Buscar

introdução a calculos prova objetiva

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	1.
	Para se tornar rentável, um açougue deve ter em seu estoque x frangos por dia, de modo que satisfaça à desigualdade 3x + 80 < 5x - 20. Diante do que podemos afirmar com relação à quantidade de frango no estoque, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Ser maior que 7 unidades.
	
	b) Ser maior que 50 unidades.
	
	c) Ser maior que 13 unidades.
	
	d) Ser maior que 30 unidades.
	 
	 
	2.
	Calcular o logaritmo de um número consiste em descobrir qual é o número que servirá de expoente para a base cujo o resultado deve ser o logaritmando. O logaritmo possui várias aplicações na Matemática e em diversas áreas do conhecimento, como Física, Biologia, Química, Medicina, Geografia, entre outras. As propriedades do logaritmo são fundamentais para interpretarmos algumas situações do dia a dia. Sabendo que
	
	
	a) 1/2.
	
	b) - 1/4.
	
	c) - 2.
	
	d) 4.
	 
	 
	3.
	Um número expresso na forma decimal também pode ser reescrito na forma de número fracionário. Na hora de reescrevê-lo, podem ocorrer três situações, uma delas é o número decimal ser um número decimal finito. Sobre a representação na forma de fração irredutível do número decimal 0,60, analise as opções a seguir e assinale a alternativa CORRETA:
	
	
	a) Somente a opção I está correta.
	
	b) Somente a opção IV está correta.
	
	c) Somente a opção III está correta.
	
	d) Somente a opção II está correta.
	 
	 
	4.
	Para calcular a área de um quadrado, basta que se multipliquem dois dos seus lados entre si. Para o cálculo de área de um retângulo, temos a multiplicação da base pela altura. Sendo assim, calcule a área da figura a seguir, representando uma multiplicação de monômios. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	
	
	a) A área está representada por 4x² + 6.
	
	b) A área está representada por 2x² + 14x.
	
	c) A área está representada por 2x² + 2x + 6.
	
	d) A área está representada por (2x + 1)(3 + 2x).
	 
	 
	5.
	Para resolver uma equação exponencial precisamos utilizar as propriedades de potenciação. Utilizando tais propriedades de potenciação, determinando a solução da equação a seguir, assinale a alternativa CORRETA:
	
	
	a) x = - 0,25.
	
	b) x = - 1.
	
	c) x = 1.
	
	d) x = 0,25.
	 
	 
	6.
	De acordo com as definições de frações, o percentual é a indicação de uma divisão por cem, sendo assim, podemos afirmar que 60% de 200 tem o mesmo valor que o triplo da quinta parte de 200? Quanto é esse valor?
	
	a) Sim, o valor é de 40.
	
	b) Não, pois um representa 60 e o outro 40.
	
	c) Não, pois uma representa 120 e o outro 40.
	
	d) Sim, o valor é de 120.
	 
	 
	7.
	A transformação de um número fracionário para um número decimal é muito utilizada no dia a dia. Sobre o exposto, analise a imagem a seguir:
	
	
	a) A letra E corresponde a 9,5.
	
	b) A letra B corresponde a 0,8.
	
	c) A letra D corresponde a 1,5.
	
	d) A letra A corresponde a 1,5.
	 
	 
	8.
	Em pesquisa realizada, constatou-se que a população P de determinada bactéria cresce segundo a expressão:
	
	
	a) De 3 horas.
	
	b) De 1 hora.
	
	c) De 2 horas e 30 minutos.
	
	d) De 4 horas.
	 
	 
	9.
	Uma função do primeiro grau é uma equação da forma f(x) = ax + b, onde a e b são constantes e x é a variável independente. Determine o valor de a + b sabendo que f(0) = 5 e f(1) = 6.
	
	a) a + b = 5.
	
	b) a + b = 1.
	
	c) a + b = 4.
	
	d) a + b = 6.
	 
Resposta: a+b= 6 Explicação passo-a-passo:
f(0)=5 e f(1)=6 y=ax+b a+b=1 + 5 = 6
0.a+b=5 a.(1)+5=6
0 + b=5 a+5=6
b=5 a=6-5 a=1
	 
	10.
	Dentre os tipos de funções pode-se destacar as funções de primeiro e segundo grau, exponencial, modular, trigonométrica, logarítmica e polinomial. As funções também podem ser classificadas em injetora, sobrejetora e bijetora. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Não existe nenhuma relação com os valores pertencentes ao domínio e à imagem.
	
	b) Se dois elementos diferentes do conjunto A estão associados a dois elementos diferentes de B, a função é injetora.
	
	c) Uma função é sobrejetora se é simultaneamente injetora e bijetora.
	
	d) Todos os elementos y do conjunto B são imagem de elementos x do conjunto A.
	 
	 
	11.
	(ENADE, 2008) A professora Carla propôs a seus alunos que encontrassem a solução da seguinte equação do segundo grau:
x² - 1 = (2x + 3)(x - 1)
Pedro e João resolveram da seguinte maneira.
Resolução de Pedro:
x² - 1 = (2x + 3)(x - 1)
x² - 1 = 2x² + x - 3
2 - x = x²
Como 1 é solução dessa equação, então S = {1}
Resolução de João:
x² - 1 = (2x + 3)(x - 1)
(x - 1)(x + 1) = (2x + 3)(x - 1)
x + 1 = 2x + 3
x = -2
Portanto, S = {-2}
Pedro e João perguntaram à professora por que encontraram soluções diferentes. A professora observou que outros alunos haviam apresentado soluções parecidas com as deles. Entre as estratégias apresentadas nas opções a seguir, escolha a mais adequada a ser adotada por Clara visando à aprendizagem significativa por parte dos alunos:
	
	a) Resolver individualmente o exercício para cada aluno, usando a fórmula da resolução da equação do 2º grau, mostrando que esse é o método que fornece a resposta correta.
	
	b) Escrever a solução do exercício no quadro, usando a fórmula da resolução da equação do 2º grau, para que os alunos percebam que esse é o método que fornece a resposta correta.
	
	c) Indicar individualmente, para cada aluno que apresentou uma resolução incorreta, onde está o erro e como corrigi-lo, a partir da estratégia inicial escolhida pelo aluno.
	
	d) Pedir a Pedro e João que apresentem à classe suas soluções para discussão e estimular os alunos a tentarem compreender onde está a falha nas soluções apresentadas e como devem fazer para corrigi-las.
	 
	 
	12.
	(ENADE, 2008) As potencialidades pedagógicas da história no ensino de matemática têm sido bastante discutidas. Entre as justificativas para o uso da história no ensino de matemática, inclui-se o fato de ela suscitar oportunidades para a investigação. Considerando essa justificativa, um professor propôs uma atividade a partir da informação histórica de que o famoso matemático Pierre Fermat [1601-1665], que se interessava por números primos, percebeu algumas relações entre números primos ímpares e quadrados perfeitos. Para que os alunos também descobrissem essa relação, pediu que eles completassem a tabela a seguir, verificando quais números primos ímpares podem ser escritos como soma de dois quadrados perfeitos. Além disso, solicitou que observassem alguma propriedade comum a esses números.
	
	
	a) II e III, apenas.
	
	b) I e III, apenas.
	
	c) I, apenas.
	
	d) II, apenas.

Continue navegando