Buscar

Avaliação II - Métodos Quantitativos

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Métodos Quantitativos (ADG13)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:637329) ( peso.:1,50)
	Prova:
	20088370
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Para a apresentação de dados oriundos de pesquisas estatísticas, alguns tipos de gráficos utilizados são dependentes das características dos dados. Com relação à utilização dessas ferramentas, analise as sentenças a seguir:
I- O gráfico por setores ou pizza são mais indicados para variáveis qualitativas.
II- O gráfico de colunas ou barras é mais recomendado para séries históricas e mistas.
III- O gráfico de colunas ou barras é mais recomendado para séries territoriais e categóricas.
IV- O pictograma é geralmente originado a partir dos gráficos de linha.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	2.
	A média aritmética é uma medida de posição para variáveis quantitativas, e é obtida somando-se todos os valores observados e dividindo-se o resultado pelo número de observações. Formalmente, se X for uma variável com observações, chamamos de média de X a soma dos valores dividida pelo número de observações, ou seja: 
X= 1+2+3+4+5 / 5
X= 3
Diante dessa explicação, caso se tenha 10 pessoas esperando um ônibus em um determinado dia, sendo que, a primeira está esperando há 5 minutos, a segunda há 7, a terceira há 8, a quarta há 10, a quinta há 12, a sexta há 13, a sétima há 15, a oitava há 18, a nona a há 19, e a décima pessoa espera há 20 minutos. Qual é o tempo médio de espera do ônibus nesse dia?
	 a)
	17 minutos.
	 b)
	5 minutos.
	 c)
	8,2 minutos.
	 d)
	12,7 minutos.
	3.
	As medidas de posição ou medidas de tendência central fornecem valores que podem caracterizar o comportamento dos elementos em determinada série estatística, podendo, assim, tirar conclusões referentes à pesquisa relacionada. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F as falsas:
(    ) Média é a soma de todos os resultados obtidos na pesquisa dividido pela quantidade total pesquisada.
(    ) Moda é o valor que mais aparece na amostra.
(    ) Mediana é o valor que menos aparece na pesquisa.
(    ) Os percentis são utilizados para separar a amostra ordenada em cem partes iguais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - F - F - F.
	4.
	Para separar uma distribuição, calculamos as separatrizes determinando grupos do tamanho que desejarmos, desde que juntos somem 100%, como 25% abaixo e 75% acima. Sobre as separatrizes, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As separatrizes estão associadas às porcentagens dos dados da Distribuição de Frequência com Intervalos de Classe e servem para análises estatísticas.
(    ) A separatriz C50 analisa 25% dos dados da Distribuição de Frequência com Intervalos de Classe e pode ser identificada como Mediana também.
(    ) A fórmula das separatrizes permite que se calcule qualquer porcentagem dos dados, bastando substituir o "k" pelo valor dado em percentual. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	V - V - F.
	 c)
	V - V - V.
	 d)
	F - F - V.
	5.
	Uma empresa que fabrica roupas e acessórios teve uma evolução na produção de acessórios masculinos durante o período de 2010 a 2014. Conforme quadro a seguir, podemos afirmar que o percentual médio de acessórios masculinos produzidos nesse período foi de:
	
	 a)
	8%.
	 b)
	6%.
	 c)
	9%.
	 d)
	7%.
	6.
	Os gráficos estatísticos são elementos empregados dentro do método estatístico, que têm por objetivo apresentar os dados obtidos através da pesquisa estatística. Esse elemento tem como vantagem uma melhor visualização dos dados, facilitando a interpretação do comportamento da variável em estudo. Considerando o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O gráfico por setores também é conhecido como gráfico de pizza.
II- Os gráficos substituem totalmente o uso das tabelas, ou seja, utilizando gráficos podemos deixar de lado o emprego de tabelas.
III- O gráfico de linhas consiste em um conjunto de colunas ou barras que representam o comportamento da variável em estudo.
IV- Somente obtemos as informações necessárias para construir os gráficos de cálculos matemáticos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	7.
	Os dados a seguir referem-se à participação, em um ciclo avaliativo, de um grupo de acadêmicos de uma amostra de cinco Polos de Apoio Presencial da UNIASSELVI: 332, 403, 1711, 1603, 179. Com esses dados, estime a participação média e o desvio-padrão destes acadêmicos desta Avaliação Institucional:
	 a)
	Média = 809,8 e desvio-padrão = 746,09.
	 b)
	Média = 845,6 e desvio-padrão = 746,09.
	 c)
	Média = 809,8 e desvio-padrão = 626,49.
	 d)
	Média = 845,6 e desvio-padrão = 626,49.
	8.
	As variáveis que são pesquisadas podem ser classificadas de acordo com suas características, essas variáveis são mostradas em séries. De uma série se torna difícil trabalhar e extrair informações, sendo ela, numérica ou não. Normalmente, elas são grandes listas de valores que, embora repletos de informações, não permitem que se consiga tirar quaisquer informações a respeito. Para que se possa trabalhar com essas séries de dados, é necessário antes de qualquer outra ação, que seja tomada uma primeira atitude. Qual atitude é essa?
	 a)
	Ver o que as séries mostram.
	 b)
	Trabalhar os dados de outras pesquisas.
	 c)
	Organizar os dados de alguma forma.
	 d)
	Buscar outros dados que auxiliem na pesquisa.
	9.
	Arredondamentos são fundamentais para nossos estudos, principalmente ao calcular valores que têm muitas casas decimais. Muitas vezes, é conveniente suprimir unidades inferiores às de determinada ordem. Esta técnica é denominada arredondamento de dados ou valores. Às vezes, é muito mais fácil e mais compreensível usarmos valores arredondados para melhor entendimento do público que terá acesso à informação. De acordo com as regras de arredondamento, analise as sentenças a seguir:
I- Ao arredondar o número 2,156 para uma casa após a vírgula, resultará em 2,1, pois o número descartado é o 5 e há algarismos após ele.
II- Ao arredondar o número 10,225 para duas casas após a vírgula, vamos obter o número 10,22, pois não há algarismos após o 5 e o que antecede o número descartado é par.
III- Ao arredondar o número 7,366 para duas casas após a vírgula, vamos obter 7,37, pois o algarismo a ser descartado é maior que 5.
IV- Não é possível arredondar o número 0,258 para uma casa após a vírgula, pois ele inicia com o algarismo 0 (zero).
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
Anexos:
Formulário de Métodos Quantitativos
	10.
	Quando uma pesquisa é realizada, tem-se um conjunto de dados que são obtidos. Depois, é feita a crítica dos valores que foram observados no campo e posteriormente foram trazidos para análise da forma como foram coletados. Como é denominado esse tipo de dados?
	 a)
	Dados brutos.
	 b)
	Dados secundários.
	 c)
	Dados puros.
	 d)
	Dados primários.

Continue navegando