Buscar

Avaliação II metodologia e conteúdos básicos de história

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de História (SOC13)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:639218) ( peso.:1,50)
	Prova:
	20492830
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
	1.
	Na área de história, os Parâmetros Curriculares Nacionais tiveram como proposta a alteração da estrutura dos conteúdos apresentados até então como propostas curriculares oficiais. A ideia básica era a modificação dos conteúdos organizados de forma linear em eixos temáticos. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a justificativa para essa mudança.
	 a)
	A justificativa para essa mudança estava pautada em manter uma história linear e cronológica.
	 b)
	A justificativa para essa mudança estava fundamentada na alteração dos conteúdos, no entanto a aprendizagem deveria levar o aluno à memorização destes novos conteúdos.
	 c)
	A justificativa para essa mudança era manter as mesmas perspectivas historiográficas que previam um ensino de História pautado somente na História política.
	 d)
	A justificativa para essa mudança era romper com o ensino da História baseado na cronologia.
	2.
	Diante das ações desenvolvidas, logo depois da Proclamação da República, buscou-se com o ensino de História, desde os primeiros anos de estudo, despertar junto aos alunos os valores relativos a preservação da obediência, da ordem, buscando assim caminhar rumo ao progresso, de acordo com o modelo europeu. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir:
I- No século XIX, o método de ensino de História, trazia em seus livros didáticos o predomínio da criticidade. Ao aluno cabia refletir sobre os nomes dos heróis da pátria, buscando identificar as datas comemorativas e dar seu devido valor cívico.
PORQUE
II- Desta maneira, a memorização era à base do processo de ensino-aprendizagem, fazendo com que o aluno, através da "decoreba", alcançasse os objetivos propostos que eram de consolidar e preservar a memória histórica.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As duas são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa verdadeira da primeira.
	 b)
	A segunda é uma proposição falsa, e a primeira é verdadeira.
	 c)
	A primeira é uma proposição falsa, e a segunda é verdadeira.
	 d)
	As duas asserções são proposições falsas.
	3.
	De acordo com Veiga e Cardoso (2002, p. 7): "currículo é uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que esta construção se efetive; a transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos e as formas de assimilá-los, portanto, produção, transmissão e assimilação são processos que compõem uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito." Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir:
I- Esta citação traz em seu núcleo o desafio de pensar o conhecimento formal devido ao desenvolvimento cultural, científico e político que a sociedade atravessou e atravessa.
PORQUE
II- As teorias tanto crítica como pós-crítica do currículo invertem a ideia da teoria  tradicional, levando principalmente a teoria pós-crítica para um currículo voltado ao estudo da alteridade, identidade, diferença, subjetividade, cultura, gênero, multiculturalismo, entre outros. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; CARDOSO, Maria Helena Fernandes (orgs.). Escola fundamental: currículo e ensino. Campinas, SP: Papirus, 2002.
	 a)
	A segunda é uma proposição falsa, e a primeira é verdadeira.
	 b)
	A primeira é uma proposição falsa, e a segunda é verdadeira.
	 c)
	As duas são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa verdadeira da primeira.
	 d)
	As duas asserções são proposições falsas.
	4.
	As disciplinas escolares são construções históricas que se relacionam diretamente com o contexto e a organização da produção científica. As disciplinas escolares em seus diversos âmagos constitutivos respondem ou correspondem às perspectivas e aos paradigmas da produção científica em determinada temporalidade histórica. Educa-se para o fomento do indivíduo autônomo capaz de pensar e refletir por si mesmo, de traçar seus próprios esquematismos. A História enquanto área de conhecimento e disciplina escolar possui uma grande responsabilidade na efetivação desses objetivos, sobretudo no desenvolvimento do espirito crítico e autônomo. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir:
I- Para chegarmos a este ensino de História ocorreram diversos movimentos. Nos anos 1980, inicia-se um movimento de ensino democrático, em que o ensino de História ficou fora das pautas dos debates.
PORQUE
II- A disciplina de História buscava uma educação mais participativa e democrática, o que caracterizou uma nova visão na historiografia. Desta maneira, buscou-se encaminhar o ensino de História através de uma tendência tradicionalista com um ensino diretivo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As duas são proposições falsas e a segunda é uma justificativa falsa da primeira.
	 b)
	A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda é falsa.
	 c)
	Tanto a primeira como a segunda asserção são proposições falsas.
	 d)
	A segunda é uma proposição falsa, e a primeira é verdadeira.
	5.
	Os estudos culturais foram em 1990 vistos como um campo de pesquisa, em que a prática metodológica apresenta-se com uma grande área de atuação que é a cultura. Assim sendo, na agenda temática dos estudos culturais encontramos variadas temáticas que envolvem desde questões de gênero e sexualidade até o multiculturalismo, entre outras. Pelo que os Estudos Culturais são caracterizados?
	 a)
	Pela análise de conteúdos que tenham uma perspectiva centrada em valores que excluam o outro na sociedade.
	 b)
	Pela construção da interdisciplinaridade e diversidade metodológica, permitindo estudos mais aprofundados.
	 c)
	Pela elaboração de conceitos que levem o pesquisador a análises estanques em sua própria disciplina.
	 d)
	Pela construção de conceitos pré-determinados, permitindo uma análise restrita das temáticas envolvidas.
	6.
	Na pergunta "o que é índio para você?", a maioria das respostas dos alunos relaciona-se ao índio idealizado, representações que congelam o ser índio ou o tornar-se índio no sentido de autodeterminação identitária num tempo e num espaço determinado/imaginado, ou seja, os séculos XV-XVI, sem atentar para as transformações das tradições, das culturas pelas diversas experiências, especificas histórias (externas e internas) de cada grupo. Estudar as representações do indígena é relevante para entendermos como na longuíssima duração, apesar das ressignificações e mudanças, concepções do passado continuam presentes na cultura escolar e na sociedade brasileira, informando ideias/atitudes políticas referentes aos indígenas, delimitando seus espaços de atuação, de convivência e veiculando preconceitos contra o índio (TRINDADE, 2013, p.11).
I- Na atualidade, os livros didáticos possuem, dentro de suas funções no ensino de História, desconstruir a imagem idealizada do índio, fazendo com que os alunos percebam a importância destes personagens na construção da História de nosso país.
PORQUE
II- Dentro do processo de conquista do território brasileiro, os indígenas já se faziam presentes nesta terra, e que não tornaram-se totalmente submissos como apregoavam os livros didáticos, eles estabeleceram resistência ao domínio dos europeus. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: TRINDADE, Fernanda Nardes da. Representação dos índios na escola: a experiência de uma oficina pedagógica. Universidade de Brasília, 2013.
	 a)
	A segunda é uma proposição falsa, e a primeira é verdadeira.
	 b)
	As duas asserções são proposições falsas.
	 c)
	A primeira é  uma proposição falsa , e a segunda é verdadeira.
	 d)
	As duas são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa verdadeira da primeira.
	7.
	No século XVII, a História, como disciplina escolar, era vista de forma predominantemente religiosa, trazendo à tona a influência divina. Desta forma, as pessoas estariam sendoguiadas por algo superior.  Assim sendo, sobre a História no século XVII, analise as seguintes afirmativas:
I- A História era apoiada pelos ensinamentos dos grandes heróis.
II- A História era guiada por Deus, o centro dos acontecimentos.
III- A História possuía apoio nos cadernos de ensino científico.
IV- A História apoiava-se somente nos preceitos religiosos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 d)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	8.
	Quando tratamos de História, nos relacionamos com os estudos culturais e com o multiculturalismo. Esses movimentos são determinantes na linha histórica dos trabalhos desenvolvidos dentro da disciplina de História. Temos conhecimento que os estudos culturais têm sua  origem em 1964, a qual é o campo da teorização e investigação. Frente a isso, outro movimento apresentado é o multiculturalismo, que possui uma definição. Sobre essa definição, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Multiculturalismo, movimento preocupado com a multiplicidade de conteúdos referentes à disciplina de História e Geografia.
(    ) Multiculturalismo, movimento que busca preparar gerações futuras para lidar com as desigualdades da sociedade.
(    ) Multiculturalismo, movimento que utiliza documentos que auxiliam na decisão da presença de estrangeiros nas escolas.
(    ) Multiculturalismo, movimento teórico e político que busca respostas para os desafios da pluralidade cultural na educação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - F - F - F.
	9.
	A independência do Brasil, em 1822, não alterou em nada a configuração política e econômica. No entanto, em relação à educação, as escolas de primeiras letras (escolas primárias) ficam sob a responsabilidade do Estado monárquico brasileiro. Em relação à função do objetivo do ensino de História neste período, é correto afirmar que:
I- As escolas de primeiras letras eram destinadas ao ensino do ler, escrever e contar e desenvolviam um ensino de História voltado para a formação do sujeito histórico.
II- As escolas neste período utilizavam para a leitura, entre outros textos: A Constituição do Império de 1824 e História do Brasil. 
III- O ensino de História associava-se a lições de leitura que objetivavam fortalecer o senso moral por meio de deveres com a Pátria e seus governantes. 
IV- Os conteúdos para a disciplina de História passavam a ser elaborados para construir uma ideia de nação associada à pátria, integrada como eixos cognitivos que buscavam desenvolver habilidades e competências para que o aluno se reconhecesse enquanto sujeito histórico.
Agora assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Estão corretas as afirmativas I e II.
	 b)
	Estão corretas as afirmativas II e III.
	 c)
	Estão corretas as afirmativas II e IV.
	 d)
	Estão corretas as afirmativas I e IV.
	10.
	As renovações historiográficas, as novas concepções de ensino-aprendizagem oriundas da teoria socioconstrutivista do conhecimento e as teorias sócio-históricas da aprendizagem e do desenvolvimento cognitivo e social propiciaram alguns saberes. Sobre esses saberes, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A construção de novos saberes históricos escolares e de novas concepções e práticas do ensino da História.
(    ) A abertura de novas escolas pautadas na centralidade dos temas transversais e na obrigatoriedade de práticas inatistas.
(    ) A elaboração de um novo currículo escolar que substituiu todos os conteúdos da disciplina de história por novos conteúdos compilados do modelo de história francesa.
(    ) A difusão de novos conteúdos históricos dissociados de uma história factual pautada na memorização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.

Continue navegando