Buscar

Exercícios - piaget

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios – Piaget
Aluna: Emily Oliveira Fonseca 
1-    Qual ou quais são as diferenças entre a Epistemologia Genética e as Epistemologias Tradicionais?
A principal diferença entre a Epistemologia Genética e a Tradicional é que esta última tem o conhecimento como algo já acabado, enquanto a primeira, vê o conhecimento como algo que está em constante construção. Mas a Epistemologia Genética não despreza os conhecimentos anteriores, mas os usa como fundamentos básicos, assim como a pesquisa psicogenética. Outra diferença encontrada entre as Epistemologias no que concerne a educação consiste na forma com que os conhecimentos são passados, na Tradicional o conhecimento é passado por meio da transmissão. Enquanto na Epistemologia Genética a evolução do conhecimento se dá por meio da assimilação.
2-    Qual ou quais as particularidades do conhecimento lógico e matemático? Como a criança forma, por exemplo, a noção de número?
As pesquisas de Piaget sobre o conhecimento lógico-matemático revelam que a sua formação consiste numa verdadeira criação e construção por parte do indivíduo. Noutra palavras, a criança na troca permanente com o meio, insere os objetos em sistemas de relações cada vez mais complexos e reversíveis. A noção de série, de classe e número são as maiores testemunhas desse processo construtivo. O ensino da Matemática contemporânea se enriqueceu devido à descoberta psicogenética de que a noção de número é produto da síntese das relações simétricas e assimétricas, isto é, do domínio prévio das relações de classes e de séries lógicas.
 
3-    De que modo os objetos participam da formação do conhecimento matemático? Exemplifique.
Os objetos participam da formação do conhecimento através das abstrações reflexionante do sujeito, das formas e coordenações efetuadas por ele sobre os objetos. A extração das formas ou estruturas não é feita por caracteres e particularidades do objeto (como seu peso, sua força, sua velocidade, sua consistência etc.), mas sim dos relacionamentos e coordenações que o sujeito estabelece sobre os objetos.
 
4-    Tendo em vista o conhecimento lógico-matemático, como se constrói o conhecimento físico?
A aquisição do conhecimento físico, como se pode observar, diz respeito à formação e aprendizagem do conhecimento do mundo exterior, à aquisição do conhecimento sobre as propriedades inerentes aos objetos, tal aquisição, porém, é possível pela sua inserção progressiva em sistemas operatórios e esquemas explicativos. Esse conhecimento se dá por meio da relação direta do sujeito com o objeto.
 
5-     De que modo os objetos participam da formação do conhecimento do mundo exterior (conhecimento físico e social)? Exemplifique.
Apesar das diferenças que separam os conhecimentos física dos sociais e culturais, estes últimos se desenvolvem e são adquiridos de forma análoga aos primeiros. Essa analogia obedece ao fato de que tal como o conhecimento físico, o conhecimento social e cultural exige abstrações empíricas, no sentido de extrair caracteres e particularidades do mundo exterior, e inserção desses dados em sistemas de relações ou composições lógico-matemáticos. Deve-se igualmente ao fato de que as composições sucessivas, efetuadas pelo sujeito, realizam-se numa sequência de complexidade e objetividade progressiva.
 
6-     De que modo o sujeito participa da formação do conhecimento do mundo exterior (conhecimento físico e social)? Exemplifique.
As pesquisas de Emília Ferreiro sobre a psicogênese da escrita obedecem a essa forma de evolução e refletem de forma original, no campo dos conteúdos culturais, as principais hipóteses da teoria da piagetiana sobre a construtividade do mundo real. As pesquisas de ferreiro, de enorme importância para os desafios da alfabetização, sobretudo nos países de terceiro mundo, tratam de revelar os processos e os estados pelos quais o sujeito adquire conceitualmente um sistema de representação sobre a própria fala. Assim como a humanidade percorreu, progressivamente, milênio para organizar um sistema de representação conceptual sobre as regras da escrita o individua também organiza progressivamente sistemas de representação conceptual para conseguir escrever e ler consciente e competentemente.
 
7-    O desenvolvimento da aquisição da moralidade é análogo (não idênticos) ao conhecimento do mundo exterior? Se sua resposta for afirmativa, analise em qual sentido ele ocorre.
Embora exista, nos estudos clássicos da moral, consenso sobre o fato de o respeito constituir o sentimento fundamental que possibilita a aquisição das noções morais, as formas de tratamento dessa relação é que podem é que podem ser diretamente opostas. Assim, segundo Piaget (1988), enquanto Kant vê no respeito um resultado da lei e durkheim um reflexo da sociedade, Bovet mostra, ao contrário, que o respeito pelas pessoas constitui um fato primário e que mesmo a lei deriva. Para Piaget é essencial ara a educação moral, posto que levasse logo de início a situar relações de indivíduo a indivíduo acima de qualquer ensinamento oral e teórico.

Continue navegando