decisões certas para não sofrer riscos.
Através do estudo pode-se perceber que não existe mais uma única empresa no topo da pirâmide por causa da tecnologia avançada e do uso da internet, e todos competem entre si, assim para a melhoria dos serviços a WASHING JEANS precisa fazer um diferencial de atendimento ao cliente e produção, somente desta forma conseguirá melhorar os processos e atingir o faturamento esperado. Assim a empresa deve cumprir as normas trabalhistas que é de lei, e melhorar o ambiente de trabalho, desta forma ela contribuirá para o seu desenvolvimento e tendo o retorno esperado.
4 Referências Bibliográficas
BRASIL. Lei nº 13.467, de 13 de Julho de 2017. Que Dispõe sobre a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Diário Oficial da União - Seção 1 - 14/7/2017. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2017/lei-13467-13-julho-2017-785204-publicacaooriginal-153369-pl.html> Acesso 15 de set. 2019.
CARLOS, José. Uso de Ozônio em Lavanderias. Brasil Grupo Philozon, 9 de março de 2011. Disponível: <http://www.philozon.com.br/noticias/uso-de-ozonio-em-lavanderias/> Acesso: 15 de set. 2019.
CHIAVENATO, I., Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. – Rio de Janeiro: Elsevier, 1999.
______________. Introdução à Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
______________. Gestão de pessoas: é o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
______________. Gestão de Pessoas, Segunda Edição, totalmente revista e atualizada. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. 128 p.
______________. Princípios de administração. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
______________. Administração: Teoria, processo, prática. 4ª Ed. São Paulo: Ed. Elsevier-Campus, 2007
CINTRA & DALBEM. Comportamento organizacional. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016
MACHADO, Rosa Teresa Moreira. Estratégia e competitividade em organizações agroindustriais. Lavras: UFLA/FAEPE, 2005.
TESTA, J. C. da S. V. Legislação social e trabalhista. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2019.
WALTON, Richard. Quality of working life: what is it? Slow Management Review.USA, v.15, n.1, p. 11-21, 1973.

Continue navegando