Buscar

Trabalho de Caprinocultura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Trabalho de Caprinocultura – Prof. Armando José Capeletto
Cintia Maria Martinelli
1. Faça uma síntese descrevendo o processo de ruminação – quais as etapas e o que ocorre em cada uma.
Ruminantes distinguem-se por possuir estomago poli gástrico e ao se alimentarem Ingerem o alimento de forma rápida, o alimento é apreendido com a boca, através dos dentes incisivos (é bom lembrar que os ruminantes possuem somente os dentes incisivos inferiores), e sofre apenas uma ligeira mastigação com auxílio dos dentes traseiros (molares superiores e inferiores). 
Ao mesmo tempo, os alimentos são umedecidos pela saliva, que é secretada em grande quantidade, com o objetivo de amolecer o alimento. 
Este amolecimento continuará no rúmen, onde chega também a água ingerida pelo animal. 
Através dos movimentos das paredes do rúmen, com auxílio dos músculos pilares, os alimentos continuam a ser triturados mecanicamente. 
O conteúdo do rúmen segue então seu caminho em sentido contrário, em direção à boca, constituindo o processo de ruminação, ou seja, o retorno do bolo alimentar do rúmen para a boca, onde é submetido a uma nova mastigação e insalivação, agora mais demoradas e completas. 
A calma e tranquilidade ambiental são favoráveis a uma ruminação correta, com regurgitações espaçadas de um minuto. 
A parada da ruminação é um sinal de indisposição alimentar ou de doença. 
Após bem triturado, o bolo alimentar é novamente deglutido, voltando ao rúmen, que continua em movimento. 
O alimento passará para o retículo, quando se apresentar com partículas suficientemente pequenas e fluidas podendo, para isto, ocorrer várias ruminações. 
Todos os alimentos, durante sua permanência no rúmen, são decompostos pela ação da flora ruminal (bactérias e protozoários). Estes microrganismos se encontram aos milhares por mililitro de líquido, e estão especializados e adaptados a estes alimentos.
2. Como é a ruminação nos caprinos e ovinos? Alguma diferença significativa?
O estômago da cabra é volumoso, com 20 a 30 litros, e ocupa quase toda a parte esquerda da cavidade abdominal. Por isso é esse o lado que “incha” quando está repleto ou quando ocorre meteorismo. Como nos outros ruminantes (ovinos e bovinos), é constituído por quatro compartimentos: rúmen, retículo, omaso e abomaso.
3. Explique como ocorre e os agentes finais em cada ação no processo de ruminação: a) Ação enzimática. B) Ação microbiana. As bactérias da flora rumenal dividem-se em dois grupos principais: As bactérias celulolíticas, que digerem os volumosos (capim, feno, silagem),As amilolíticas, que digerem os concentrados (ração, milho, farelos, etc.). Estes dois grupos devem estar em equilíbrio, ou seja, a flora amilolítica deve ser sempre menor que a celulolítica. Um aumento exagerado da flora amilolítica, causado pelo excesso de concentrados, causa sérios danos à digestão. Assim, somente os volumosos devem, ser dados à vontade, sendo, no caso do confinamento, fornecidos no mínimo três vezes ao dia, para que haja um funcionamento adequado da flora rumenal. Existe uma verdadeira associação entre os microrganismos do rúmen e o próprio animal ruminante. Os microrganismos absorvem parte dos nutrientes dos alimentos, para sua própria manutenção. Em contrapartida, estes seres vivos microscópicos, ao morrerem, restituem seu conteúdo celular ao organismo, principalmente de substâncias nitrogenadas, que retornam ao circuito da digestão.
4. Por que o processo de ruminação permite a esses animais melhor aproveitamento dos vegetais ingeridos? O sistema digestivo tem adaptações para o bom aproveitamento dos alimentos vegetais. Além de um complexo estômago, com 4 câmaras, há um longo intestino, para garantir uma boa absorção dos alimentos, pois a digestão é demorada. Enquanto que o intestino delgado do boi pode ter mais de 30 metros, nos carnívoros ele tem apenas umas cinco ou seis vezes o comprimento corporal. É no abomaso que atua o suco gástrico, digerindo os alimentos e ainda uma boa quantidade das bactérias simbiônticas. Além de garantirem a digestão da celulose pela enzima celulase que produzem, essas bactérias, quando digeridas, fornecem ainda substâncias que sintetizaram, especialmente aminoácidos, proteínas e vitamina B12.
5. Cite os produtos finais e os subprodutos formados ao final do processo de ruminação. São produzidos gases, como o metano e o carbônico, que são eliminados pela boca, através da eructação, graças aos movimentos ruminais.