Buscar

Acreditação em Saúde e PDCA em Clínica Veterinária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.A Acreditação em saúde é um sistema de avaliação e certificação de qualidade. Organizações de saúde solicitam essa avaliação quando não há padronização dos processos. É um processo facultativo, não sendo obrigatório, tendo como principal finalidade a educação, buscando a melhoria da organização e aumento no grau de segurança nos serviços prestados, eficiência e padronização dos processos.
2.PDCA para melhoria em uma clínica veterinária:
Mariana Ferreira, uma estudante do 7° semestre em Medicina Veterinária, faz estágio em uma clínica veterinária, Madavet. Em uma reunião com os médicos Fabiana e Albuquerque, uma auxiliar chamada Juliana e outro estagiário chamado Lucas, foi feito o levantamento de gastos com equipamentos utilizados na rotina da clínica.
PLAN: Mariana pediu para Fabiana os recibos da compra de utensílios nos últimos 6 meses e fez a separação em categorias. Após fazer isso, descobriu que 75% dos gastos era com seringas, mesmo depois de ter feito um relatório sobre o uso de seringas na clínica e sabendo que não eram utilizadas tantas seringas, chegando à conclusão de que poderia ter uma maior economia nesse gasto.
Mariana passou essa informação para Fabiana, que decidiu fazer um treinamento para os funcionários da clínica afim de otimizar o uso e diminuir a quantidade de descarte.
DO: Fabiana, como chefe da clínica, montou treinamentos aos finais de semana com o revezamento do restante da equipe sobre uso de equipamentos em geral.
Os médicos decidiram observar como seria o desempenho da equipe por um mês para verificar se serão capazes de utilizar os equipamentos da forma certa, sem desperdícios.
CHECK: Após 1 mês com a realização dos treinamentos, observou-se uma queda de gastos de 30% com seringas comparado aos meses anteriores. Com a economia na parte da compra de equipamentos, foi possível investir na estrutura da clínica, o que atraiu mais clientes, resultando no aumento de 20% de lucro.
ACT: Após analisar o lucro e evitar descartes desnecessário, Fabiana investiu mais em treinamentos e POPs para o uso de equipamentos na empresa, aumentando mais ainda o lucro e podendo investir em outras áreas importantes.

Outros materiais