Buscar

PORTIFOLIO GEOGRAFIA

Prévia do material em texto

Nosso tema 
Tema 01
 Conflitos nos Balcãs - O esfacelamento de Iugoslávia 
 
Slides
 Slide 1 Slide 2
 Slide 3 Slide 4 
 
 Slide 5 Slide 6
 Slide 7 Slide 8
 Slide 9 Slide 10 Slide 11 Slide 12
 Slide 13 Slide 14 
 Slide 15 Slide 16
 Slide 17 Slide 18
 Slide 19 Slid Slide 21 Slide 22
Perguntas
01- Contextualize historicamente a formação da Iugoslávia destacando: mapa da extinta Iugoslávia, diversidade étnica e religiosas, republicas independentes que formavam a Iugoslávia. 
No século XV a região foi tomada pelo Império Turco-Otomano, e logo depois no século XIX a região foi tomada pelo Império Austro-húngaro, após a primeira guerra mundial a região ficou sob o comando do Sérvios, com o nome de Reino dos Sérvios, e foi chamada de reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos, na região existia 3 religiões: Mulçumana, cristã ortoxa e católica romana, e eram falados 5 idiomas: sérvio-croata, o esloveno, o albanês, o húngaro e o macedônio. Na segunda guerra mundial quando os nazifascistas invadiram a Iugoslávia impondo o seu regime, e quem conseguiu liberta o país desse regime foi Josip Tito, logo após instalou a república Socialista Federativa da Iugoslávia, que unia as 6 republicas independentes da: Sérvia, Montenegro, Macedônia, Bósnia, Croácia e Herzegovina. 
02- Consequências da desintegração da Iugoslávia. 
Essa etapa começa quando as repúblicas que formavam a grande Iugoslávia começam a desejar independência e democracia. Eslovênia e Croácia foram as primeiras a declarar sua independência em 1991, seguidas pelas Macedônia e Bósnia Herzegovina. No último caso, houve um grande conflito, porque um governante muçulmano assumiu um país de maioria cristã-ortodoxa. A situação perdurou até 1995 e ficou marcada pela grande quantidade de mortes
03- Faça uma análise crítica em relação a atuação de Josip Broz Tito e Slobodan Milosevic, no contexto de formação e desintegração da Iugoslávia.
Transposição didática
O diretor de cinema Fernando León de Aranoa fez um filme inspirado no conflito dos Balcãs, o filme se chama “Um dia perfeito”. 
Sinopse: Um grupo de ajuda humanitária mora há muito tempo numa região indefinida dos Bálcãs, em pleno período de guerra. Eles auxiliam o povo em suas tarefas cotidianas, enquanto funcionam de contato intermediário com as Nações Unidas. Um dia, o principal problema dos experientes Mambrú (Benicio Del Toro) e B (Tim Robbins) e da novata Sophie (Mélanie Thierry) é retirar com rapidez o cadáver jogado no único poço da cidade, para impedir que toda a água fique contaminada. Mas a situação é mais complexa do que aparenta: aos poucos, eles percebem que a retirada do corpo pode contrariar os interesses de muitas pessoas.
Histórias da Bósnia pós-genocídio' procura mostrar como o horror já havia se instalado em Srebrenica muito antes do massacre, quando a população, aumentada exponencialmente pelo abrigo a refugiados, morria de fome e de exaustão, e não deixa de apresentar os pequenos detalhes do cotidiano de quem reconstrói essa região no Leste Europeu. O jornalista Gustavo Silva descreve sua jornada pela região, no qual as marcas da guerra surgem misturadas aos detalhes.
Referencias 
 https://educacao.uol.com.br/biografias/slobodan-milosevic.htm
https://educacao.uol.com.br/biografias/josip-broz-tito.htm
 https://m.dw.com/pt-br/1995-acordo-de-dayton-encerra-guerra-da-b%C3%B3snia/a-332295
 https://m.brasilescola.uol.com.br/historiag/guerra-bosnia.htm
https://www.infoescola.com/geografia/balcas/ 
 https://www.google.com.br/amp/s/m.monografias.brasilescola.uol.com.br/amp/historia/a-guerra-kosovo.htm
 https://youtu.be/3qokwhLD06A
 https://youtu.be/651Bp0fxDQg
https://m.historiadomundo.uol.com.br/idade-contemporanea/guerra-bosnia.htm 
Resumo
Conflito nos Balcãs - O esfacelamento da Iugoslávia 
Local: região da península balcânica
Quando ocorreu: Entre os anos de 1912 e 1913
O que foi (resumo): Foi a disputa entre Sérvia, Montenegro, Grécia, Romênia, Turquia e Bulgária pela posse dos territórios remanescentes do Império Otomano. 
A crise nos Balcãs começou em 1908, quando a Áustria resolveu anexar ao seu território às províncias turcas da Bósnia e da Herzegovina, cobiçadas pela Sérvia e Rússia. A Alemanha declarou apoiar os austríacos. A Rússia, ainda não refeita dos prejuízos da guerra russo-japonesa, procurou uma aliança com a França e encorajou a Sérvia, a Bulgária, a Grécia e o Montenegro a vingarem as atrocidades cometidas pelos otomanos contra os eslavos da Macedônia com uma invasão militar na qual já estava previamente resolvido que, após a derrota dos turcos, a Albânia seria dada à Sérvia. 
 
Principais pontos desse conflito:
Antiga Iugoslávia era um Estado socialista criado após a ocupação alemã na 2.ª Guerra. A Federação com seis repúblicas juntou sérvios, croatas, bósnios muçulmanos, albaneses, eslovenos e outros sob um regime comunista. Conflitos entre esses grupos eram suprimidos durante a liderança do presidente Tito.
Após a morte de Tito, em 1980, as tensões voltaram. Grupos nacionalistas pediam mais autonomia diante da Iugoslávia e, em 1991, Croácia e Eslovênia declararam a independência então o Exército sérvio dominado pela Iugoslávia atacou primeiro a Eslovênia e depois a Croácia. Milhares morreram até 1992, quando o conflito foi interrompido por uma trégua supervisionada pela ONU.
A Bósnia, onde viviam sérvios, muçulmanos e croatas, foi a próxima a tentar a independência. Os sérvios da Bósnia, com o apoio de sérvios de outras partes da Iugoslávia, resistiram e, sob a liderança de Radovan Karadzic, ameaçaram os muçulmanos bósnios e croatas com um ‘banho de sangue’ se houvesse a separação. Apesar do apoio europeu à separação em um plebiscito realizado em 1992, a guerra veio mais rápido.
Forças da Iugoslávia dominaram uma grande faixa do território dominado pela Sérvia e milhões de bósnios muçulmanos e croatas foram expulsos de suas casas. Os sérvios também sofreram as consequências da guerra. A capital Sarajevo ficou sitiada. Os soldados da missão de paz da ONU foram considerados ineficazes.
– Os esforços internacionais para encerrar a guerra falharam e mais de 100 mil pessoas morreram. A guerra acabou em 1995 quando a Otan bombardeou bósnios e sérvios e os muçulmanos e croatas ganharam terreno. Com um acordo de paz, mediado pelos EUA, a Bósnia foi dividida em dois territórios, a República Sérvia da Bósnia e a federação muçulmano-croata, ligados por um governo central.
 
Em agosto de 1995, o Exército croata invadiu áreas sob o domínio sérvio e milhares de pessoas fugiram. Com isso, rapidamente a Croácia e a Bósnia estavam totalmente independentes. Em 1999, albaneses do Kosovo entraram em guerra com sérvios em outra guerra pela independência. A Sérvia terminou o conflito derrotada eisolada.
Consequências: as repúblicas que formavam a grande Iugoslávia começam a desejar independência e democracia. Eslovênia e Croácia foram as primeiras a declarar sua independência em 1991, seguidas pelas Macedônia e Bósnia Herzegovina. A União Europeia reconheceu a independência dessas nações em 1992 e no restante do território iugoslavo formou-se a República Federal da Iugoslávia.
Mais tarde, Kosovo também conquistou a sua independência e foi administrado pela ONU.
Do que antes era a Iugoslávia, resultaram os seguintes países: Croácia, Bósnia e Herzegovina, Eslovênia, República da Macedônia, Sérvia e Montenegro (que se tornaram duas nações separadas em 2006) e Kosovo, cuja independência nunca foi reconhecida pela Sérvia
Tema 02
Conflito no Cáucaso: A questão da Chechênia 
 
 
Slides
 Slide 1 Slide 2 
 Slide 3 Slide 4 
 Slide 5 Slide 6
 Slide 7 Slide 8
 Slide 9 Slide 10 
 Slide 11 Slide 12
 Slide 13 Slide 14 
Slide 15 
Ficha de avaliação
Perguntas
1. Quando começou o conflito na Chechênia? E qual o objetivo dos Chechenos
Em 1991, mas só enviou tropas em 1994. O principal objetivo deles era a independência. 
2. Por que o interesse político e econômico da Rússia na região da Chechênia? 
A Chechênia possui grandes reservas e plataformas de exploração de petróleo, ocupa uma posição estratégica para Rússia, porque nela passam oleodutos e gasodutos, e interesse político, por acharem quem a Chechênia faz parte do seu território.
3. Descreva algumas ações dos rebeldes chechenos contra o governo Russo que afetaram de forma significativa a população e que foram consideradas, pela comunidade internacional, como ações terroristas
4. Qual é a atual situação da Chechênia?
 Hoje em dia, mesmo após Moscou declarar que a fase militar da operação já acabou, o número de vítimas russas continua aumentando, os russos assumiram o controle em 2000, mas ainda há combates, em 2003 o governo de Moscou fez aliança com líderes da Chechênia e em 2009 a Chechênia foi declarada livre de terrorismo, milhares de soldados russos estão na Chechênia para apoiar um governo civil nomeado pelo Kremlin.
5. O que dizem os estudiosos sobre a existência de vínculos entre os rebeldes chechenos e grupos terroristas do Oriente Médio como a AL-QAEDA?
Os especialistas acreditam que sim, há tempo muito sabe que voluntários muçulmanos viajaram para a Chechênia para lutar junto aos rebeldes e segundo relatos, os voluntários teriam recebido treinamento em campos no Afeganistão e no Paquistão.
E também um dos principais comandantes rebeldes, o árabe Khattab, lutou contra as forças da antiga União Soviética durante o conflito no Afeganistão, há relatos de que ele teria feito contatos telefônicos com Osama Bin Laden
6. Em sua opinião seria possível um acordo de paz entre os rebeldes chechenos e o governo russo? Explique.
Transposição didática
 THE SEARCH
Sinopse: O filme conta a história de Carole (Bérénice Bejo), enfermeira que trabalha para uma ONG durante o conflito entre a Rússia e a Chechênia no final da década de 90 e acolhe uma criança chechena que se perdeu de seus pais. Paralelamente, ela começa a se envolver com um jovem.
 Livro: Uma constelação de fenômenos vitais
Sinopse: Uma constelação de fenômenos vitais conta a história de Havaa uma menina de oito anos que observa seu pai ser levado no meio da noite por soldados russos que o acusam de colaborar com rebeldes chechenos. De forma surpreendente, o livro equilibra momentos de violência e extrema delicadeza, experiências traumáticas e lembranças felizes
 
Tema 03
Conflito na Europa: A questão Basca/Catalunha
 
 
Slides
 Slide 1 Slide 2 
 
 Slide 3 Slide 4 
 Slide 5 Slide 6 
 
 Slide 7 Slide 8
 
 Slide 9 Slide 10
 
 Slide 11 Slide 12
Ficha de avaliação
Perguntas
(Catalunha)
1. Onde se localiza a Catalunha?
Localiza-se no nordeste da Espanha
2. Por que a Catalunha quer ser independente da Espanha?
Os catalães querem ter o poder de tomarem suas próprias decisões, sem interferências e também, porque perdem muito dinheiro, a maior parte do PIB da Espanha vem da Catalunha.
3. De que forma a ditadura de Francisco Franco influenciou no separatismo catalão?
Por conta de a Catalunha ter ficado muito oprimida na Ditadura
4. Como a Catalunha foi tratada pelos governos espanhóis durante ao longo da historia?
A Catalunha durante todo esse tempo foi maltratada e oprimida pelos governos espanhóis.
5. Por que a Espanha não quer que a Catalunha se separe do pais?
Porque a fronteira da Catalunha com a França tem grande importância para a economia espanhola. Apresenta em torno de 19% do PIB do país.
6. Por que a Catalunha convocou o referendo?
O governo separatista da Catalunha assinou o decreto convocando um referendo de autodeterminação para 1º de outubro, após o parlamento aprovar uma lei permitindo esta ação, considerada por Madrid como inconstitucional e que tentará impedir com todo o seu arsenal jurídico. 
7. Quais as medidas que foram tomadas pelo governo espanhol contra a realização do referendo realizado na Catalunha?
O governo de Rajoy assegurou que não permitiria a realização do referendo. A constituição espanhola não permite consultar a população sobre uma única porção do território quando se trata de questão nacional.
(País Basco)
1. Quem são eles?
É o nome dado a região histórica cultural em que residem os bascos, localizados ao extremo norte da Espanha e no extremo Sudoesta da França, cortada pelas cadeias montanhosas dos Pireneus e banhado pelo golfo da Biscaia.
2. Contextualiza culturalmente o povo basco
Uma cultura da Europa Antiga. Não é um país politicamente independente, mas é um país cultural. Um país que recebeu dos seus invasores o reconhecimento, mas não o respeito. Uma cultura milenar completamente distinta das culturas Latinas, Anglas Saxônicas, Escandinavas e tantas outras que formaram o continente Europeu.
3. Quais os motivos que levam os bascos a luta pela sua autonomia?
Os bascos não concordam que o território habitado por eles devem ser divididos entre Espanha e França e que os bascos sejam submissos a esses dois países. O desejo de independência vai desde atitudes simbólicas até a organização de partidos.
4. De que forma a ditadura de Francisco Franco influenciou negativamente para cultura do povo basco?
É que na ditadura eles ficaram proibidos de expor sua cultura, a língua deles principalmente que é única ( é a língua mais antiga e ela nunca mudou).
5. O que significa ETA? 
Pátria Basca e Liberdade.
6. Disserte sobre os motivos que levaram o surgimento do ETA.
 Basco foi um país de domínio de muitos países e em pródisso ele procurou ser independente, criando a ETA com o objetivo de tornar a região basca um estado independente. O movimento tem o apoio do segundo maior partido de Basco que é Harri Batasuna que também é representante do parlamento.
Transposição didática
 LAND AND FREEDOM
Sinopse: O grande filme do diretor inglês se baseia livremente na Homenagem a Catalunha, uma novela autobiográfica de George Orwell sobre a sua experiência como brigadista voluntário na guerra civil espanhola, nas filas do POUM anarco-trotskista. Um filme muito sólido historicamente, que mostra o avanço dos processos de socialização e evidencia as contradições nas filas revolucionárias.
 ¡AY, CARMELA!
Sinopse: Sinopse: No contexto da crucial Batalha do Ebro, um trio de comediantes que fazem apresentações para os republicanos se veem obrigados a atuar para os franquistas. Eles irão se adaptar e fazer humor contra os republicanos ou defender suas convicções, colocando em risco sua vida?  Além da história, a produção oferece um amplo cancioneiro revolucionário.
Tema 04
Conflito no Oriente Médio: A questão entre Israel e Palestina
Slides
 
 Slide 1 Slide 2
 
Slide 3 Slide 4
 
Slide 5 Slide 6
 
Slide 7 Slide 8
 
Slide 9 Slide 10
 
Slide 11 Slide 12
 
Slide 13 Slide 14
 
Slide 15 Slide 16
 
Slide 17 Slide 18
 
Slide 19 Slide 20 
Slide 21 Slide 22
 
Slide 23 Slide 24
 
Slide 25 Slide 26
 
Slide 27 Slide 28
 
Slide 30 Slide 31
 
Slide 32 Slide 33
 
Slide 34 Slide 35
 
Slide 36 Slide 37
 
Slide 38 Slide 39
 
Slide 40 Slide 41
	
Ficha de avaliação
Perguntas
1. Quando foi criado o Estado de Israel e como ficou a divisão territorial na Palestina?
Foi criado em 14 de maio de 1948 e a divisão ficou dessa maneira: Estado Judeu e Árabe.
2. Contextualize historicamente os motivos que levaram a criação do Estado de Israel.
Antigamente, a Palestina era concessão britânica, por isso os ingleses tentaram impedir o desembarque dos refugiados que necessitavam de ajuda e com isso, a opinião pública foi sensibilizada. A terra passou a ser chamada como a "Terra Prometida, pelos judeus, e para lá eles levaram todas suas tecnologias e finanças e passar a construir seu país. Só que, já estava sendo habitada, e por isso começaram a criar um estado judeu na Palestina e enquanto a assembleia da ONU acontecia, no ano de 1947, foi decretado que a Palestina seria dividida em dois estados, sendo que um seria judeu e outras árabe. E em 1948, foi fundado o estado de Israel.
3. Qual foi a reação dos países árabes que fazem fronteira com Israel após a criação do seu judeu?
A reação dos Árabes foi de terem sido invadidos por um povo (judeus) que a cada dia crescia e diminuía seu território e povo, o que gera conflitos até hoje.
4. Como ficou a configuração territorial do Estado de Israel e Palestino após as guerras pontuais que ocorreram após a criação do Estado Judeu?
O território palestino ficou dividido em duas partes, um árabe palestino 44% do território e um judeu com 56% do território que concentrava as terras férteis e a maioria das aldeias palestinas.
5. O que é OLP e ANP e em que contexto surgiram?
Organização para a Libertação da Palestina. Em maio de 64, durante o 1° Congresso Nacional Palestino, realizado em Jerusalém, surgiu a Organização Para a Libertação da Palestina, OLP. O objetivo era centralizar a liderança de vários grupos clandestinos.
A Autoridade Nacional Palestina, ANP é uma instituição estatal semiautônoma governada em partes da Palestina, que compreende as regiões da Cisjordânia e toda a faixa de Gaza. Esses dois fragmentos do território original foram estabelecidas como partes do acordo de Oslo entre a OPL e Israel.
6. Qual a importância do papel de Yitzhak Rabin e Yasser Arafat para a tentativa de paz entre as duas nações?
Eles tiveram um papel importante, pois foram agraciados em reconhecimento pelos acordos de OSLO, assinados em Washington um ano antes de receberem o premio Nobel da Paz, que encerrou décadas de ódio e guerra entre israelenses e palestinos.
7. Cite os grupos que surgiram dentro da Palestina e contextualize historicamente
O principal grupo da Palestina é a OLP que é a Organização para a Liberação da Palestina com o objetivo único de destruir por todos os meios o Estado de Israel para substituir por um Estado Nacional Palestino com capital em Jerusalém. Dentro da OLP tem subgrupos que são: alfatah que é o principal dentro dele, que é o grupo do hegemônico da OLP; O FLA que é a Frente Nacional Palestina; entre outros.
8. Por que se diz que é difícil um acordo de paz entre essas duas nações?
Não foi possível até hoje ter um acordo de paz entre Palestinos e Israelenses, pois esse conflito é muito antigo e envolve muitos critérios como: Palestinos surgiram na 1º Guerra Mundial e conquistaram um território para moradia. Após o término da 2º Guerra Mundial esse grupo formou um novo país, Israel, e o espaço palestino ficou bem menor, eles passaram a ocupar pedaços estreitos e separados do território, como a Faixa de Gaza e a Cisjordânia o que desencadeou o conflito de duas etnias. 
Transposição didática
 PROMESSAS DE UM NOVO MUNDO
Sinopse: Em vez de se concentrar nos acontecimentos políticos, este documentário retrata os conflitos no Oriente Médio sob a perspectiva de sete crianças palestinas e israelenses que vivem em Jerusalém.
 MUNIQUE
Sinopse: O governo israelense envia uma missão secreta de retaliação para matar onze pessoas ao redor do mundo depois que terroristas palestinos assassinam onze atletas israelenses nas Olimpíadas de Munique em 1972.

Continue navegando