Buscar

paper citações

Prévia do material em texto

7
TIPOS DE CITAÇÕES NOS TRABALHOS ACADÊMICOS 
Ianca Maiara Pereira 
Pamela Ribeiro
Simone Imme Heinz
Tutora Externa: Clarice Piller
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Pedagogia (PED1743) – Prática do Módulo I
22/06/2017
RESUMO
 
O presente artigo tem como finalidade apresentar as formas de como utilizar as citações em trabalhos acadêmicos visando o modo correto de incluir em seu trabalho. Apresentará como o acadêmico pode elaborar qual a importância da citação no trabalho, a dificuldade que o condutor do trabalho encontra para introduzir a citação com a ideia do autor dando credibilidade para a pesquisa ajudando a sustentar e ilustrar o assunto em questão. Vamos abranger todos os tipos de citações dando exemplos de cada um deles e colocando em destaque suas diferenças para que o acadêmico saiba como identificar qual o melhor tipo de citação usar em seus próximos trabalhos bem como as regras que define o uso de cada tipo de citação. Ressaltando que o uso das citações é indispensável para que possa comprovar a confiança das informações fornecidas.
Palavras-chave: Tipos de citações. Trabalho acadêmico. Obra do Autor 
1 INTRODUÇÃO
 O presente trabalho aborda a temática das citações nos trabalhos acadêmicos. Há que se entenderem os diversos tipos de citações para compor um trabalho acadêmico. As citações têm o papel de dar credibilidade e são fundamentais para proporcionar ao leitor um complemento das informações expostas ao longo do trabalho.
 O objetivo de estudar essa temática é mostrar os tipos de citações usadas para o desenvolvimento de um trabalho acadêmico, para que o leitor possa entender o contexto do trabalho e compreender que elas servem para esclarecer, sustentar e ilustrar o assunto pesquisado.
 Serão apresentados nesse trabalho as normas e a forma correta de elaborar o tema abordado, como também os padrões adotados. Detalhes para dar confiabilidade e base aos trabalhos, fornecer informações de qualquer conteúdo extraído de outra fonte. A importância de se aperfeiçoar nesse assunto, daí a realização desse trabalho, pois o acadêmico é condicionado frequentemente a desenvolver projetos e estudos que exigem o conhecimento dessa temática. Para compreender adequadamente sobre as citações é necessário que possamos entender que existem diversos tipos de citações sendo assim:
Citações Diretas 
Citações indiretas
Citação de citação 
2 CITAÇÕES 
Citações são informações retiradas das fontes bibliográficas documentais e eletrônicas. É importante e necessário para o autor, sustentar suas ideias e desenvolver o raciocínio. Assim permitindo a identificação do “dono” das ideias apresentadas e possibilitando o acesso ao texto original, é indispensável para a elaboração de trabalhos acadêmicos.
Citar as ideias de outro autor comprova que todo o trabalho resulta de uma pesquisa, que envolve empenho e seriedade, sem nenhuma dúvida as citações aperfeiçoam a qualidade científica da atividade em questão, possibilitando ao leitor, comprovar a fonte e a ideia de onde foram extraídas, permitindo, também, que o pesquisador aprofunde seu conhecimento sobre assunto ou tema em discussão. 
Sabendo de tais ideias, passemos agora a conhecer as características que orientam um dos passos que guiam o trabalho científico: Lembrando que as citações se encontram sujeitos a critérios rígidos pela ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas).
2.1 CITAÇÕES DIRETAS
Ocorre quando é feita a cópia literal do texto original podendo transcrevê-la de uma parte do texto que se encontra na obra do autor em que você está consultando, neste caso você pode copiá-la, mas citando-a. Por ser uma copia exata de um texto devera ser apresentada entre aspas duplas. Temos as citações diretas curtas e diretas longas.
Citação direta curta: Não pode ultrapassar a três linhas e sempre inicia e finaliza com aspas, ao termino colocar o nome do autor, o ano e o número de páginas tudo entre parentes e em letras maiúscula ou podemos começar a citação com o autor do texto em seguida entre parênteses o ano e os números de páginas.
Primeiro exemplo:
“Não saber usar a internet em um futuro próximo será como não saber abrir um livro ou acender um fogão, não sabermos algo que nos permita viver a cidadania na sua completitude” (VAZ, 2008, p.63).
Segundo exemplo:
Segundo Vaz (2008, p. 63) “não saber usar a internet em um futuro próximo será como não saber abrir um livro ou acender um fogão, não sabermos algo que nos permita viver a cidadania na sua completitude”.
Citação direta longa: Ultrapassa a três linhas, se destaca do corpo do texto com recuo de quatro cm da margem esquerda, são apresentadas em parágrafos próprios e com espacejamento simples, podendo ser reduzido o tamanho da fonte para 10 ou 11. 
2.2 REGRAS PARA CITAÇÃO DIRETA 
 Quando for escrever o seu trabalho acadêmico e for usar uma citação direta curta ou longa há algumas orientações que é necessário respeitar.
a) Apóstrofos (´ ´ )
Quando no texto original a palavra estiver entre aspas (“ ”) elas se transformam em apóstrofos.
Exemplo:
O ‘erro’ linguístico, do ponto de vista sociológico e antropológico, se baseia, portanto, numa avaliação negativa que nada tem de linguística: é uma avaliação estritamente baseada no valor social atribuído ao falante, em seu poder aquisitivo, em seu grau de escolarização, em sua renda mensal, em sua origem geográfica, nos postos de comando que lhe são permitidos ou proibidos, na cor de sua pele, em seu sexo, e outros critérios e preconceitos estritamente socioeconômicos e culturais. (BAGNO; GAGNE; STUBBS, 2002, p.73)
b) Omissão ([...])
Na sua pesquisa você se deparou com um texto de 10 linhas, mas vai usar em seu trabalho apenas a primeira e a última linha. Neste caso será usado um recurso chamado supressão que é a inclusão de um sinal de colchetes com reticências, exatamente como esse [...], indicando que um trecho do texto não foi usado. Exemplo:
“As propostas de melhorias de processo e tecnologia são coletadas e analisadas [...] com base nos resultados de projetos-piloto” (KOSCIANSKI; SOARES, 2007, p. 153).
c) Interpolações ([ ])
São acréscimos ou comentários para explicar opiniões do autor. Exemplo: 
“O ensino a distancia enfatiza [principalmente] a questão da distancia no espaço e propõe o uso de tecnologias de informação e comunicação de dados para contornar este fator”. (CHAVES, 2001, p.20)
f) Ênfase, Dúvidas e Destaque
-É usado [!] para indicar que houve espanto e admiração, para dar destaque a palavra. 
-É usado [?] para indicar que houve duvida, para mostrar que há controversa.
- Quando quiser enfatizar um trecho da citação, pode se usar o grifo, mas não se esqueça de avisar usando a expressão (grifo nosso). Nos casos em que o grifo está no texto original usa-se o (grifo do autor).
d) Incorreções ou incoerências 
 Quando encontrar erros é importante que não se corrija, tudo deve ser transcrito como está originalmente. Mas para mostrar que você percebeu o erro colocasse a expressão sic (assim mesmo).
2.3 CITAÇÕES INDIRETAS
Depois de pesquisar o texto de um autor você concorda com a conclusão do mesmo, mas por algum motivo em particular não quer usar o mesmo texto e a mesma estrutura. Sendo assim você fará uma citação indireta, já que seu texto teve como base uma obra consultada com a mesma ideia, mas palavras e estruturas diferentes.
Segue da mesma forma a apresentação da citação direta, mas a indireta também deve conter o autor da frase citada, o ano da publicação do livro e o número de páginas é opcional. Exemplos:
Lancaster (1993, p. 6) aponta como um aspecto importante na recuperação das informações é a extensão dos conteúdos a serem indexados.
Um aspecto importante na recuperação das informações é a extensão dos conteúdos a serem indexados (LANCASTER, 1993).
As citações indiretas podem ter mais de um autor, pois você deve ter pesquisado em várias obras para obter a conclusão do seu texto. Exemplo:Tanto Weaver (2002, p.18) como Semonche (1993, p. 21) apontam questionamentos que devem preceder o planejamento da indexação de artigos de jornais, como: Qual a finalidade do artigo? Quem é o público-alvo que terá acesso ao artigo? Que tipo de informação o usuário procura?
2.4 CITAÇÃO DE CITAÇÃO 
Citação de citação é a citação de um trecho de uma obra que não foi possivel ter acesso direto, nesse caso usa-se uma segunda fonte. No entanto só é aconselhado quando o acesso à obra original for mesmo muito difícil no caso, por exemplo, de obras publicadas em um idioma que o pequisador não domina.
Para não comprometer a confiança do trabalho é importante que ao fazer esse tipo de citação deva se manter as afirmações da segunda fonte.Então toda vez que se fizer necessário citar uma obra que você por qualquer motivo não teve acesso deve usar a expessão "apud" que quer dizer "citado por".
A citação da citação pode ser direta ou indireta. Vejamos um exemplo de citação de citação direta: Exemplo de citação de citação direta:
Segundo Van Dijk (1983), citado por Fagundes (2001, p. 53), “no texto jornalístico é convencional apresentar-se um resumo do acontecimento abordado. Esse resumo pode ser expresso por letras grandes separadas do resto do texto ou na introdução no ‘lead’”.
Exemplo de citação de citação indireta:
Segundo Fujita (1999) citada por Fagundes (2001, p. 65) a indexação engloba três fases: 1) análise por meio da leitura do documento, em que serão selecionados os conceitos; 2) síntese, com a elaboração de resumos e 3) a identificação e seleção de termos com auxílio de uma linguagem documentária.
a) Citação de informação extraída da internet
São citações feitas a partir da internet, são apresentadas da mesma forma que as obras impressas. Colocando o autor, o ano do texto e a página. É bom ser seletivo aos sites de informações procurando por fontes confiaveis.
b) Citação da Bíblia
Ocorre indicando a fonte pelo titulo do livro da biblia não podendo grifar e nem colocar em aspas os nomes dos livros. Com a indicação de capitulo e versículos são feitas com algarismo arábicos, separando o capítulo e o versículo por dois pontos, sendo assim o versículo inicial é separado por hífen do final sem espaço entre eles. 
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 
 Dessa forma conclui-se que os tipos de citações em trabalhos acadêmicos são feitos para sustentar uma teoria, reforçar uma ideia ou ilustrar um entendimento. Oferecendo ao leitor, apoio para que possa comprovar a confiança das informações fornecidas, assim compreendendo as funções que as citações exercem e também possibilitando seu aprofundamento.
 Essa temática ajudará também no desenvolvimento e elaboração de todo trabalho acadêmico: como tcc, pesquisas, relatórios, etc. Auxiliando a proporcionar o conhecimento do aluno, para que ele possa adotar essas informações para um bom desempenho e é indispensável em seu trabalho acadêmico.
 A pesquisa realizada se mostrou extremamente positiva em vários aspectos. Buscou mostrar os tipos de citações para trabalhos. Em entendimento ao objetivo geral, foram definidos: Mostrar de uma forma claro para que sirvam as citações e onde devem ser usadas.
 REFERÊNCIAS
FARIAS, Marlucy Veleda; SILVA, Fernanda Rocha da; CARVALHO, Andrea Pereira de. Citações em documentos: Conforme NBR 10520:2002. Disponível em: <http://porteiras.r.unipampa.edu.br/portais/sisbi/files/2014/07/Cita%C3%A7%C3%B5es-em-documentos.pdf>.Acesso em: 05 jun. 2017.
LEMOS, Valéria. Trabalhos Acadêmicos: Supressão, interpolação e comentário. Disponível em:<http://vlxtrabalhosacademicos.blogspot.com.br/2011/06/supressao-interpolacao-e-comentario.html>. Acesso em: 05 jun. 2017.
SÉRGIO , Ricardo. Como fazer citação de citação. Disponível em: <http://www.recantodas
letras.com.br/teorialiteraria/1818762>. Acesso em:10 jun. 2017.
SOUZA, Vanessa. Citações: para quê servem? Como utilizar e formatar referências no corpo do trabalho. Disponível em:<http://nead.uesc.br/arquivos/pedagogia/seminario_integrador_7
/material_apoio/contornos-pesquisa_e_gestao_de_conteudo-20citacoes_%20para_que_servem_
como_utilizar_e_formatar_referenciasas.pdf>. Acesso em: 07 jun. 2017.
SOUZA, Vanessa. Citações: para quê servem? Como utilizar e formatar referências no corpo do trabalho. Disponível em:<http://www.contornospesquisa.org/2011/05/citacoes-para-que-servem-como-utilizar.html>. Acesso em: 08 jun. 2017.
XAVIER, Andressa. Aprenda a usar as Normas da ABNT: Citação (2 de 4). Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/tutorial/834-aprenda-a-usar-as-normas-da-abnt-citacao-2-de-4-.htm>. Acesso em: 07 jun. 2017.

Continue navegando