Buscar

ESTUDO DIRIGIDO CSI_BASES- AV2 -2020-01

Prévia do material em texto

Curso: 
	Valor da aval.: 10,0 pontos (Peso 3,0)
	Disciplina-Turma: Bases Cel. & Molec./ Ciências da SaúdeI
	( ) AV1 (x) AV2 ( ) AVS ( ) 2ª Ch. AVS
	Professor (a): GUSTAVO COELHO 
	Data: 0
	Aluno (a): Luciane Moura Lourenço
	Matrícula: 4113100
	OBS: 
	
Sistema de Endomembranas
1) O sistema de endomembranas é formado por quais organelas? 
Retículo Endoplasmático Rugoso, retículo endoplasmático liso, complexo de golgi, endossomas, lisossomas e peroxissomas.
2) Qual a função do retículo endoplasmático? Diferencie o retículo endoplasmático liso e rugoso.
Função: Síntese e transporte de várias substâncias
O retículo endoplasmático rugoso, em sua parede externa, possui ribossomos e o retículo endoplasmático liso não possui. 
3) Por que a membrana do R.E.Rugoso possui ribossomos?
Porque é responsável por boa parte da produção de proteínas que são fabricados nos ribossomos.
4) Cite funções do R.E.Liso.
Participar da produção de moléculas de lipídios também participa dos processos de desintoxicação do organismo e dentro das suas bolsas também pode haver armazenamento de substâncias.
5) O que é endocitose? Diferencie pinocitose e fagocitose.
Endocitose é o processo de entrada de partículas na célula por meio de vesículas chamadas endossomos.
A diferença de pinocitose e fagocitose é o tipo de material a ser englobado no processo de endocitose. A fagocitose se trata de um englobamento de partículas sólidas, enquanto a pinocitose engloba partículas líquidas ou pequenas.
6) Cite funções do complexo de Golgi. Diferencie face cis e trans.
Modificar as proteínas e lipídios provenientes do retículo endoplasmático; transportar, selecionar e endereçar substâncias; reciclagem entre membranas; formar a parede celular da célula vegetal, o acrossoma do espermatozoide, os lisossomos e as membranas plasmática e nuclear
A face cis, que está voltada para o retículo endoplasmático rugoso, é a face na qual as vesículas provenientes do retículo se fundem. A face trans é a face que fica do lado oposto à face cis, onde as vesículas brotam para serem secretadas.
7) Diferencie endossoma e lisossoma.
Os lisossomos estão presentes em todas as células eucariontes e referem-se a estruturas membranosas ricas em enzimas digestivas que digerem substâncias orgânicas. Os endossomos são espécies de compartimentos responsáveis pelo transporte e digestão de partículas e moléculas que são captadas pela célula através da endocitose. Os endossomos maduros tem como principal finalidade a formação dos lisossomos.
Mitocôndria
8) Qual são as principais funções da mitocôndria? 
São responsáveis pelo processo de respiração celular.
9) Desenhe a estrutura da mitocôndria.
10) Cite algumas evidências que corroboram para a Teoria da Endossimbiose.
Mitocôndrias e cloroplastos possuem maquinaria celular e material genético próprios, sendo o DNA circular, como o das bactérias; Apresentam ribossomos mais semelhantes aos das células procarióticas do que eucarióticas; As membranas internas apresentam enzimas e sistemas de transporte que se assemelham aos encontrados na membrana plasmática de organismos procarióticos atuais; O processo de divisão dessas organelas assemelha-se ao processo de reprodução das bactérias.
Núcleo e Estrutura do DNA
11) Explique o experimento de Fred Griffith. 
Onde as bactérias podem mudar sua função e sua forma, dado o princípio da transformação. A transformação é um processo que aponta um aspecto sendo transformado em outro, no caso das bactérias a transformação envolve a célula sendo alterada por um material genético exógeno. Griffith usou duas cepas de bactérias (Streptococcus pneumoniae) que infectaram ratos. O primeiro, tipo III-S (lisas) são cobertas por uma capsula de polissacarídeos (composta por carboidratos e açucares que as protegem do sistema imune do hospedeiro). O segundo tipo de bactérias, tipo II-R (rugosas), não possuem a cápsula protetora, assim, são mais suscetíveis a serem mortas pelo sistema imune do hospedeiro. Essa bactéria que causa pneumonia em humanos, normalmente é letal em ratos. Em seu experimento, Griffith injetou essas duas cepas de bactérias nos ratos. Sem nenhum outro tipo de tratamento, as cepas de bactérias rugosas não foram capazes de matar o rato, mas as cepas de bactérias lisas foram. Por outro lado, o calor é capaz de romper a cápsula presente nas bactérias lisas, mas após o rompimento e ao serem injetadas, a cepa de bactérias lisas mortas sob o calor não será capaz de matar o rato. Porém, quando uma bactéria lisa submetida ao calor foi combinada com uma cepa de bactérias rugosas, essa nova cepa de bactéria matou o rato. Uma surpresa foi observando quando células vivas foram recuperadas dos ratos mortos, sendo que essas células originaram cepas lisas e eram virulentas após a injeção. Ou seja, de alguma forma, os restos das bactérias lisas mortas converteram as bactérias rugosas vivas em bactérias lisas vivas, definindo assim, o processo de transformação.
12) Explique o experimento de Avery.
Esse experimento começoucom grandes culturas de células S inativadas por calor e, através de uma longa série de etapas bioquímicas que purificaram progressivamente o princípio transformante através de lavagens, separação, ou destruição enzimática dos outros componentes celulares. Por este método, eles foram capazes de obter pequenas quantidades de princípio transformante altamente purificado, que eles puderam então analisar através de outros testes para determinar sua identidade. A substância purificada apresentou resultados negativos em testes químicos conhecidos para detectar proteínas, mas um resultado fortemente positivo em um teste químico conhecido para detectar DNA. A composição dos elementos do princípio transformante purificado assemelhava-se muito a DNA em suas proporções de nitrogênio e fósforo. Enzimas que degradam proteínas e RNA tinha pouco efeito sobre o princípio transformante, mas enzimas capazes de degradar DNA eliminavam a atividade transformante. Todos estes resultados apontavam para DNA como o provável princípio transformante. Contudo, Avery foi cauteloso na interpretação de seus resultados. Ele percebeu que era possível que alguma substância contaminante presente em pequenas quantidades, não DNA, fosse o verdadeiro princípio transformante.
13) Explique o experimento de Hersey-Chase
Os fagos que usaram era simples partículas compostas de proteína e DNA, com as estruturas externas feitas de proteína e o núcleo interno consistindo em DNA. Hershey e Chase sabiam que os fagos se prendiam à superfície de uma célula bacteriana hospedeira e injetavam alguma substância (DNA ou proteína) no hospedeiro. Esta substância dava "instruções" que faziam a bactéria hospedeira iniciar a produção de muitos e muitos fagos. Para estabelecer se o fago injetava DNA ou proteína no interior da bactéria hospedeira, foram preparados dois diferentes lotes de fagos. Em cada lote, os fagos eram produzidos na presença de elemento radiativo específico, que era incorporado nas macromoléculas (DNA e proteínas) sintetizadas pelos fagos. Uma amostra foi produzida na presença de 35S, um isótopo radioativo do enxofre. O enxofre é encontrado em muitas proteínas e está ausente do DNA, assim somente as proteínas dos fagos eram radioativamente marcadas por esse tratamento. A outra amostra foi produzida na presença de 32P, um isótopo radioativo de fósforo. O fósforo é encontrado no DNA, mas não em proteínas, então só o DNA do fago (e não as proteínas do fago) estava marcado radioativamente por este procedimento. Cada lote de fagos era usado para infectar uma cultura diferente de bactérias. Após a infecção, cada cultura era turbilhonada em um liquidificador, removendo qualquer fago remanescente e partes de fagos externas às células bacterianas. Finalmente, as culturas eram centrifugadas a alta velocidade, para separar as bactérias dos resíduos de fagos. A centrifugação faz o material mais pesado, tais como bactérias, moverem-se para o fundo do tubo e formarem um amontoado chamado sedimentado. O materialmais leve, tais como o meio (caldo) usado para o crescimento de culturas, junto com fagos e partes de fagos, permanecem próximo à parte de cima do tubo e forma uma camada líquida chamada de sobrenadante.
14) Quais são as diferenças entre DNA e RNA?
O DNA apresenta desoxirribose como açúcar, já o RNA apresenta uma ribose; as bases nitrogenadas presentes no DNA são citosina, guanina, adenina e timina, já no RNA são citosina, guanina, adenina e uracila; O DNA apresenta duas fitas, já o RNA possui fita simples.
15) O que são nucleotídeos e nucleosídeos? Quais são as bases nitrogenadas?
Os nucleotídeos são blocos construtores dos ácidos nucleicos, o DNA e o RNA e são formados pela reação da esterificação entre o ácido fosfórico e os nucleosídeos. Um nucleosídeo é constituído por uma base azotada ou nitrogenada e por uma pentose, a ribose ou a desoxirribose, sendo um nucleosídeo um nucleotídeo, porém sem o grupamento fosfato. 
Bases nitrogenadas: Adenina, guanina, citosina, timina e uracila.
16) Descreva a estrutura do DNA
Duas cadeias helicoidais. Suas cadeias são longas e possuem milhares de nucleótidos, o tipo de açúcar desoxirribose, tendo as bases nitrogenadas citosina, guanina, adenina e timina.
17) Em um fragmento de DNA fita dupla, a proporção de nucleotídeos A+T é igual a 42%. Sabendo disto, responda:
A) Qual a proporção de cada um dos quatro nucleotídeos presentes neste fragmento de DNA?
B) A proporção de A+G (purinas) é sempre igual a C+T (pirimidinas)? Justifique
C) A proporção de A+T é sempre igual a de G+C? Justifique.
18) Como a proporção de A+T e de G+C em uma molécula de DNA interfere na temperatura de desnaturação da mesma?
Replicação do DNA
19) Com relação a replicação do DNA, responda:
A) A replicação do DNA é conservativa ou semiconservativa? Justifique.
Semiconservativa, pois cada uma das suas moléculas recém-formadas conserva uma das cadeias da molécula que a originou e forma uma cadeia nova, complementar ao seu molde.
B) Qual a função das enzimas, DNA polimerase, helicase, topoisomerase, primase.
Primase sintetiza os primers (iniciadores).
DNA-polimerase catalisa a formação de cadeias de DNA usando as cadeias separadas como molde.
Helicase reconhe a origem de replicação e desenrola a dupla-hélice de DNA, na forquilha de replicação.
Topoisomerase quebra a fita de DNA.
C) O DNA polimerase sintetiza uma fita de DNA de forma contínua e outra descontínua. Explique.
Uma nova fita de DNA é sintetizada da direção 5’ para 3’, de forma contínua, no entanto considerando o sentido de replicação e a natureza antiparalela do DNA a fita só pode ser lida da extremidade 3’ para 5’. Como a abertura da dupla fita é gradual a partir da forquilha de replicação e o sentido de replicação deve ser obrigatoriamente na direção 5’ para 3’, a síntese das duas fitas ocorre de forma descontínua.
D) O que são os fragmentos de Okazaki? Ao término da replicação, estes fragmentos permanecem separados? Justifique.
É um pequeno fragmento de DNA criado na cadeia atrasada durante a replicação do DNA. Como a fita tardia é sintetizada descontinuamente, a síntese do primer de RNA é repetida diversas vezes durante a replicação do DNA e ao final do processo todos os primers são retiradas por enzimas específicas e os fragmentos de Okasaki unidos, concluindo com isso a síntese da fita tardia do RNA.
Transcrição e tradução
20) Com relação a transcrição gênica, responda:
A) Quais são as diferenças entre DNA e RNA?
No processo de transcrição o DNA é usado para a formação de uma molécula de RNA, nesse processo o DNA abre-se em um ponto e uma das fitas é usada como molde para a síntese de RNA, a medida que o RNA é transcrito, o DNA é fechado novamente. Durante o processo de transcrição quem se espelha com a adenina da fita molde é a uracila, uma base nitrogenada encontrada no RNA e ausente no DNA.
B) O que é transcrição? Onde ela ocorre?
É o processo no qual o DNA é usado para a formação de uma molécula de RNA. Ela ocorre no núcleo.
C) Qual é o nome da enzima responsável pela síntese de RNA? Como ela funciona?
RNA polimerase. As polimerases do RNA catalisam a síntese de RNA tendo como molde a fita de DNA e elas são capazes de iniciar uma nova cadeia de RNA a partir de um molde de DNA, sem precisar de iniciador.
D) Qual é a função do promotor de um gene?
Os promotores são sequencias de DNA específicas importantes para o início da transcrição.
E) Diferencie o término da transcrição em procariotos:
1. Independente da proteína Rho
2. Dependente da proteína Rho
F) Explique como ocorre o término da transcrição em eucariotos.
21) Com relação a tradução responda:
A) O que é tradução? Em qual local da célula ela ocorre? 
B) Qual é a função dos ribossomos no processo de tradução?
C) Explique por que o código genético:
a. É Universal
b. É degenerado
c. Não é ambíguo
D) Explique como ocorre o início da tradução em procariotos e eucariotos.
E) Explique como ocorre o término da tradução
22) Analise o seguinte gene X.
a. Gene x 
Determine qual é a sequência transcrita da molécula de RNA mensageiro (RNAm) para o gene x. Não se esqueça de marcar as suas respectivas extremidades 5' e 3'.
b. Gene x
Determine qual é a sequência transcrita da molécula de RNA mensageiro (RNAm) para o gene x. Não se esqueça de marcar as suas respectivas extremidades 5' e 3'.
23) Utilizando a tabela do código genético disponível abaixo, determine como seria a sequência peptídica codificada por cada um dos dois RNAm produzidos nessas duas situações.
2IBC 102-20 / ECT 027-20

Continue navegando