Buscar

Avaliação On-Line 6 (AOL 6) - Atividade Contextualizada Recuperação de areas degradadas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Cristiano silva de Arruda – Matricula 01314263
19540 . 7 - Recuperação de Áreas Degradadas - 20201.A
Avaliação On-Line 6 (AOL 6) - Atividade Contextualizada
 
1.      Quais os efeitos do mercúrio para o solo e para o homem? exemplifique.
2.      Na sua opinião, como o poder público e a empresa mineradora responsável deveriam agir para mitigar o impacto na área de 8.000m2 e na descontaminação da água?
Os problemas da poluição do mercúrio para o solo e para os seres vivos são de alterações biológicas, geomorfológicas, hídricas e atmosféricas de grandes proporções. A identificação desses problemas causados e a minimização de seus efeitos é de grande necessidade para garantir a preservação dos ambientes naturais e das pessoas que trabalham e vivem nas regiões.
Entre as principais alterações nas paisagens e os impactos gerados pela mineração e pelo uso do mercúrio:
· Remoção da vegetação em todas as áreas de extração;
· Poluição dos recursos hídricos (superficiais e subterrâneos) pelos produtos químicos utilizados na extração de minérios;
· Contaminação dos solos por elementos tóxicos;
· Proliferação de processos erosivos, sobretudo em minas antigas ou desativadas que não foram reparadas pelas empresas mineradoras;
· Sedimentação e poluição de rios pelo descarte indevido do material produzido não aproveitado (rochas, minerais e equipamentos danificados);
· Poluição do ar a partir da queima ao ar livre de mercúrio (muito utilizado na extração de vários tipos de minérios);
· Mortandade de peixes em áreas de rios poluídos pelos elementos químicos oriundos de minas;
· Evasão forçada de animais silvestres previamente existentes na área de extração mineral;
· Poluição sonora gerada em ambientes e cidades localizados no entorno das instalações, embora a legislação vigente limite a extração mineral em áreas urbanas atualmente;
· Contaminação de águas superficiais (doce e salgada) pelo vazamento direto dos minerais extraídos ou seus componentes.
· Os efeitos tóxicos incluem danos ao cérebro, rins e pulmões. O envenenamento por mercúrio pode resultar em várias doenças, incluindo acrodinia (doença rosa), a síndrome de Hunter e a doença de Minamata. Os sintomas dependem da forma de exposição e do derivado. influenciar o sistema nervoso, o desenvolvimento do cérebro, e mais. É particularmente prejudicial para as crianças e pode ser transmitido da mãe para o bebê durante a gravidez. Além disso, o mercúrio se espalha na natureza com grande facilidade e pode entrar na cadeia alimentar. Peixes de água doce, por exemplo, muitas vezes contém altos níveis de mercúrio. 
Esses resíduos são descartados muitas vezes de maneira indevida, principalmente em localidades sem fiscalização por falta de investimento nesses órgãos fiscalizadores.
Alternativas de tratamento do solo e da agua de Descoberto Diante dos valores estimados da quantidade de mercúrio existente na área contaminada e da urgente necessidade imposta pelo ministério público (MPMG, 2014) de se remediar a referida área, procurou-se avaliar, na literatura, possíveis técnicas e procedimentos de remediação de solos contaminados compatíveis com o caso de Descoberto. Assim, de acordo com Sierra et al (2016), existem diferentes processos de tratamento para a remediação de um solo contaminado por Hg, tais como: técnicas de estabilização/solidificação; de vitrificação in situ; de eletrocinética; de lavagem do solo; de biorremediação; de dessorção térmica; de escavação, remoção e destinação do solo, entre outros. Considerando as condições de caracterização do solo de Descoberto, foram avaliadas as cinco alternativas de remediação mais indicadas para serem aplicadas na área ali contaminada, a saber: Escavação, remoção e destinação do solo; Fitoorremediação; Eletrocinética; Tratamento térmico; Eletrocinética.
Diante desse cenário todos tem que ser envolvidos para soluciona esses problemas ambientais e ser aplicada as leis e suas punições para as empresas poluidoras.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
 ALEXANDRE, S. C. 2006. Avaliação de Área Contaminada por Mercúrio Total em Descoberto – Minas Gerais. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa Viçosa: UFV. 63p.
 ALVES, D. B. Uma região mineradora. Minas Gerais, Brasil, segunda metade do Século XIX, Nuevo Mundo Mundos Nuevos [En ligne], Colloques, mis en ligne le 10 mars 2015. Disponível em Acesso em 25/02/2016
 AMORIM, A. P. C. F. Elaboração de estratégias de comunicação de risco para populações expostas ao mercúrio: o caso em Descoberto – Minas Gerais. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Florestas. Rio de janeiro, 2016. 130 f. Disponível em Acesso em 13/04/2019.
 ANJOS, J. A. S. A. Estratégias para remediação de um sítio contaminado por metais pesados ¬ estudo de caso. Dissertação de Mestrado da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. 1988. São Paulo. 157p. 
BRASIL – Ministério do Meio Ambiente. Perfil nacional da gestão de substâncias químicas. Brasília: MMA, 2003. 280 p.
BRASIL. CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolução CONAMA nº 357 de 17 de março de 2005. Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, 18 de março de 2005, págs.58-63. 
BRASIL. CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolução CONAMA nº 420 de 28 de dezembro de 2009. Dispõe sobre critérios e valores orientadores de qualidade do solo quanto à presença de substâncias químicas e estabelece diretrizes para o gerenciamento ambiental de áreas contaminadas por essas substâncias em decorrência de atividades antrópicas. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, 30 de dezembro de 2009, págs. 81 – 84. 
Ministério da Saúde. Portaria 2914 de 12 de dezembro de 2011 Dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo. Brasília, DF, 2011. Disponível em: Acesso em 30/05/2019
https://ambientes.ambientebrasil.com.br/residuos/pilhas_e_baterias/efeitos_do_mercurio.html
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/impactos-ambientais-mineracao.htm
https://www.mma.gov.br/informma/item/8985-os-riscos-do-merc%C3%BArio

Continue navegando