Buscar

APS GRANDES

Prévia do material em texto

APS GRANDES ANIMAIS
1- De acordo com as informações obtidas nos textos sobre a técnicas de toracotomia e toracoscopia nos equinos, discuta em grupo e responda: 
a) Quais as indicações para a realização da toracotomia? 
A toracotomia é indicada em equinos como acesso cirúrgico para correção de hérnia diagramática, feridas perfurantes de tórax, fraturas de costelas, remoção de tumores torácicos, correção de anormalidades cardíacas e vasculares congênitas, correção de afecções gastrointestinais superiores, como obstruções ou estenose de porção torácica do esôfago e estenose de cárdia, drenagem de abcesso pulmonar ou pleural, ressuscitação cardíaca intratorácica e correção de pericardite constrictiva. A maioria das toracotomias realizadas em equinos tem sido direcionada para pesquisa da fisiologia pulmonar e cardíaca. 
b) Quais as indicações para a realização da toracoscopia? 
A toracoscopia está indicada quando outros exames de auxílio diagnóstico das afecções da cavidade pleural não forem efetivos e, uma vez que a toracoscopia é uma técnica invasiva, exige que o paciente esteja sob sedação profunda e anestesia local. É indicada em casos de pleuropneumonia, suspeita de neoplasias intratorácicas, presença de aderências, pericardites, abcessos pulmonares, coccidioses, auxilio na colocação de drenos, coccidiomicoses, pleuris bacteriana, hérnias diagramáticas, drenagem de abcessos, biopsia pulmonar, identificação de corpos estranhos, colocação de drenos nos espaços adequados para melhor localização e segurança do procedimento.
c) Quais as limitações a toracoscopia apresenta quando comparada a toracotomia?
A toracoscopia é limitada, em relação à toracotomia, no que diz respeito ao tamanho da incisão cirúrgica, por exemplo, limitando o tamanho de fragmentos, massas e tecidos que podem ser removidos, 
d) Podemos afirmar que alguma das técnicas é melhor do que a outra? Se sim, qual é a melhor? 
Ambas técnicas têm sua finalidade, e assim, suas vantagens e restrições. A técnica de toracoscopia por ser uma cirurgia minimamente invasiva, apresenta melhor recuperação, já que as incisões são menores, a manipulação da cavidade é mínima, a exposição da cavidade a agentes exógenos e possíveis patógenos é reduzida, diminuindo assim a probabilidade de infecção, permite drenagem mais efetiva do pneumotórax causado no início do procedimento, reduzindo tempo de uso de drenos/ sondas para este fim.
As duas técnicas podem ser realizadas om o animal em estação, porém, geralmente as toracotomias são realizadas em decúbito, já que a cirurgia é indicada em casos em que se faz necessário incisões grandes, e o animal geralmente está sob anestesia geral e ventilação controlada. 
Assim, a melhor técnica depende do quadro do animal e qual o propósito do procedimento, entretanto, considerando a recuperação do animal no pós-operatório, a toracoscopia é a melhor opção.
2- Com relação ao pneumotórax produzido para a realização da toracoscopia responda:
a) Como podemos realizar o pneumotórax (Quais as possibilidades?) Alguma das técnicas é mais vantajosa?
O pneumotórax é causado propositalmente neste caso, para possibilitar melhor visualização da cavidade torácica, já que, ao romper a parede pleural ocorre perda da pressão negativa, levando ao colabamento pulmonar do referido lado, impedindo sua expansão temporariamente, Outra maneira de promover pneumotórax é injetando gás carbônico no início do procedimento, logo que a cavidade seja alcançada. Nas duas abordagens, o pneumotórax tendo que ser drenado ao final da cirurgia, sendo necessário a utilização de um equipo anexado a um sugador, assim permitindo que o animal volte a expandir o pulmão normalmente. 
b) Qual a função do pneumotórax nas cirurgias minimamente invasivas da cavidade torácica?
A função do pneumotórax nas cirurgias minimamente invasivas é ampliar o campo visual na cavidade torácicas, facilitando a visualização das estruturas e proporcionando um espaço maior para a realização dos procedimentos na cavidade.

Continue navegando