Buscar

trabalho gestão para serviços de TI

Prévia do material em texto

Vitor Brandão de Andrade Gama – 201908703105
Igor Mozart da Silva Bordallo
Getsão para Serviços de TI
O COBIT e o ITIL são dois frameworks baseados em boas práticas para a gestão de TI.
	Descreva resumidamente o objetivo de cada um desses frameworks (1,0)
O COBIT tem como objetivo principal o alinhamento entre os objetivos do negócio e os objetivos da TI, fazendo com que a TI atenda às necessidades de negócio (requisitos de negócios) da maneira mais eficiente possível.
Os investimentos de TI são guiados pelas necessidades do negócio, sendo usados em processos de TI que entregam algum valor de volta à organização, respondendo aos requisitos de negócios que criaram o ciclo
foca em cinco pontos: 
- alinhamento estratégico, 
- entrega de valor, 
- gestão de recursos, 
- gestão de riscos e medição do desempenho. 
O ITIL tem como principal objetivo a melhoria da qualidade dos serviços de tecnologia da informação de uma empresa, por meio de uma gestão com foco no cliente. O trabalho será feito usando um conjunto abrangente de processos e procedimentos de governança, que são separados em disciplinas. Como consequência, a organização pode fazer uma política que alinhe a TI a atividade principal da empresa e as suas principais estratégias de mercado. 
- Faça uma pequena análise se eles podem ser usados em conjunto (1,0)
Os dois frameworks ajudam as organizações a gerenciar a TI a partir de uma perspectiva de negócios e atingir metas de negócios, medição do progresso e assegurar uma eficaz governança de TI. As duas estruturas podem ser consideradas complementares
ITIL é mais focado em gerenciamento de serviços e fornece orientação sobre como desenvolver e implementar soluções eficazes.
COBIT fornece um quadro de governação global, de, que é aplicável à maioria das organizações, mas não é específico sobre certos aspectos do negócio como o gerenciamento de serviços de TI ou de segurança da informação.
O ITIL cobre áreas particulares, que podem ser mapeadas para o COBIT com o intuito de reforçar a estrutura e criar uma hierarquia de processos. Isto significa que o COBIT pode ser usado para modelar processos da ITIL para as necessidades do negócio e medir o seu sucesso de implementação.
O COBIT é usado para definir as metas de negócios e o ITIL auxilia com a gestão dos recursos para atingir esses objetivos.
- Cite pelo menos outros dois padrões de gestão que podem ser usados pelas áreas de TI (1,0)
PMBOK - Project Management Body of Knowledge : 
PMBOK é uma verdadeira coletânea de práticas que mapeia o gerenciamento eficiente dos projetos (esforço temporário, com início e fim bem determinado, com objetivo exclusivo). Segundo ele, os projetos de uma organização são formados por processos, que devem ser divididos em 5 grupos:
	Iniciação;
	Planejamento;
	Execução;
	Monitoramento e controle;
	Encerramento.
Dentro de cada uma dessas etapas, existem diversos processos inseridos em áreas do conhecimento como aquisições, qualidade, escopo, tempo, custos, integração, comunicações e recursos humanos. 
CMMI - Capability Maturity Model Integration :
O principal objetivo é aprimorara maturidade dos processos de software das empresas, através de uma evilução que vai dos processos caóticos (com resultados imprevisíveis) aos processos disciplinados e organizados (com resultados previsíveis, alta produtividade e melhoria contínua de processos).
O CMMI se subdivide em 5 níveis:
	Nível 1 – Inicial: processos caóticos, ausência de padrões;
	Nível 2 – Gerenciado: planejamento, mensuração e gerenciamento dos diferentes processos;
	Nível 3 – Definido: processos claramente definidos, com procedimentos padronizados;
	Nível 4 – Gerenciado Quantitativamente: ampliação da previsibilidade do desempenho de diferentes processos (controle qualitativo);
	Nível 5 – Otimizado: melhoria contínua.

Continue navegando