Buscar

FORMAÇÃO PROFISSIONAL E NUTRIÇÃO 02

Prévia do material em texto

FORMAÇÃO PROFISSIONAL E NUTRIÇÃO
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	SDE4516_A2_202001007679_V1
	
	
	
	
	
	
	
		Aluno: ELLA AREIAS DOS SANTOS
	Matr.: 202001007679
	Disc.: FORM PROF E NUTR 
	2020.1 - F (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		A Asbran (Associação Brasileira de Nutrição) tem como objetivo:
	
	
	
	Promover o fortalecimento da formação e da especialização do nutricionista, incentivando a pesquisa e contribuindo com a divulgação da Nutrição no Brasil. 
	
	
	Criar leis na área da nutrição coletiva
	
	
	Reformular leis e resoluções na área de nutrição clínica
	
	
	Revogar leis na área da alimentação
	
	
	Arrecadar fundos para o investimento de pesquisas clínicas na área da epidemilogia nutricional.
	
Explicação:
Fundada em  31 de Agosto de 1949, no Rio de Janeiro com o nome de Associação Brasileira de Nutricionistas ABN, foi a primeira entidade ligada à profissão. Proporcionou e ganhou várias lutas, em prol da  profissão, como  diversos benefícios à sociedade, um dos seus maiores e marcantes feitos foi a criação da primeira edição do  Congresso Brasileiro de Nutrição  (CONBRAN)  com o objetivo de que as associações estaduais a ela se filiassem, sob a forma de seções. Atualmente a  Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN) é uma sociedade sem fins lucrativos que congrega profissionais da área de nutrição. De caráter técnico, científico, cultural e social, de âmbito nacional, compõe-se de sócios filiados às associações de nutrição nos estados e promove o fortalecimento da formação e da especialização do nutricionista, incentivando a pesquisa e contribuindo com a divulgação da Nutrição no Brasil. 
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Com base na aula de conceitos básicos em Nutrição, a individualidade na prática do profissional de Nutrição é fundamental para conduzir um adequado atendimento nutricional, marque a alternativa correta:
	
	
	
	A individualidade deve ser respeitada em todo atendimento pelo profissional de nutrição, visto a importância de um atendimento humanizado e devido cada indíviduo ser único com as suas particularidades (religião, hábitos, cultura, aspectos econômicos, sociais, psicológicos e clínicos) que devem ser escutadas atentamente e inclusa no seu atendimento nutricional. 
	
	
	A individualidade não é importante visto que todos pacientes podem e devem seguir uma mesma dieta prescrita por um profissional capacitado.
	
	
	O Nutricionista não deve se preocupar em conhecer a vida do seu paciente a função do Nutricionista é preescrever dieta.
	
	
	O Nutricionista não deve se preocupar com a individualidade do seu paciente e sim com o peso e o excesso de gordura corporal, definir metas e propor perda de peso rápida.
	
	
	A individualidade compreende as características físicas de cada indíviduo, o profissional de nutrição deve ter atenção apenas para essas características.
	
Explicação:
É fundamental que a individualidade de cada paciente seja respeitada, pois ela será fundamental para uma adesão ao tratamento nutricional e permitirá ao profissional um atendimento mais humanizado.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Qual a importância do consumo de fibras?
	
	
	
	Prevenção da bulimia e anorexia nervosa
	
	
	Redução do risco de infecção gengival
	
	
	Redução do risco de osteoporose
	
	
	Redução da glicose plasmática e colesterol total
	
	
	Regularidade do consumo de doces
	
Explicação:
As fibras alimentares são a parte não digerível do alimento vegetal, a qual resiste à digestão e à absorção intestinal, com fermentação completa ou parcial no intestino grosso. Portanto, durante o processo digestivo, as fibras alimentares não sofrem qualquer tipo de modificação, muito embora exerçam uma série de efeitos fisiológicos positivos à saúde. As fibras contribuem para o funcionamento intestinal adequado. Além disso, elas ajudam no controle da glicemia, dos níveis de colesterol e são aliadas da dieta.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		As frutas e verdursas são excelentes fontes de:
	
	
	
	Proteínas
	
	
	Fibras, vitaminas e minerais
	
	
	Gordura saturada
	
	
	Ômega-3
	
	
	Ferro
	
Explicação:
As frutas são excelentes fontes de vitaminas, fibras e minerais.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Josué de Castro foi um dos nomes mais importantes na história da nutrição contribuindo para traçar o primeiro mapa da fome no Brasil, a apartir de Geografia da fome de sua autoria, o Brasil foi dividido em cinco diferentes áreas alimentares:
 
	
	
	
	Área amazônica, nordeste açucareiro ou zona da mata nordestina, sertão nordestino, centro-oeste e extremo sul
	
	
	Sertão, extremo sul e bahia açucareira
	
	
	Zona da mata, sertão e extremo sul
	
	
	Extremo sul, zona oeste e sudeste
	
	
	Zona oeste, norte e sul
	
Explicação:
A partir de Geografia da Fome, o país foi dividido em cinco diferentes áreas alimentares assim distribuídas: (1) Área Amazônica ¿ à época, abrangia os estados do Amazonas e Pará, parte dos estados do Mato Grosso, Goiás e Maranhão e os territórios do Amapá e Rio Branco; (2) Nordeste Açucareiro ou Zona da Mata Nordestina ¿ à época, correspondia a todo o litoral nordestino, do Estado da Bahia ao Ceará, compreendendo uma faixa territorial com largura média de 80km; (3) Sertão Nordestino ¿ correspondendo, à época, às terras centrais dos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia; (4) Centro-Oeste ¿ compreendia os estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grasso; e (5) Extremo Sul ¿ que à época abrangia os estados da Guanabara, Rio de Janeiro, São Paulo,Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Josué de Castro foi um dos homens mais importantes na história da nutrição ele foi responsável pela publicação:
	
	
	
	A pobreza no extremo sul, 1995
	
	
	Geografia da fome, publicado pela primeira vez em 1946.
	
	
	Compêndios de alimentação e nutrição, 1996
	
	
	História da alimentação no Brasil, 1994
	
	
	Sertão nordestino, 1947
	
Explicação:
Pelo clássico Geografia da Fome que introduz os conceitos de áreas alimentares, áreas de fome endêmica, áreas de fome epidêmica, áreas de subnutrição, mosaico alimentar brasileiro e, por conseqüência, traça o primeiro mapa da fome no país, publicado pela primeira vez em 1946.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Sobre a história da nutrição no Brasil, assinale a opção CORRETA:
	
	
	
	As escolas de Nutrição e Dietética europeias e norte-americanas se preocupavam apenas com os aspectos clínico-fisiológicos relacionados ao consumo e à utilização dos nutrientes pelo organismo humano.
	
	
	A perspectiva biológica sobre a Ciência da Nutrição se preocupava apenas com os aspectos clínico-fisiológicos relacionados ao consumo e à utilização dos nutrientes pelo organismo humano.
	
	
	Na perspectiva social sobre a Ciência da Nutrição, surgiu a Alimentação Coletiva, direcionada ao uso racional do alimento, de comunidades sadias ou enfermas, na década de 40. Já entre os anos de 1950 e 1960, surgiu a Nutrição em Saúde Pública, também conhecida como Saúde Coletiva, a qual discutia acerca da acessibilidade do alimento produzido para toda a sociedade.
	
	
	No Brasil, a Nutrição cresceu como ciência durante os anos de 1930-1940, como parte integrante da modernização da economia brasileira, no Governo de Vargas, em que o contexto histórico do país deu bases para que a sociedade capitalista urbano-industrial fosse consolidada por aqui.
	
	
	No Brasil, a partir da década de 40, surgiu a perspectiva social sobre a Ciência da Nutrição relacionada à Nutrição Clínicaque se preocupava apenas com a produção, a distribuição e o consumo de alimentos pela população brasileira.
	
Explicação:
No Brasil, a partir da década de 40, a perspectiva biológica sobre a Ciência da Nutrição originou a Nutrição Clínica, relacionada com a Dietoterapia, pela qual o alimento é tido ¿como agente de tratamento¿, e a Nutrição Básica e Experimental, relacionada ao desenvolvimento de pesquisas experimentais (em laboratórios).).
	
	
	
	 
		
	
		8.
		O consumo de leites e derivados permite o consumo de um mineral importante para formação óssea e prevenção da osteoporose, marque a alternativa correta:
	
	
	
	Potássio
	
	
	Ômega-3
	
	
	Ácido oléico
	
	
	Folato
	
	
	Cálcio
	
Explicação:
O consumo de leites e derivados permite atingir a recomendação de cálcio (1000 mg/dia) e consequentemente contribui para prevenção da osteoporose

Continue navegando