Buscar

ATIVIDADE DE DIREITO CIVIL I (PESSOA JURIDICA)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DE DIREITO CIVIL I (PESSOAS JURÍDICAS)
1. EXISTE DIFERENÇA ENTRE ASSOCIAÇÕES E ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS?
Não há diferenças entre ambas. As associações constituem um agrupamento de pessoas, com uma finalidade comum que perseguem a defesa de determinados interesses, sem ter o lucro como objetivo, isto se encaixa, em tese com as organizações religiosas que se destinam a abrigar as instituições de cunho religioso. E geralmente arrecadam contribuições para manutenção dos templos e para caridade.
2. O QUE SÃO PARTIDOS POLÍTICOS? 
Os Partidos políticos geralmente são definidos como uma entidade formada pela livre associação de pessoas, com uma ideologia em comum, cujas finalidades são assegurar o interesse do regime democrático, além de defender os direitos humanos fundamentais.
“Partido político, pessoa jurídica de direito privado, destina-se a assegurar, no interesse do regime democrático, a autenticidade do sistema representativo e a defender os direitos fundamentais definidos na Constituição Federal” (art. 1º da Lei nº 9.096/1995).
3. PESSOA JURÍDICA TEM DIREITO A IDENIZAÇÃO POR DANO MORAL?
Sim, a ofensa causada à empresa tanto pode causar-lhe prejuízo de ordem material quanto de ordem apenas moral, devendo recompor-se o seu patrimônio dessa natureza atingido. Portanto, a pessoa jurídica pode reclamar indenização por dano moral, desde que violados quaisquer dos direitos pela mesma titulados e previstos no inciso X do artigo 5º da Constituição Federal.
4. PESQUISE ACERCA DA RESPONSABILIDADE CIVIL DA PESSOA JURÍDICA DE DIREITO PÚBLICO E DE DIREITO PRIVADO.
Conforme o art. 43 “As pessoas jurídicas de direito público interno são civilmente responsáveis por atos de seus agentes que nessa qualidade causem danos a terceiros, ressalvando direito regressivo contra os causadores do dano, se houver, culpa ou dolo”, ou seja, fala sobre a responsabilidade civil das pessoas jurídicas, a responsabilidade ela pode ser objetiva quando tem a obrigação de reparar outrem.
Mediante art. 44 CC, As pessoas jurídicas de direito privado são “I Associações, II – As Sociedades, III – as Fundações, IV – Organizações Políticas, v – os partidos políticos”, lembrando que as empresas de Direito privado, a sua existência legal se dá no registro no devido órgão competente. Apenas as Sociedades buscam o lucro, e o lucro obtido serão reinvestidos entre os sócios, as sociedades podem ser Empresariais ou Simples, as empresarias seu registro deve ser feito na Junta Comercial e as Simples em qualquer Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas. . Sobre a responsabilidade civil das empresas, ela é diferente, há duas maneiras que é a contratual (mediante prova) e a Legal (objetiva) seguidos dos art. 186/187 e 927, que fala de responsabilidade civil e atos ilícitos, que deve reparar o dano causado outrem, e a empresa também será responsabilizada.
QUESTÕES OBJETIVAS (GABARITO)
1) D
2) B
3) B
4) D
5) E
6) C
7) E
8) E
9) E
10) D
11) A
12) A
13) D
14) B
15) D
16) B
17) A
18) A
19) B
20) I - ERRADO

Outros materiais