Buscar

Crianças com problemas no desenvolvimento

Prévia do material em texto

Crianças com problemas no desenvolvimento
Alunos: Isabella Brisson, Raisa Martins, Vinicius Pereira, Vitor Hugo.
Resumo:
 O problema no desenvolvimento pode ocorrer por fatores genéticos, traços biológicos e sociais. Esse problema em crianças ocasiona dificuldade na vida pessoal e interpessoal, atrapalhando sua vida funcional. Diante disso surgem problemas no contexto escolar e social, atrapalhando a aprendizagem e prejudicando sua autoestima. Alguns sintomas sofridos pelos pacientes: baixa assertividade na escola, inquietação e insegurança causada por comparações. 
Tratamento:
O tratamento vai de acordo com o grau de necessidade da criança e podem ser usadas intervenção medicamentosa, psicoeducativas e psicoterapêuticas.
Intervenções Psicoeducativas:
As psicoeducativas trata-se da interação terapêutica com os pais, professores e paciente sobre o funcionamento do déficit de desenvolvimento, o psicólogo educa e informa os familiares e as pessoas que a criança tem acesso, mostrando praticas que possam auxiliar a criança e mudanças em sua rotina afim de facilitar a aprendizagem e o modo de pensar de si mesmo.
Intervenções Psicoterapêuticas: 
Já as intervenções psicoterapêuticas auxiliam as relações do paciente em sua vida social, no caso a TCC além de encontrar e tratar as crenças centrais do paciente, que são relacionadas ao sentimento de fracasso e baixa autoestima ocasionados por essa deficiência, também contribui para o desenvolvimento, autocontrole e na possível volta de uma boa autoestima, além de ensinar técnicas que auxiliam a criança a ter mais atenção e resolução de problemas causado pela falta do desenvolvimento. Ajudando também a reverter casos de ansiedade e depressão resultantes de vivências de rejeição, fracasso e exclusão social.

Continue navegando

Outros materiais