Buscar

Relatório de aula pratica Jogos e brincadeiras - Educação fisica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Jogos, brinquedos e brincadeiras
Fernanda Dos Santos Campos
Licenciatura
2° Semestre
27 de Abril de 2017
 Relatório - Aula Pratica 2
Logo após o vídeo aula, a tutora deu inicio a aula pratica nos orientandos sobre o conteúdo Jogos simbólicos. O jogo simbólico é a representação corporal do imaginário   (simples e famoso faz de contas), e de muita importância na formação social das crianças que através da imitação podem perceber a diferença entre o eu e o outro.
O objetivo da nossa aula de jogos simbólicos é despertar a imaginação da criança desenvolvendo um mundo de fantasias em suas cabeças estimulando a coerência da realidade. Nossa tutora nos dividiu em 2 grupos de 12 pessoas e 1 grupo de 13 pessoas para dermos inicio aos jogos. Uns dos grupos de 12 pessoas colocaram em pratica um exemplo de jogos simbólicos com a brincadeira “Jogo do Zoológico” estimulando a atenção, imaginação, criatividade e coordenação motora. O outro grupo de 12 pessoas colocou em pratica a dinâmica “Brincadeira do Sinal” despertando todos os sentidos inclusive a agilidade. O meu grupo foi o de 13 pessoas, fomos os últimos a apresentar com a brincadeira “ O Mestre “Mandou”, como a seguir o modo de praticá-la: Na sala de aula, os alunos ficam sentados nas carteiras. O professor pede a um dos alunos que fique fora da sala por algum instante e sorteia, dentre os outros, um aluno que será o “Mestre”. Depois de escolhido o Mestre, o professor chama o aluno de fora para iniciar a brincadeira. Todos iniciam, coçando a cabeça com as duas mãos, por exemplo, mudando os gestos a cada momento e todos os outros têm que imitá-lo sem deixar que o aluno que estava fora perceber quem ele é. O aluno que estava de fora tem que descobrir quem é o Mestre. Se ele adivinhar, terá que escolher outra pessoa para recomeçar a brincadeira. O objetivo do nosso jogo é estimular a concentração, imaginação, coordenação motora, agilidade, atenção e linguagem corporal.
Além de nos divertimos bastante, foi interessante como as brincadeiras são tão simples de ser praticadas e estimular tantos sentidos na criança, já que pelo jogo simbólico, a criança exercita não só sua capacidade de pensar, mas também suas habilidades motoras como, correr, girar, rolar, pular, empurrar etc. Assim tive a oportunidade de observação mais próxima das brincadeiras e da identidade de cada um.

Continue navegando