Buscar

Psicologia Organizacional e do Trabalho Avaliação I - Individual

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Jonathan dos Santos Dobrachinsky (1762131)
	
	Disciplina:
	Psicologia Organizacional e do Trabalho (PSI52)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:442808) ( peso.:1,50)
	Prova:
	9845578
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	As áreas de atuação do psicólogo exigem deste profissional algumas características específicas para o desenvolvimento de uma prática com qualidade. Quais atividades são as que mais frequentemente são desenvolvidas por um psicólogo organizacional?
	 a)
	Seleção de pessoal, treinamento e avaliação de desenvolvimento.
	 b)
	Orientar e estudar o ciclo de vida de uma pessoa.
	 c)
	Intervir, avaliar e diagnosticar casos clínicos.
	 d)
	Entrevistas, aplicação de testes e formulação de laudos para processos judiciais.
	2.
	A atenção é considerada tanto processo psicológico, quanto a capacidade que um indivíduo apresenta em se concentrar. Além disso, a atenção pode ser classificada de acordo com a sua intencionalidade em atenção espontânea e atenção voluntária. Sobre esses dois tipos de atenção, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A atenção espontânea é o tipo de atenção que demanda um certo grau de esforço do indivíduo para a realização de uma determinada atividade.
	 b)
	A atenção dispendida por um indivíduo enquanto ele joga vídeo-game ou lê um livro, são exemplos da atenção involuntária ou espontânea.
	 c)
	A atenção ativa ou voluntária corresponde à tendência natural dos indivíduos em reagir espontaneamente aos estímulos recebidos.
	 d)
	A atenção que um indivíduo despende enquanto realiza atividades como caminhar ou correr, são exemplos da atenção involuntária ou espontânea.
	3.
	Walton (1972) listou um conjunto de oito critérios para identificar a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT): remuneração justa e adequada, condições de trabalho, utilização e desenvolvimento de capacidades, oportunidade de crescimento e segurança, integração social na organização, constitucionalismo, trabalho e vida privada e relevância social do trabalho. Cada um destes critérios possui uma série de indicadores utilizados para mensurar a QTV. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: WALTON, R. E. Pacificação interpessoal: confrontações e consultoria de uma terceira parte. São Paulo: Edgar Clucher, 1972.
	 a)
	São indicadores utilizados para mensurar o critério "Relevância Social do Trabalho na Vida": reputação da empresa, responsabilidade social da empresa e direitos trabalhistas.
	 b)
	São indicadores utilizados para mensurar o critério "Constitucionalismo": liberdade de expressão, tratamento imparcial e papel balanceado no trabalho.
	 c)
	São indicadores utilizados para mensurar o critério "Oportunidade de Crescimento e Segurança": possibilidade de carreira, crescimento pessoal e perspectiva de avanço salarial.
	 d)
	São indicadores utilizados para mensurar o critério "Integração Social na Organização": ausência de preconceitos, igualdade e privacidade pessoal.
	4.
	Com relação aos fenômenos básicos da percepção, dois deles explicam a diferença entre a realidade percebida pelo indivíduo e a realidade observada por ele: a percepção seletiva e a adaptação sensitiva. Com relação a esses fenômenos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A percepção seletiva postula que um indivíduo exposto a um mesmo estímulo por um longo período, adapta-se a ele e deixa de percebê-lo.
	 b)
	A adaptação sensitiva refere-se à atenção dirigida a um pequeno número de estímulos por vez.
	 c)
	A percepção seletiva refere-se à atenção dirigida a um pequeno número de estímulos por vez.
	 d)
	A adaptação sensitiva pode induzir o indivíduo a realizar julgamentos precipitados.
	5.
	A qualidade de vida no trabalho refere-se ao nível de felicidade ou insatisfação com a própria carreira. Diz-se que aqueles que gostam das suas carreiras têm uma alta qualidade de vida no trabalho, enquanto aqueles que são infelizes ou cujas necessidades não são preenchidas, de alguma forma, são considerados com uma baixa qualidade de vida no trabalho. Todavia, para falarmos de qualidade de vida, é preciso seguir alguns critérios. Sobre esses critérios, analise as opções a seguir:
I- Remuneração justa e suficiente, segurança e salubridade, leis e normas sociais.
II- Horários diferenciados, quando o trabalhador solicitar a qualquer tempo.
III- Oportunidade de progresso e segurança, integração social.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a opção I está correta.
	 c)
	As opções I e III estão corretas.
	 d)
	As opções II e III estão corretas.
	6.
	A distorção de um processo perceptivo ocorre quando a informação ambiental é captada ou interpretada pelo indivíduo de forma equivocada. Por isso, de forma conjunta às possíveis distorções do processo perceptivo, outro fator que impacta a percepção ambiental do indivíduo é a atenção, ou seja, sua capacidade de concentração. Sobre as distorções ou transtornos associados aos processos psicológicos da percepção e da atenção, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	São exemplos de transtornos de atenção: contraste, estereótipos e preconceitos, efeito halo e projeção.
	 b)
	A distrabilidade corresponde ao transtorno de ausência da atenção.
	 c)
	O efeito halo corresponde ao julgamento e/ou generalização de um indivíduo com base em apenas um elemento a seu respeito.
	 d)
	São exemplos das distorções da percepção: hiperprosexia, hipoprosexia, aprosexia e distraibilidade.
	7.
	No ambiente de trabalho, várias condutas discriminatórias e humilhantes podem estar relacionadas ao assédio moral, mas nem todos os empregados são ou se tornam vítimas desse tipo de violência. A perseguição ao empregado pode se dar por conta de preconceitos como:
	 a)
	Nível socioeconômico, carro e formas de lazer.
	 b)
	Roupa, moradia e costumes.
	 c)
	Moradia, escolaridade e cargo ocupado na organização.
	 d)
	Raça, religião e opção sexual.
	8.
	A história da Psicologia Organizacional e do Trabalho é dividida em três fases: a psicologia industrial, a psicologia organizacional e a psicologia organizacional e do trabalho. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta as fases da história da Psicologia Organizacional:
	 a)
	Primeira fase (1924-1950), denominada de psicologia industrial; segunda fase (1950-1970), denominada  de psicologia organizacional; terceira fase (1970-Atual), denominada de psicologia do trabalho ou Psicologia Organizacional e do Trabalho.
	 b)
	Primeira fase (1924-1970), denominada de psicologia industrial; segunda fase (1970-1990), denominada de psicologia do trabalho; terceira fase (1990-Atual), denominada de psicologia organizacional.
	 c)
	Primeira fase (1924-1960), denominada de psicologia industrial; segunda fase (1960-1990), denominada  de psicologia organizacional; terceira fase (1990-Atual), denominada de psicologia do trabalho ou Psicologia Organizacional e do Trabalho.
	 d)
	Primeira fase (1924-1970), denominada de psicologia industrial; segunda fase (1970-1990), denominada de psicologia organizacional; terceira fase (1990-Atual), denominada de psicologia do trabalho ou Psicologia Organizacional e do Trabalho.
	9.
	O tema Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), que vem sendo discutido há mais de 50 anos, refere-se ao grau de satisfação que um indivíduo apresenta com relação às funções laborais exercidas e ao local em que trabalha. Com relação à história e aos conceitos do tema QVT, analise as afirmativas a seguir:
I- O tema começou a ser discutido na década de 1960.
II- Tem origens na área da Saúde e, posteriormente, conforme sua evolução, passa a envolver outras áreas, como a Administração, a Psicologia e a Sociologia.
III- Os conceitos e as pesquisas sobre Qualidade de Vida no Trabalho envolvem fatores associados à saúde, ao lazer, à nutrição e à responsabilidade social.
IV- Dentre os benefícios relacionados à Qualidade de Vida no Trabalho, pode-se citar, por exemplo, a redução dos índicesde rotatividade e absenteísmo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	10.
	A Psicologia é um ramo da ciência que interage com várias áreas do conhecimento, por exemplo: Medicina, Serviço Social, Pedagogia e Estatística. A relação com cada uma das áreas complementa algumas das práticas psicológicas. Neste sentido, qual o ramo da Psicologia que trata da utilização de números no estudo dos fenômenos naturais e está presente na aplicação de testes psicológicos?
	 a)
	Saúde.
	 b)
	Social.
	 c)
	Psicometria.
	 d)
	Trânsito.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando