Logo Passei Direto
Buscar

AVALIAÇÃO 2 AFETIVIDADE E SEXUALIDADE

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Para Vieira, Coutinho e Saraiva (2016, p. 206), "[...] os atores sociais demonstraram entendimento acerca da sexualidade, bem como aceitação das práticas sexuais na velhice, embora alguns tenham ressaltado a percepção negativa da sociedade quanto a essa realidade. Foram apontadas mudanças tanto positivas quanto negativas decorrentes do processo de envelhecimento, bem como destacada a importância dos idosos vivenciarem sua sexualidade de maneira saudável e prazerosa. As representações dos idosos acerca da sexualidade foram permeadas de conhecimentos oriundos do senso comum, interligados com experiências de vida dos mesmos".
No que se refere à expressão práticas sexuais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As práticas sexuais são simplesmente as relações sexuais, o ato de fazer sexo. Assim, é muito subjetivo e diversificado como elas acontecem.
( ) Para realmente ser uma prática sexual, todos os envolvidos devem estar em consenso e acordo, diferente disso pode ser considerado uma violência sexual.
( ) Práticas sexuais são necessariamente aquelas que acontecem entre um homem e uma mulher, e envolvem a relação sexual (coito, cópula, transa).
a) V - V - F.
b) F - V - F.
c) F - F - V.
d) V - F - F.

"As entidades chamaram atenção para a igualdade de gênero e fim das discriminações referentes à sexualidade, compromissos nos quais o Brasil é signatário. As forças políticas que apoiaram o PNE argumentavam que reduzir os contextos de desigualdades de gênero e orientação sexual nas escolas é um compromisso democrático que deve orientar a formulação de políticas" (BRANDÃO; LOPES, 2018, p. 111).
Com relação aos debates sobre sexualidade e o espaço escolar, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) É importante discutir sobre temas da sexualidade nas escolas a fim de quebrar com preconceitos e estereótipos que causam violências e desinformação, principalmente no que se refere ao corpo e suas transformações, inclusive na adolescência, onde é maior o interesse pela temática.
( ) Os assuntos relacionados à sexualidade não devem estar presentes no âmbito escolar, já que, a abordagem desses temas incita a permissividade sexual nas crianças. A família é a instituição incumbida de fornecer informações sobre sexualidade, para as pessoas assim que ultrapassam a fase da adolescência.
( ) O papel esclarecedor sobre o que diz respeito à sexualidade e suas implicações na vida social e individual, é da escola. Assim, estará prevenindo vários fatores, como doenças, gravidez indesejada, abusos e violências sexuais, bem como disponibilizando o conhecimento biológico sobre o organismo humano.
a) V - F - F.
b) F - F - V.
c) F - V - F.
d) V - F - V.

"Nesse sentido, os PCN realçam as relações de gênero, reconhecendo-as como referências fundamentais para a constituição da identidade de crianças e jovens. Coerentes com os fundamentos e princípios da Constituição Federal, os PCN trazem como eixo central da educação escolar o exercício da cidadania e apresentam como maior inovação a inclusão de temas que visam a resgatar a dignidade da pessoa humana, a igualdade de direitos, a participação ativa na sociedade e a corresponsabilidade pela vida social" (VIANNA, 2004, p. 96).
Sobre os PCNs e assuntos relativos à sexualidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Engloba as relações de gênero, o respeito a si mesmo e ao outro e à diversidade de crenças, valores e expressões culturais existentes numa sociedade democrática e pluralista. Pretende contribuir para a superação de tabus e preconceitos ainda arraigados no contexto sociocultural brasileiro.
( ) O documento reforça a atitude comum da escola, em ocultar e reprimir as questões que se referem à sexualidade, e em atribuir tais discussões exclusivamente ao espaço familiar, ou seja, que o assunto se refere ao campo privado. Por isso, as discussões sobre gênero e sexualidade não devem fazer parte dos diálogos com as crianças nas escolas.
( ) O objetivo principal do documento é de conscientizar sobre os temas relacionados à sexualidade. Contempla a relação com o corpo, os gêneros, a identidade sexual e as doenças sexualmente transmissíveis (DST). O tema da sexualidade é importante de ser discutido nas escolas a fim de quebrar com preconceitos e estereótipos que causam violências.
a) F - V - F.
b) F - F - V.
c) V - F - F.
d) V - F - V.

Joly (2017, p. 6) realizou um estudo sobre a liberdade e a escravidão no pensamento estoico romano e uma de suas constatações foi a de que "a liberdade cívica adquirida pelo liberto não o torna, de imediato, livre do ponto de vista moral".
Sobre as influências que o pensamento estoico deixou nos costumes relacionados à sexualidade, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o significado da palavra estoico:
a) Ardor, calor, paixão, influxo, crescente.
b) Austero, impassível, inflexível, rígido, insensível.
c) Tolerante, permissivo, complacente, desregrado, aberto.
d) Estouro, estrépito, estrondo, traque, troada.

"Ao longo da história, a atividade sexual sempre foi objeto de preocupação moral e, como tal, submetida a dispositivos de controle das práticas e comportamentos sexuais. Como esses dispositivos são construídos com base nos valores e ideologias predominantes na sociedade, eles assumem formas diferentes à medida que a sociedade muda" (ARAUJO, 2002).
Além da sexualidade, a linguagem, muitos de nossos conceitos e referenciais estéticos, éticos, as noções de corpo (soma) e de alma (psiqué), e de educação recebeu grande influência de quais culturas?
a) Espartana e alemã.
b) Grega e romana.
c) Judaica e norteamericana.
d) Asteca e portuguesa.

"Os conceitos de 'sexo' e 'gênero' são importantes porque revelam, em parte, a oposição fundante entre natureza e cultura e a dicotomia entre ciências humanas e biociências" (OKA; LAURENTI, 2018, p. 238).
Sobre os conceitos de gênero, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os estudos de gênero trazem importantes reflexões sobre as relações de poder, entre o masculino e o feminino. São muito pertinentes, ainda que não incluam pesquisas sobre homossexuais ou bissexuais.
( ) Historicamente, podemos situar que foi em fins do século XIX que se tornou possível colocar em evidência uma discussão sobre gênero como forma de resistência a uma cultura e política de dominação do masculino sobre o feminino.
( ) A perspectiva de gênero está ligada a epistemologias que discutem conceitos como identidade, diversidade e cultura. Dessa forma, não escapa das discussões sobre sexualidade.
a) V - V - F.
b) V - F - F.
c) F - V - V.
d) F - V - F.

Na concepção de Palma (et al. 2015, p. 729), "Ter a possibilidade de trabalhar questões relacionadas à orientação sexual (esclarecendo que o termo orientação, neste caso dos PCN, refere-se ao ato de propor um espaço de discussão sobre a sexualidade, e não está relacionado com o direcionamento da escolha de parceiros ou parceiras) nas escolas, e dentre ela a questão da diversidade, é um avanço no ensino brasileiro. A escola não pode simplesmente fechar os olhos para a realidade, e considerar que as palavras: gay e lésbica devem ficar fora dos portões escolares".
Sobre o exposto, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Homossexual ou homoafetivo.
II- Heterossexual ou heteroafetivo.
III- Bissexual ou biafetivo.
( III ) Quando a pessoa se sente atraída por ambos os gêneros.
( I ) Quando a atração ocorre entre pessoas do mesmo gênero (gays e lésbicas, por exemplo).
( II ) Quando uma pessoa se atrai por um gênero diferente do seu.

"Em 2006, as Secretarias de Cultura e de Saúde de Suzano estabeleceram uma parceria para implantar o projeto Pavio Erótico, que consiste em um sarau temático, com a exibição de filmes, declamação de poesias, mesas de diálogo, interpretação de contos, apresentação teatral, dança, música, além da disponibilização de preservativos e materiais informativos, que fomentam as discussões do universo da sexualidade humana à luz das práticas sexuais seguras" (SOUSA, et al, 2009, p. 63).
Com foco nas propostas para trabalhar a temática da sexualidade, analise as afirmativas a seguir:
I- Uma sugestão é que os professores peçam para que os participantes tragam consigo letras de músicas de todos os estilos que falem de relações amorosas, sexualidade e modos de ser homem e ser mulher. Além das letras, podem ser exibidos os videoclipes de algumas dessas músicas.
II- Uma temática que deve ser rejeitada nas escolas envolve a forma pela qual as relações afetivas são representadas nas músicas. Recomenda-se evitar diálogos sobre como homens e mulheres se comportam nessas relações, quais os comportamentos que a música critica ou estimula, se as relações são heterossexuais ou homossexuais.
III- Os alunos poderão ser instigados a identificar nas músicas como homens e mulheres são representados/as, suas ações, seus sentimentos, comportamentos na relação e os verbos e adjetivos usados para se referir a homens e a mulheres.
a) As afirmativas I e II estão corretas.
b) As afirmativas I e III estão corretas.
c) Somente a afirmativa I está correta.
d) As afirmativas II e III estão corretas.

Da antigüidade à idade média, eram os pais que cuidavam do casamento dos filhos. O casamento não consagrava um relacionamento amoroso. Era um negócio de família, um contrato que dois indivíduos faziam não para o prazer, mas a conselho de suas famílias e para o bem delas. O principal papel do casamento era servir de base a alianças cuja importância se sobrepunha ao amor e à sexualidade. Escolha e paixão não pesavam nessas decisões, e a sexualidade para a reprodução era parte da aliança firmada.
Tendo em vista os quatro tipos principais de conduta sexual desenvolvidos na concepção dos gregos, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Dietética.
II- Econômica.
III- Erótica.
IV- Filosófica.
( ) A propósito do corpo.
( ) A propósito dos rapazes.
( ) A propósito da verdade.
( ) A propósito do casamento.
a) I - III - IV - II.
b) III - II - I - IV.
c) II - IV - II - I.
d) I - IV - III - II.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

Para Vieira, Coutinho e Saraiva (2016, p. 206), "[...] os atores sociais demonstraram entendimento acerca da sexualidade, bem como aceitação das práticas sexuais na velhice, embora alguns tenham ressaltado a percepção negativa da sociedade quanto a essa realidade. Foram apontadas mudanças tanto positivas quanto negativas decorrentes do processo de envelhecimento, bem como destacada a importância dos idosos vivenciarem sua sexualidade de maneira saudável e prazerosa. As representações dos idosos acerca da sexualidade foram permeadas de conhecimentos oriundos do senso comum, interligados com experiências de vida dos mesmos".
No que se refere à expressão práticas sexuais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As práticas sexuais são simplesmente as relações sexuais, o ato de fazer sexo. Assim, é muito subjetivo e diversificado como elas acontecem.
( ) Para realmente ser uma prática sexual, todos os envolvidos devem estar em consenso e acordo, diferente disso pode ser considerado uma violência sexual.
( ) Práticas sexuais são necessariamente aquelas que acontecem entre um homem e uma mulher, e envolvem a relação sexual (coito, cópula, transa).
a) V - V - F.
b) F - V - F.
c) F - F - V.
d) V - F - F.

"As entidades chamaram atenção para a igualdade de gênero e fim das discriminações referentes à sexualidade, compromissos nos quais o Brasil é signatário. As forças políticas que apoiaram o PNE argumentavam que reduzir os contextos de desigualdades de gênero e orientação sexual nas escolas é um compromisso democrático que deve orientar a formulação de políticas" (BRANDÃO; LOPES, 2018, p. 111).
Com relação aos debates sobre sexualidade e o espaço escolar, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) É importante discutir sobre temas da sexualidade nas escolas a fim de quebrar com preconceitos e estereótipos que causam violências e desinformação, principalmente no que se refere ao corpo e suas transformações, inclusive na adolescência, onde é maior o interesse pela temática.
( ) Os assuntos relacionados à sexualidade não devem estar presentes no âmbito escolar, já que, a abordagem desses temas incita a permissividade sexual nas crianças. A família é a instituição incumbida de fornecer informações sobre sexualidade, para as pessoas assim que ultrapassam a fase da adolescência.
( ) O papel esclarecedor sobre o que diz respeito à sexualidade e suas implicações na vida social e individual, é da escola. Assim, estará prevenindo vários fatores, como doenças, gravidez indesejada, abusos e violências sexuais, bem como disponibilizando o conhecimento biológico sobre o organismo humano.
a) V - F - F.
b) F - F - V.
c) F - V - F.
d) V - F - V.

"Nesse sentido, os PCN realçam as relações de gênero, reconhecendo-as como referências fundamentais para a constituição da identidade de crianças e jovens. Coerentes com os fundamentos e princípios da Constituição Federal, os PCN trazem como eixo central da educação escolar o exercício da cidadania e apresentam como maior inovação a inclusão de temas que visam a resgatar a dignidade da pessoa humana, a igualdade de direitos, a participação ativa na sociedade e a corresponsabilidade pela vida social" (VIANNA, 2004, p. 96).
Sobre os PCNs e assuntos relativos à sexualidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Engloba as relações de gênero, o respeito a si mesmo e ao outro e à diversidade de crenças, valores e expressões culturais existentes numa sociedade democrática e pluralista. Pretende contribuir para a superação de tabus e preconceitos ainda arraigados no contexto sociocultural brasileiro.
( ) O documento reforça a atitude comum da escola, em ocultar e reprimir as questões que se referem à sexualidade, e em atribuir tais discussões exclusivamente ao espaço familiar, ou seja, que o assunto se refere ao campo privado. Por isso, as discussões sobre gênero e sexualidade não devem fazer parte dos diálogos com as crianças nas escolas.
( ) O objetivo principal do documento é de conscientizar sobre os temas relacionados à sexualidade. Contempla a relação com o corpo, os gêneros, a identidade sexual e as doenças sexualmente transmissíveis (DST). O tema da sexualidade é importante de ser discutido nas escolas a fim de quebrar com preconceitos e estereótipos que causam violências.
a) F - V - F.
b) F - F - V.
c) V - F - F.
d) V - F - V.

Joly (2017, p. 6) realizou um estudo sobre a liberdade e a escravidão no pensamento estoico romano e uma de suas constatações foi a de que "a liberdade cívica adquirida pelo liberto não o torna, de imediato, livre do ponto de vista moral".
Sobre as influências que o pensamento estoico deixou nos costumes relacionados à sexualidade, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o significado da palavra estoico:
a) Ardor, calor, paixão, influxo, crescente.
b) Austero, impassível, inflexível, rígido, insensível.
c) Tolerante, permissivo, complacente, desregrado, aberto.
d) Estouro, estrépito, estrondo, traque, troada.

"Ao longo da história, a atividade sexual sempre foi objeto de preocupação moral e, como tal, submetida a dispositivos de controle das práticas e comportamentos sexuais. Como esses dispositivos são construídos com base nos valores e ideologias predominantes na sociedade, eles assumem formas diferentes à medida que a sociedade muda" (ARAUJO, 2002).
Além da sexualidade, a linguagem, muitos de nossos conceitos e referenciais estéticos, éticos, as noções de corpo (soma) e de alma (psiqué), e de educação recebeu grande influência de quais culturas?
a) Espartana e alemã.
b) Grega e romana.
c) Judaica e norteamericana.
d) Asteca e portuguesa.

"Os conceitos de 'sexo' e 'gênero' são importantes porque revelam, em parte, a oposição fundante entre natureza e cultura e a dicotomia entre ciências humanas e biociências" (OKA; LAURENTI, 2018, p. 238).
Sobre os conceitos de gênero, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os estudos de gênero trazem importantes reflexões sobre as relações de poder, entre o masculino e o feminino. São muito pertinentes, ainda que não incluam pesquisas sobre homossexuais ou bissexuais.
( ) Historicamente, podemos situar que foi em fins do século XIX que se tornou possível colocar em evidência uma discussão sobre gênero como forma de resistência a uma cultura e política de dominação do masculino sobre o feminino.
( ) A perspectiva de gênero está ligada a epistemologias que discutem conceitos como identidade, diversidade e cultura. Dessa forma, não escapa das discussões sobre sexualidade.
a) V - V - F.
b) V - F - F.
c) F - V - V.
d) F - V - F.

Na concepção de Palma (et al. 2015, p. 729), "Ter a possibilidade de trabalhar questões relacionadas à orientação sexual (esclarecendo que o termo orientação, neste caso dos PCN, refere-se ao ato de propor um espaço de discussão sobre a sexualidade, e não está relacionado com o direcionamento da escolha de parceiros ou parceiras) nas escolas, e dentre ela a questão da diversidade, é um avanço no ensino brasileiro. A escola não pode simplesmente fechar os olhos para a realidade, e considerar que as palavras: gay e lésbica devem ficar fora dos portões escolares".
Sobre o exposto, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Homossexual ou homoafetivo.
II- Heterossexual ou heteroafetivo.
III- Bissexual ou biafetivo.
( III ) Quando a pessoa se sente atraída por ambos os gêneros.
( I ) Quando a atração ocorre entre pessoas do mesmo gênero (gays e lésbicas, por exemplo).
( II ) Quando uma pessoa se atrai por um gênero diferente do seu.

"Em 2006, as Secretarias de Cultura e de Saúde de Suzano estabeleceram uma parceria para implantar o projeto Pavio Erótico, que consiste em um sarau temático, com a exibição de filmes, declamação de poesias, mesas de diálogo, interpretação de contos, apresentação teatral, dança, música, além da disponibilização de preservativos e materiais informativos, que fomentam as discussões do universo da sexualidade humana à luz das práticas sexuais seguras" (SOUSA, et al, 2009, p. 63).
Com foco nas propostas para trabalhar a temática da sexualidade, analise as afirmativas a seguir:
I- Uma sugestão é que os professores peçam para que os participantes tragam consigo letras de músicas de todos os estilos que falem de relações amorosas, sexualidade e modos de ser homem e ser mulher. Além das letras, podem ser exibidos os videoclipes de algumas dessas músicas.
II- Uma temática que deve ser rejeitada nas escolas envolve a forma pela qual as relações afetivas são representadas nas músicas. Recomenda-se evitar diálogos sobre como homens e mulheres se comportam nessas relações, quais os comportamentos que a música critica ou estimula, se as relações são heterossexuais ou homossexuais.
III- Os alunos poderão ser instigados a identificar nas músicas como homens e mulheres são representados/as, suas ações, seus sentimentos, comportamentos na relação e os verbos e adjetivos usados para se referir a homens e a mulheres.
a) As afirmativas I e II estão corretas.
b) As afirmativas I e III estão corretas.
c) Somente a afirmativa I está correta.
d) As afirmativas II e III estão corretas.

Da antigüidade à idade média, eram os pais que cuidavam do casamento dos filhos. O casamento não consagrava um relacionamento amoroso. Era um negócio de família, um contrato que dois indivíduos faziam não para o prazer, mas a conselho de suas famílias e para o bem delas. O principal papel do casamento era servir de base a alianças cuja importância se sobrepunha ao amor e à sexualidade. Escolha e paixão não pesavam nessas decisões, e a sexualidade para a reprodução era parte da aliança firmada.
Tendo em vista os quatro tipos principais de conduta sexual desenvolvidos na concepção dos gregos, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Dietética.
II- Econômica.
III- Erótica.
IV- Filosófica.
( ) A propósito do corpo.
( ) A propósito dos rapazes.
( ) A propósito da verdade.
( ) A propósito do casamento.
a) I - III - IV - II.
b) III - II - I - IV.
c) II - IV - II - I.
d) I - IV - III - II.

Prévia do material em texto

A+A-A
	Acadêmico:
	
	Disciplina:
	Afetividade e Sexualidade na Educação Inclusiva (LEE18)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:512618) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	19263260
Parte superior do formulário
	1.
	Para Vieira, Coutinho e Saraiva (2016, p. 206), "[...] os atores sociais demonstraram entendimento acerca da sexualidade, bem como aceitação das práticas sexuais na velhice, embora alguns tenham ressaltado a percepção negativa da sociedade quanto a essa realidade. Foram apontadas mudanças tanto positivas quanto negativas decorrentes do processo de envelhecimento, bem como destacada a importância dos idosos vivenciarem sua sexualidade de maneira saudável e prazerosa. As representações dos idosos acerca da sexualidade foram permeadas de conhecimentos oriundos do senso comum, interligados com experiências de vida dos mesmos". No que se refere à expressão práticas sexuais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As práticas sexuais são simplesmente as relações sexuais, o ato de fazer sexo. Assim, é muito subjetivo e diversificado como elas acontecem. 
(    ) Para realmente ser uma prática sexual, todos os envolvidos devem estar em consenso e acordo, diferente disso pode ser considerado uma violência sexual.
(    ) Práticas sexuais são necessariamente aquelas que acontecem entre um homem e uma mulher, e envolvem a relação sexual (coito, cópula, transa).  
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: VIEIRA, Kay Francis Leal; COUTINHO, Maria da Penha de Lima; SARAIVA, Evelyn Rúbia de Albuquerque. A Sexualidade Na Velhice: Representações Sociais De Idosos Frequentadores de Um Grupo de Convivência. Psicol. cienc. prof., Brasília, 2016.
	
	a) V - F - F.
	
	b) F - F - V.
	
	c) V - V - F.
	
	d) F - V - F.
	 
	 
	2.
	"As entidades chamaram atenção para a igualdade de gênero e fim das discriminações referentes à sexualidade, compromissos nos quais o Brasil é signatário. As forças políticas que apoiaram o PNE argumentavam que reduzir os contextos de desigualdades de gênero e orientação sexual nas escolas é um compromisso democrático que deve orientar a formulação de políticas" (BRANDÃO; LOPES, 2018, p. 111). Com relação aos debates sobre sexualidade e o espaço escolar, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É importante discutir sobre temas da sexualidade nas escolas a fim de quebrar com preconceitos e estereótipos que causam violências e desinformação, principalmente no que se refere ao corpo e suas transformações, inclusive na adolescência, onde é maior o interesse pela temática.
(    ) Os assuntos relacionados à sexualidade não devem estar presentes no âmbito escolar, já que, a abordagem desses temas incita a permissividade sexual nas crianças. A família é a instituição incumbida de fornecer informações sobre sexualidade, para as pessoas assim que ultrapassam a fase da adolescência. 
(    ) O papel esclarecedor sobre o que diz respeito à sexualidade e suas implicações na vida social e individual, é da escola. Assim, estará prevenindo vários fatores, como doenças, gravidez indesejada, abusos e violências sexuais, bem como disponibilizando o conhecimento biológico sobre o organismo humano. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRANDAO, Elaine Reis; LOPES, Rebecca Faray Ferreira. "Não é competência do professor ser sexólogo" O debate público sobre gênero e sexualidade no Plano Nacional de Educação. Civitas, Rev. Ciênc. Soc., Porto Alegre, 2018.
	
	a) V - F - F.
	
	b) F - F - V.
	
	c) F - V - F.
	
	d) V - F - V.
	 
	 
	3.
	"Nesse sentido, os PCN realçam as relações de gênero, reconhecendo-as como referências fundamentais para a constituição da identidade de crianças e jovens. Coerentes com os fundamentos e princípios da Constituição Federal, os PCN trazem como eixo central da educação escolar o exercício da cidadania e apresentam como maior inovação a inclusão de temas que visam a resgatar a dignidade da pessoa humana, a igualdade de direitos, a participação ativa na sociedade e a corresponsabilidade pela vida social" (VIANNA, 2004, p. 96). Sobre os PCNs e assuntos relativos à sexualidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Engloba as relações de gênero, o respeito a si mesmo e ao outro e à diversidade de crenças, valores e expressões culturais existentes numa sociedade democrática e pluralista. Pretende contribuir para a superação de tabus e preconceitos ainda arraigados no contexto sociocultural brasileiro.
(    ) O documento reforça a atitude comum da escola, em ocultar e reprimir as questões que se referem à sexualidade, e em atribuir tais discussões exclusivamente ao espaço familiar, ou seja, que o assunto se refere ao campo privado. Por isso, as discussões sobre gênero e sexualidade não devem fazer parte dos diálogos com as crianças nas escolas.
(    ) O objetivo principal do documento é de conscientizar sobre os temas relacionados à sexualidade. Contempla a relação com o corpo, os gêneros, a identidade sexual e as doenças sexualmente transmissíveis (DST). O tema da sexualidade é importante de ser discutido nas escolas a fim de quebrar com preconceitos e estereótipos que causam violências.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: VIANNA, Cláudia Pereira; UNBEHAUM, Sandra. O gênero nas políticas públicas de educação no Brasil: 1988-2002. Cad. Pesqui.,  São Paulo, 2004.
	
	a) F - V - F.
	
	b) F - F - V.
	
	c) V - F - F.
	
	d) V - F - V.
	 
	 
	4.
	Joly (2017, p. 6) realizou um estudo sobre a liberdade e a escravidão no pensamento estoico romano e uma de suas constatações foi a de que "a liberdade cívica adquirida pelo liberto não o torna, de imediato, livre do ponto de vista moral". Sobre as influências que o pensamento estoico deixou nos costumes relacionados à sexualidade, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o significado da palavra estoico:
FONTE: JOLY, Fábio Duarte. LIBERDADE E ESCRAVIDÃO NO PENSAMENTO ESTOICO ROMANO: uma leitura da Consolatio Ad Polybium, de Sêneca. Rev. Hist., São Paulo,  2017.
	
	a) Ardor, calor, paixão, influxo, crescente.
	
	b) Austero, impassível, inflexível, rígido, insensível.
	
	c) Tolerante, permissivo, complacente, desregrado, aberto.
	
	d) Estouro, estrépito, estrondo, traque, troada.
	 
	 
	5.
	"Ao longo da história, a atividade sexual sempre foi objeto de preocupação moral e, como tal, submetida a dispositivos de controle das práticas e comportamentos sexuais. Como esses dispositivos são construídos com base nos valores e ideologias predominantes na sociedade, eles assumem formas diferentes à medida que a sociedade muda" (ARAUJO, 2002). Além da sexualidade, a linguagem, muitos de nossos conceitos e referenciais estéticos, éticos, as noções de corpo (soma) e de alma (psiqué), e de educação recebeu grande influência de quais culturas?
FONTE: ARAUJO, Maria de Fátima. Amor, casamento e sexualidade: velhas e novas configurações. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 22, n. 2, p. 70-77, jun. 2002.
	
	a) Espartana e alemã.
	
	b) Grega e romana.
	
	c) Judaica e norteamericana.
	
	d) Asteca e portuguesa.
	 
	 
	6.
	"Os conceitos de 'sexo' e 'gênero' são importantes porque revelam, em parte, a oposição fundante entre natureza e cultura e a dicotomia entre ciências humanas e biociências" (OKA; LAURENTI, 2018, p. 238). Sobre os conceitos de gênero, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os estudos de gênero trazem importantes reflexões sobre as relações de poder, entre o masculino e o feminino. São muito pertinentes, ainda que não incluam pesquisas sobre homossexuais ou bissexuais.
(    ) Historicamente, podemos situar que foi em fins do século XIX que se tornou possível colocar em evidência uma discussão sobre gênero como forma de resistência a uma cultura e política de dominação do masculino sobre o feminino.
(    ) A perspectiva de gênero está ligada a epistemologias que discutem conceitoscomo identidade, diversidade e cultura. Dessa forma, não escapa das discussões sobre sexualidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: OKA, Mateus; LAURENTI, Carolina. Entre sexo e gênero: um estudo bibliográfico-exploratório das ciências da saúde. Saúde soc.,  São Paulo, 2018.
	
	a) V - V - F.
	
	b) V - F - F.
	
	c) F - V - V.
	
	d) F - V - F.
	 
	 
	7.
	"A sexualidade assumiu a condição de centralidade subjetiva pelo entrecruzamento de diversos demarcadores da Modernidade, como a legitimação do saber-verdade da ciência, a afirmação da individualidade e a institucionalização dos segmentos infanto-juvenis" (BARROS; COLACO, 2013, p. 59). Acerca da sexualidade na Modernidade, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Movimento Renascentista.
II- Período Vitoriano.
(    ) A ciência natural disseca, abre, fecha, vira e desvira o corpo humano à procura da verdade empírica e de como governar a natureza - essa que não é mais transcendental e sim explicável, e pronta para ser conhecida pela razão. O mesmo acontece com a sexualidade.
(    ) Nasce uma ciência da sexualidade, que torna o que era aconselhado pela moral algo prescrito pela ciência, e, para isso, criam-se mecanismos de controle e parâmetros de conduta, colocando aqueles que não correspondem a essa norma como anormais.
(    ) Introduz na Inglaterra uma maneira mais puritana e romântica, molda uma estratégia discursiva e econômica de que o sexo estava sendo reprimido. Com isso, quem falasse sobre ele estava transgredindo a moral social imposta.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BARROS, João Paulo Pereira; COLACO, Veriana de Fátima Rodrigues. "Meu prazer agora é risco": sentidos sobre sexualidade entre jovens de um grupo sobre saúde.Fractal, Rev. Psicol., Rio de Janeiro, 2013.
	
	a) II - I - I.
	
	b) I - II - II.
	
	c) I - I - II.
	
	d) II - II - I.
	 
	 
	8.
	Na concepção de Palma (et al. 2015, p. 729), "Ter a possibilidade de trabalhar questões relacionadas à orientação sexual (esclarecendo que o termo orientação, neste caso dos PCN, refere-se ao ato de propor um espaço de discussão sobre a sexualidade, e não está relacionado com o direcionamento da escolha de parceiros ou parceiras) nas escolas, e dentre ela a questão da diversidade, é um avanço no ensino brasileiro. A escola não pode simplesmente fechar os olhos para a realidade, e considerar que as palavras: gay e lésbica devem ficar fora dos portões escolares". Sobre o exposto, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Homossexual ou homoafetivo.
II- Heterossexual ou heteroafetivo.
III- Bissexual ou biafetivo.
(  III ) Quando a pessoa se sente atraída por ambos os gêneros.
(  I  ) Quando a atração ocorre entre pessoas do mesmo gênero (gays e lésbicas, por exemplo).
(  II  ) Quando uma pessoa se atrai por um gênero diferente do seu.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: PALMA, Yáskara Arrial et al . Parâmetros curriculares nacionais: um estudo sobre orientação sexual, gênero e escola no Brasil. Temas psicol., Ribeirão Preto,  v. 23, n. 3, p. 727-738, set. 2015.
	
	a) III - II - I.
	
	b) III - I - II.
	
	c) II - III - I.
	
	d) I - II - III.
	 
	 
	9.
	"Em 2006, as Secretarias de Cultura e de Saúde de Suzano estabeleceram uma parceria para implantar o projeto Pavio Erótico, que consiste em um sarau temático, com a exibição de filmes, declamação de poesias, mesas de diálogo, interpretação de contos, apresentação teatral, dança, música, além da disponibilização de preservativos e materiais informativos, que fomentam as discussões do universo da sexualidade humana à luz das práticas sexuais seguras" (SOUSA, et al, 2009, p. 63). Com foco nas propostas para trabalhar a temática da sexualidade, analise as afirmativas a seguir:
I- Uma sugestão é que os professores peçam para que os participantes tragam consigo letras de músicas de todos os estilos que falem de relações amorosas, sexualidade e modos de ser homem e ser mulher. Além das letras, podem ser exibidos os videoclipes de algumas dessas músicas.
II- Uma temática que deve ser rejeitada nas escolas envolve a forma pela qual as relações afetivas são representadas nas músicas. Recomenda-se evitar diálogos sobre como homens e mulheres se comportam nessas relações, quais os comportamentos que a música critica ou estimula, se as relações são heterossexuais ou homossexuais.
III- Os alunos poderão ser instigados a identificar nas músicas como homens e mulheres são representados/as, suas ações, seus sentimentos, comportamentos na relação e os verbos e adjetivos usados para se referir a homens e a mulheres. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SOUSA, Ademiro Alves de et al. Pavio Erótico: uma experiência de Suzano na prevenção das DST/HIV/Aids e fomento da arte erótica. Saude soc., São Paulo, 2009.
	
	a) As afirmativas I e II estão corretas.
	
	b) As afirmativas I e III estão corretas.
	
	c) Somente a afirmativa I está correta.
	
	d) As afirmativas II e III estão corretas.
	 
	 
	10.
	"Da antigüidade à idade média, eram os pais que cuidavam do casamento dos filhos. O casamento não consagrava um relacionamento amoroso. Era um negócio de família, um contrato que dois indivíduos faziam não para o prazer, mas a conselho de suas famílias e para o bem delas. O principal papel do casamento era servir de base a alianças cuja importância se sobrepunha ao amor e à sexualidade. Escolha e paixão não pesavam nessas decisões, e a sexualidade para a reprodução era parte da aliança firmada" (ARAUJO, 2002). Tendo em vista os quatro tipos principais de conduta sexual desenvolvidos na concepção dos gregos, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Dietética.
II- Econômica.
III- Erótica.
IV- Filosófica.
(    ) A propósito do corpo.
(    ) A propósito dos rapazes.
(    ) A propósito da verdade.
(    ) A propósito do casamento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: ARAUJO, Maria de Fátima. Amor, casamento e sexualidade: velhas e novas configurações. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 22, n. 2, p. 70-77, jun. 2002.
	
	a) I - III - IV - II.
	
	b) III - II - I - IV.
	
	c) II - IV - II - I.
	
	d) I - IV - III - II.
	 
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina