A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
prova 3 ovinocultura

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Cadeia Produtiva da Ovinocultura e da Caprinocultura (AGR09)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:514418) ( peso.:3,00)
	Prova:
	17917300
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A suplementação mineral de ovinos e caprinos criados a pasto é de grande importância, pois somente os minerais advindos das pastagens não são capazes de suprir as necessidades nutricionais destes animais, podendo ocasionar diversas disfunções fisiológicas nos animais. No entanto, é de suma importância que esta suplementação seja realizada com sais minerais formulados especificamente para estas espécies. Com relação aos benefícios da suplementação e às consequências decorrentes de sua falta, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A utilização de sal mineral de bovinos para ovinos e caprinos pode causar cálculos renais. 
(    ) A suplementação mineral é de grande importância para as funções vitais, tais como digestão, respiração e circulação.
(    ) A suplementação mineral deve ser fornecida somente para animais jovens, pois os animais adultos não necessitam mais de tais nutrientes.
(    ) A falta de suplementação mineral prejudica o desenvolvimento, o crescimento e o ganho de peso, facilitando o aparecimento de doenças e queda da fertilidade.
(    ) É importante o produtor não disponibilizar sal mineral à vontade no cocho, pois o animal não tem controle do seu consumo e pode morrer intoxicado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V - F.
	 b)
	V - F - F - V - F.
	 c)
	F - F - F - V - F.
	 d)
	F - V - V - F - V.
	2.
	A inseminação artificial consiste na substituição da monta natural por meios artificiais de fecundação da fêmea. Essa técnica apresenta algumas características diferentes em relação à monta natural. Sobre essas características, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Reduz ou elimina o inconveniente da presença de reprodutores na propriedade.
(    ) São necessários mais reprodutores que a monta natural para atender à demanda.
(    ) Proporciona o melhoramento genético rápido e seguro, uma vez que os reprodutores doadores de sêmen são, em princípio, geneticamente superiores.
(    ) Permite aos pequenos criadores a possibilidade de utilização de reprodutores provados.
(    ) Não apresenta nenhum benefício com relação à transmissão de doenças pela cópula.
(    ) Permite a preservação do sêmen de reprodutores por longo tempo, inclusive dos que já morreram, ou ainda o uso de reprodutores com limitações para a monta.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V - V - V.
	 b)
	V - V - F - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - F - F - F.
	 d)
	V - F - V - V - F - V.
	3.
	Na ovinocultura existem várias raças de ovinos que apresentam características genéticas diferentes, alguns animais possuem especificidade para a produção de lã, já outras raças se destacam na produção de carne. Existem as raças caracterizadas como de dupla aptidão ou duplo propósito. Sobre essa caracterização, analise a alternativa CORRETA:
	 a)
	Produzem carne e esterco.
	 b)
	Produzem lã e carne.
	 c)
	Produzem esterco e leite.
	 d)
	Produzem lã e esterco.
	4.
	O mercado brasileiro é altamente consumidor de carnes caprinas e ovinas, tendo em vista o volume de importação que vem ocorrendo todos os anos. Nesse sentido, a união de esforços poderá ampliar a capacidade dos produtores brasileiros em atender à demanda interna e preencher uma lacuna de mercado que já existe há algum tempo. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I- A indústria frigorífica no Brasil tem grande participação no desenvolvimento das cadeias de agronegócios da ovinocaprinocultura de corte.
PORQUE 
II- São muitos frigoríficos operando no abate de pequenos ruminantes.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	 b)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 c)
	As asserções I e II são proposições falsas.
	 d)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	5.
	O aprisco na criação de ovinos e caprinos é uma das instalações mais importantes e o seu tamanho está diretamente relacionado ao número e tamanho dos animais, tipo de piso, tempo de permanência e necessidade de suplementação alimentar na instalação. Considerando um aprisco com o piso ripado, sem retenção de urina e fezes onde os animais pisam, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Carneiro.
II- Ovelhas secas.
III- Ovelhas com cordeiros.
IV- Cordeiros - creep feeding. 
V- Cordeiros em terminação.
VI- Cordeiros confinados.
(    ) 0,74-0,93 m2.
(    ) 0,14-0,19 m2.
(    ) 0,37-0,46 m2.
(    ) 1,3-1,9 m2.
(    ) 0,93-1,9 m2.
(    ) 0,5-0,8 m2.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	IV - II - I - III - V - VI.
	 b)
	I - V - IV - II - III - VI.
	 c)
	II - IV - V - I - III - VI.
	 d)
	III - IV - VI - I - II - V.
	6.
	As medidas profiláticas são aquelas que previnem a ocorrência de doenças no rebanho. Todas as medidas preventivas são válidas no intuito de reduzir a incidência de doenças. Essas medidas podem ser realizadas diretamente no animal ou no meio em que vive. Sobre a profilaxia na produção animal, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Eutanásia de animais.
	 b)
	Exame das fezes (OPG e coprocultura).
	 c)
	Vacinações e desverminações.
	 d)
	Higiene e assepsia, entre elas a limpeza das instalações.
	7.
	Na fase final de gestação, é recomendado que as matrizes tenham um manejo diferenciado, buscando atingir êxito no processo reprodutivo, uma das práticas comumente utilizadas é a de separá-las do resto do rebanho em um piquete especial. Esse piquete é conhecido como pasto maternidade, sendo que um bom pasto maternidade deve seguir alguns critérios para o conforto das matrizes e de suas crias. Sobre um piquete maternidade, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Sempre manter animais machos junto às fêmeas gestantes próximo ao parto, pois assim elas se sentirão seguras e poderão ter suas crias em paz.
	 b)
	Providenciar um ambiente seguro e confortável e alimentação adequada à fêmea antes do parto.
	 c)
	Garantir pastagem de boa qualidade, água farta e limpa e de fácil acesso.
	 d)
	Dispor de pasto maternidade próximo ao estábulo, para facilitar a observação diária desses animais.
	8.
	A pododermatite é uma doença grave e contagiosa de ovinos e menos frequente em caprinos e causa necrose (podridão) dos cascos. É causada pelas bactérias Dichelobacter nodosus e Fusobactrium necrophorum, sendo que a doença, na sua forma mais branda (benigna), provoca inflamação do tecido interdigital em apenas um ou poucos animais; enquanto que na forma infecciosa é mais grave, compromete todo o casco, causando muita dor local e ocorre em vários animais do rebanho, apesar de ser uma doença típica de locais encharcados, pode eventualmente ocorrer em região de clima seco, quando há acúmulo de dejetos e umidade nas instalações. O tratamento consiste na realização de algumas medidas. Sobre as medidas adotadas no tratamento da pododermatite,  assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Retirada e incineração de todo o tecido necrosado.
	 b)
	Efetuar a eutanásia do animal o quanto antes para que não afete outros animais, pois se trata de uma doença altamente contagiosa.
	 c)
	Mergulhar o casco em solução antisséptica, como sulfato de zinco a 10% e a aplicação de antibióticos no animal.
	 d)
	Limpeza do local afetado.
	9.
	Uma cadeia produtiva deve ser observada como um conjunto de agentes responsáveis por determinadas etapas do processo de produção, onde todos contribuem com uma parcela do desenvolvimento no produto final que chega aos consumidores. Sobre os diferentes segmentos da cadeia produtiva, associe os itens,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.