Buscar

Questão Micro

Prévia do material em texto

1) Para uma célula microbiana, a morte significa a perda irreversível da capacidade de reprodução (crescimento e reprodução). Contudo, esse conceito deve ser melhor avaliado quando avaliamos as características microbicidas e microbiostáticas. Moléculas com potencial inibitório podem ser classificadas de diferentes maneiras, de acordo com sua natureza, espectro de ação, efeito biocida/biostático e outros. Dessa forma, os antimicrobianos podem ser classificados:
I- Quanto à natureza: os antimicrobianos podem ser naturais (moléculas produzidas a partir do metabolismo secundário de organismos vivos), semi-sintéticos e sintéticos. 
II- Quanto ao espectro de ação: antimicrobianos de espectro reduzido (são aquelas moléculas que inibem o crescimento populacional de microrganismos indistintamente)
III- Quanto ao efeito biocida/biostático: para que uma droga seja considerada biocida, é necessário que a mesma tenha acesso à célula alvo e que provoque alterações irreversivelmente letais nessa célula.
 Somente a afirmativa I é correta
Todas as afirmativas são corretas
Nenhuma das afirmativas é correta
A afirmativa II é a única correta
 As afirmativas I e III são corretas
2) Cada fármaco, classificado como antibiótico ou quimioterápico, age num determinado local bacteriano, inibindo diferentes funçõescelulares. Dos fármacos abaixo, os que promovem a inibição de síntese de proteínas são: Sulfonamida e Cefalosporina
Quinolona e Penicilina
Azitromicina e Pencilina
Azitromicina e Tetraciclina 
Eritromicina e Penicilina
3) Marque a alternativa correta em relação aos antimicrobianos: 
Os quimioterápicos são agentes químicos, sempre de origem microbiana, isto é, produzidos por síntese química em laboratório, exibindo as mesmas atividades de um antibiótico.
Os antimicrobianos produzidos naturalmente são denominados de substâncias quimioterápicas.
Um quimioterápico ideal deve ser aquele que apresenta baixa toxicidade seletiva e que a concentração, a partir da qualapresenta toxicidade, seja baixa. 
Os antimicrobianos produzidos exclusivamente por síntese química, não ocorrendo similares na natureza, são denominados de quimioterápicos. 
O uso de quimioterápicos para o tratamento de neoplasias é chamado de quimioterapia antimicrobiana.
4) Assinale a opção abaixo que pode ser corretamente escrita na lacuna da afirmação a seguir: " Denominamos ____________ a um determinado antimicrobiano quando a espécie bacteriana é capaz de crescer in vitro em presença da concentração que essa droga atinge na corrente sanguínea." 
Tolerância.
Toxicidade Seletiva. 
Resistência.
Sensibilidade.
Persistência
5) Ao longo dos anos, pesquisas vem sendo desenvolvidas na avaliação da resistência de bactérias à antimicrobianos. Em 1970, foram identificadas, na Inglaterra, Staphylococcus aureus resistentes á Meticilina (MRSA) e Oxacilina (ORSA).A Meticilina e a Oxacilina são antibacterianos classificados como: 
Cefalosporinas, do grupo dos Betalactâmicos
Penicilinas antiestafilocócias, do grupo dos Macrolídeos 
Penicilinas antiestafilocócias, do grupo dos Betalactâmicos 
Penicilinas naturais, do grupo dos Macrolídeos
Cefalosporinas, do grupo dos Azalídeo
6) Os antimicrobianos são usualmente chamados de antibióticos e de acordo com seu modo de síntese (natural ou sintético) deseja-se que o antimicrobiano apresente a qualidade da Toxicidade seletiva. Dessa forma, marque a alternativa correta: 
 Os antimicrobianos naturais são moléculas produzidas a partir do metabolismo secundário de organismos vivos, e se apresentarem ação bactericida, inibem a multiplicação das bactérias.
 Os antimicrobianos naturais são moléculas produzidas a partir do metabolismo secundário de organismos vivos como forma de inibir o crescimento ou mesmo de destruir outros organismos concorrentes, mesmo em baixas concentrações.
Os antimicrobianos sintéticos são moléculas produzidas a partir do metabolismo secundário de organismos vivos como forma de inibir o crescimento ou mesmo de destruir outros organismos concorrentes, mesmo em baixas concentrações
.Os antimicrobianos naturais são moléculas produzidas em laboratórios, e se apresentam ação bacteriostática, inibem a multiplicação das bactérias.
Os antimicrobianos sintéticos são moléculas produzidas a partir do metabolismo secundário de organismos vivos, e se apresentam ação bacteriostática, provocam a morte das bactérias
7)Os Betalactâmicos, representados principalmente pelas Penicilinas e Cefalosporinas, são antibióticos considerados de primeira escolha PORQUE: 
apresentam posologia mais adequada ao dia-a-dia.
são mais fáceis de serem encontrados nas farmácias e drogarias.
não causam problemas digestórios. 
 apresentam menor toxicidade. 
causam menos diarreias
8) Mesmo antes do estabelecimento das bases microbianas das doenças infecciosas, o homem já empregava determinadas substâncias químicas na tentativa de regredir quadros de malária pelo quinino, e amebíases pela emetina. Contudo, foi somente no final do século IXX e início do século XX que os pesquisadores começaram a estabelecer possíveis relações entre moléculas específicas e controle de microrganismos. Os primeiros sucessos em terapêutica antimicrobiana com substâncias de estrutura química conhecida são atribuíveis a Paul Ehrlich que propôs a administração de uma droga experimental a base de arsenato - o Salvarsan - no controleda sífilis. O objetivo maior da terapêutica antimicrobiana é realizar a destruição das bactérias através da Toxicidade Seletiva, que significa: Destruição total do número de células infectadas, sempre havendo comprometimento tissular do hospedeiro. Destruição total do número de células infectadas sem comprometimento tissular para o hospedeiro.
Destruição total do número de células infectadas sem comprometimento tissular para o hospedeiro, onde a quimioterapiapode ser utilizada como exemplo, pois nesse caso só ocorre destruição de células cancerígenas e não de células sadias.
Destruição parcial do número de células infectadas com comprometimento tissular para o hospedeiro.
Destruição parcial do número de células infectadas e não infectadas, sendo as não infectadas sempre as células do sistemaimunológico, provocando imunossupressão
9) Os antibióticos penicilina e cefalosporinas são considerados antibióticos de ELEVADA TOXICIDADE SELETIVA. O termo citado em CAIXA ALTA significa: 
esses antimicrobianos não são tóxicos para as células do hospedeiro e nem são muito tóxicos para as células bacterianas. 
 esses antimicrobianos não são tóxicos para as células do hospedeiro (humanos), sendo tóxicos somente para as células bacterianas.
esses antimicrobianos são tóxicos para as células humanas e devem ser prescritos com extrema precaução, em casos muito necessários, pois podem conduzir a efeitos tóxicos no sistema auditivo. 
esses antimicrobianos são muito tóxicos para as células do hospedeiro e para as células bacterianas.
esses antimicrobianos são tóxicos somente para as bactérias patogênicas e não são tóxicos para as bactérias componentes da Microbiota.
10) O problema da resistência microbiana às drogas é muito grave! Algumas medidas de combate são incentivadas para evitar a ampliação da capacidade de resistência aos antimicrobianos. Entre as medidas de controle podemos citar:
I- Introdução de rodízio na utilização de antibióticos em hospitais.
II- Limitação da utilização de antibióticos para promover o crescimento de animais.
III- Inibição de mecanismos bioquímicos de resistência.
IV-Restrição ao uso de antibióticos.
V- Liberação da utilização de antibióticos sem receita médica
VI- - Divulgação das propriedades benéficas dos antibióticos em meios de comunicação, como TV e jornais
Dentre as medidas de controle enumeradas acima, estão corretas APENAS as medidas citadas nos itens: 
11) Em 1928, Alexander Fleming, um bacteriologista escocês, descobriu acidentalmente o primeiro antibiótico quando constatou que o crescimento de bactérias do gênero Staphylococcus, em placas de cultura, era inibidopela presença de colônias de um mofo contaminante, Penicillium notatum. Fleming deu o nome "penicilina" à substância inibidora que estava sendo produzida pelo mofo. A penicilina é um antibiótico: 
Macrolídeo, bactericida, e age inibindo a síntese de parede celular bacteriana.
Aminoglicosídeo, bactericida, e age inibindo a síntese de proteínas bacterianas. 
Betalactâmico, bactericida, e age inibindo a síntese de parede celular bacteriana.
Macrolídeo, bactericida, e que age inibindo a síntese de proteínas.
Betalactâmico, bactericida e age inibindo a replicação do DNA
12) As penicilinas e cefalosporinas são antibióticos classificados no grupos dos(as): Tetraciclinas
Quinolonas
Macrolídeos
Sulfonamidas 
Betalactâmicos
13) Podem ser considerados mecanismos de atuação dos agentes antimicrobianos, EXCETO: 
Ação sobre a síntese de proteínas. 
Radiação ionizante.
Ação sobre a membrana plasmática.
Inibição da síntese de ácidos nucleicos.
Inibição da síntese da parede celular
14) Na década de 1920, o bacteriologista Alexander Fleming, cultivando linhagens de estafilococos, notou que uma das placas de cultura, contendo colônias de bactérias, apareceu contaminada por um tipo de fungo. Ao transferir o fungo para um caldo nutritivo, Fleming verificou que nesse meio não se desenvolviam vários tipos de bactérias, devido à ação de substâncias produzidas pelo fungo. Esse trabalho foi um dos mais significativos deste século, pois permitiu aos cientistas, posteriormente, a produção de 
antibióticos, utilizados no tratamento de doenças infecciosas.
corticóides, utilizados no tratamento de doenças alérgicas.
vacinas, utilizadas na imunização de doenças causadas por fungos e bactérias.
hormônios, utilizados no tratamento de doenças hereditárias.
soros, utilizados na imunização de doenças causadas por fungos e bactérias
15) Em relação aos antimicrobianos, marque a alternativa correta: 
Toxicidade seletiva é quando a droga é tóxica somente aos microrganismos e não apresenta efeitos lesivos nas células do Hospedeiro 
A ação bactericida inibe a multiplicação das bactérias
A ação Bacteriostática provoca a morte de bactérias
Os antimicrobianos não são capazes de exibir uma propriedade denominada Toxicidade Seletiva
Atualmente, todos os antimicrobianos são naturais
16) Os fármacos antibacterianos denominados Penicilina, Azitromicina, Ciprofloxacino e Neomicina são classificados, respectivamente como:
Betalactâmico, Macrolídeo, Quinolona e Aminoglicosídeo
Betalactâmico, Aminoglicosídeo, Macolídeo e Sulfonamida
Glicopeptídeo, Betalactâmico, Aminoglicosídeo e Quinolona
Sulfonamida, Quinolona, Betalactâmico e Tetraciclina
Betalactâmico, Quinolona, Macrolídeoe Tetraciclin
17) São exemplos de antibióticos inibidores da síntese de parede celular:
 Cefalosporinas e Carbapenemas
Penicilinas e Polimixinas
Aminoglicosídeos e Carbapenemas
Penicilinas e Quinolonas
Penicilinas e Aminoglicosídeo
18) A substância Clavulanato de Potássio é adicionada a alguns antibióticos, como a Amoxicilina, com o objetivo de superar um mecanismo de resistência bacteriana. A ação do Clavulanato de Potássio nesse caso, é:
 impedir a ação da enzima betalactamase.
ser tóxico para a célula bacteriana, potencializando o efeito do antibiótico.
impedir a reprodução bacteriana, inibindo a replicação do DNA.
impedir que as bactérias façam o efluxo do medicamento.
tornar a membrana celular da célula bacteriana permeável ao antibiótico
Toxicidade Seletiva de um antibiótico é a capacidade de atuar seletivamente sobre o microrganismo, sem provocar danos ao hospedeiro
Sideróforos: São substâncias que apresentam alta afinidade pelo ferro, elemento muito importante para o crescimento e metabolismo bacteriano. O organismo humano desenvolveu mecanismos para evitar que as bactérias removam o ferro do hospedeiro. Os sideróforos são capazes de retirar o ferro das proteínas carreadoras (hemoglobina, transferrina e lactoferrina) e transportar para o citoplasma. Os sideróforos mais conhecidos são a catecolaminas e hidroxamatos.

Continue navegando