Buscar

O coeficiente beta como ferramenta de gestão de risco no mercado de capitais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Um dos grandes desafios no mercado de capitais é como lidar com o risco sistemático, oriundo das adversidades das conjunturas econômica, política e social as quais a empresa está exposta. Foi no sentido de desenvolver um modelo que buscasse medir esse risco que se desenvolveu o coeficiente beta.
O coeficiente beta serve para indicar de que maneira determinado ativo varia em relação a uma referência de mercado, que, no caso brasileiro, seria o índice Ibovespa. Dessa forma, explique: qual é a origem do coeficiente beta? Como podemos usar o coeficiente beta como sendo uma ferramenta para estruturação de uma carteira de ativos?
O coeficiente beta foi criado para determinar o grau de risco que os investidores estariam expostos ao investir em determinadas ações, sendo que o coeficiente beta indica os níveis de sensibilidade dos retornos de determinados ativos em relação ao mercado, algumas empresas são mais impactadas por notícias que outras, tanto positivamente quanto negativamente. 
O coeficiente beta pode ser usado para estruturar uma carteira de ativos pois assim o investidor montaria uma carteira mais segura de investimentos, onde saberia o histórico de variação de determinadas ações.

Continue navegando