Buscar

Resumo sobre caprinocultura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Caprinocultura
 A caprinocultura é uma prática pecuária visando a criação e exploração dos caprinos, visando obter produtos como carne, leite e peles, muito difundida no mundo pela diversidade de raças e capacidade de adaptação e rusticidade das cabras. 
 Os caprinos foram a primeira espécie domesticada por humanos em tempos remotos visando a obtenção de alimentos como carne, leite e peles, sendo a última muito úteis para confecção de diversos produtos.
 Hoje, a caprinocultura é uma atividade de grande importância econômica e social, principalmente em regiões de menor rendimento, servindo ativamente na subsistência de diversas famílias no Brasil e no mundo. Os maiores rebanhos estão concentrados em países como China, Índia e Nigéria.
Mapa da concentração de caprinos, disponibilizado por EMBRAPA.
 No Brasil, a caprinocultura faz-se presente em todas as regiões do país, com 89,8% do efetivo do rebanho nacional está distribuído na região Nordeste, onde os animais se adaptaram bem ao clima e servem como fonte básica de subsistência para famílias carentes e fornece proteína de menor custo aos mercados locais; a pele obtida é destinada principalmente para a exportação.
Mercado da caprinocultura
 O mercado da caprinocultura visa primariamente a obtenção de carne, seguida por leite e peles, e também o comércio de animais vivos para rituais religiosos. Embora a demanda seja significativamente inferior quando comparada à demanda por bovinos, fator este que limita o crescimento, uma vez que a maior parte do produzido serve o mercado interno, observamos números relevantes na importação de produtos e animais vivos principalmente nos países árabes e os EUA; na exportação, destacamos a Austrália.
 No Brasil, o consumo da carne e demais produtos caprinos apresenta caráter mais reprimido aos pequenos mercados internos de regiões de baixa renda, em especial do nordeste brasileiro. Diversas questões envolvendo baixo melhoramento zootécnico, comercialização como produto gourmet em grandes centros urbanos, alta dos preços, descostume da população geral e ausência de incentivos jurídicos e econômicos para o setor são pontos chave no entrave do crescimento do mercado de caprinos. 
 Pelo caráter social das regiões de maior importância na produção caprina no Brasil, destacamos a informalidade, ou seja, as criações sem controle por profissionais ou órgãos competentes, como sendo uma porção considerável da produção nacional. Este fato prejudica não apenas a formulação de estatísticas confiáveis, mas põe em risco saúde humana e bem estar animal.
 O produtor, ciente das limitações do mercado, deve buscar ativamente por formas de tornar seu produto mais atrativo aos mercados comuns de grandes regiões e buscar formas de reduzir seus custos de produção e melhorar a qualidade dos produtos ofertados a fim de expandir seus horizontes e tornar sua atividade econômica o mais rentável possível.
 
Instalação
 O capril, isto é, local onde as cabras deverão ser mantidas, deve ser rústico, destinado ao abrigo seguro e manejo eficiente dos caprinos. Deve ser construído utilizando materiais existentes na propriedade, tais como madeira redonda e palha de babaçu ou carnaúba para a cobertura, com piso de chão batido. O tamanho do varia conforme o rebanho, recomendando-se uma área útil de 1m² para cada animal adulto e deve ser dividido internamente de acordo com as fases de crescimento dos animais ali mantidos. 
Os cochos devem ficar do lado de fora das baias onde os animais são alojados, para facilitar a distribuição de alimentos e a limpeza. A altura do solo para animais adultos é de 40 cm e para animais jovens é de 15 cm. Internamente, silos, galpões para a conservação do feno, depósito de ração e sala para o escritório e farmácia devem ser separados de onde os animais transitam. Bebedouro, saleiro e comedouro devem ser mantidos protegidos para evitar que animais entrem, urinem ou defequem nestes.
 O curral de manejo é construído próximo ao capril, e é utilizado para executar procedimentos como vacinação, medicação, casqueamento e demais funções. Deve ser usado piso de terra batida ou cimento, com área de 1m² por animal. O curral deve conter estruturas que limitem a movimentação e contenham efetivamente o animal, como cercas e tronco de contenção.
Referências
Centro de inteligência e mercado de caprinos e ovinos EMBRAPA, Produção mundial. Acesso em 02 de outubro de 2020. Disponível em: https://www.embrapa.br/cim-inteligencia-e-mercado-de-caprinos-e-ovinos/producao-mundial 
Cenário mundial e nacional da caprinocultura e ovinocultura. Acesso em 02 de outubro de 2020. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/158899/1/CNPC-2016-Cenarios.pdf
Considerações sobre a caprinocultura no Brasil. Acesso em 02 de outubro de 2020. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/81338/1/CPAF-AC-DOC.-17-94.pdf
DIAGNÓSTICO DA OFERTA E DEMANDA DE OVINOS E CAPRINOS PARA PROCESSAMENTO DE CARNE, PELE E LEITE NA REGIÃO CENTRAL DO TOCANTINS. Acesso em 03 de outubro de 2020. Disponível em: https://central3.to.gov.br/arquivo/405313/
Agricultura familiar EMBRAPA. Acesso em 03 de outubro de 2020. Disponível em: https://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/AgriculturaFamiliar/RegiaoMeioNorteBrasil/Caprinos/instalacao.htm
Instalações para caprinos e ovinos de corte EMBRAPA. Acesso em 03 de outubro de 2020. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/26807/1/COT-14.pdf

Continue navegando