Buscar

TRABALHO GRUPO

Prévia do material em texto

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
ANA MARIA DE SOUZA GOUVEA
CLEIDE DE OLIVEIRA DOS SANTOS
DANIELLE CASSIANE IMIDIO
DENISE CRISTINA DE OLIVEIRA COSTA
JULIANA HENRIQUE DA FONSECA
MIRIAM APARECIDA DE SOUZA DIAS
As manifestações culturais e artísticas na Educação Infantil
Cornélio Procópio
2019
ANA MARIA DE SOUZA GOUVEA
CLEIDE DE OLIVEIRA DOS SANTOS
DANIELLE CASSIANE IMIDIO
DENISE CRISTINA DE OLIVEIRA COSTA
JULIANA HENRIQUE DA FONSECA
MIRIAM APARECIDA DE SOUZA DIAS
Trabalho de potrtfólio em grupo apresentado ás disicplinas do semestre: Educação e Artes Letramentos e Alfabetização Literatura Infantojuvenil Ludicidade e Educação Práticas Pedagógicas em Pedagogia: Práticas de Alfabetização e Letramento Estágio Curricular em Pedagogia I: Educação Infantil. Como obtenção de nota no semestre.
Tutor a Distância:  Claudia Gamba do Nascimento
Cornélio Procópio
2019
INTRODUÇÃO
O presente trabalho a seguir tem como tema: as manifestações culturais e artísticas na educação infantil. Deste modo, as disicplinas integradas neste semestre são: educação e artes; letramento e alfabetização; literatura infanto-juvenil; ludicidade e educação; práticas pedagógicas em pedagogia; práticas de alfabetização e letramento; estágio curricular em pedagogia 1 educação infantil. Sendo assim, a proposta da produção textual desse semestre vem explorando um assunto muito importante que é interdisciplinaridade, aonde, esta é uma possibilidade de fazer com que o aluno aprenda um único conteúdo através de várias disciplinas.
 Por conseguinte, o trabalho vem explorando dois artigos que foram dispostos com o tema: A contribuição da Literatura Infantil no desenvolvimento da criança, um estudo de caso no projeto literatura da biblioteca do SESC Doca, de Marise Teles Condurú e Ana Cristina. Outro artigo é: O papel da arte na educação infantil e o vídeo disponível: Alfaletrar educação infantil alfabetização e letramento.
 Outro fator importante que ajudou para a construção do referido trabalho é a Base Nacional Comum Curricular BNCC e outros textos que foram utilizados para a confecção do referido trabalho, portanto, vem sendo apresentado o texto teórico demonstrando assim a grande importância de se trabalhar as diversificadas áreas do conhecimento, como por exemplo, letramento e alfabetização, educação e artes literatura infanto-juvenil e ludicidade e educação.
 No mais, foi construído uma proposta de trabalho para ser desenvolvida com os alunos na semana cultural com o tema: Os cinco sentidos, utilizando a educação e artes e literatura infanto-juvenil. Deste modo, é possível para a criança assimilar o conteúdo através da contação de história e aprender os cinco sentidos e as partes do corpo correspondente a eles.
DESENVOLVIMENTO
A interdisciplinaridade, é um fator muito importante e que compreende a busca de uma maneira constante, tudo isso, mediante aos caminhos novos, demonstrando assim, novas realidades, desafios e buscas de construção do mundo melhor. Em respeito à sala de aula, a interdisciplinaridade é expressa mediante ao respeito à responsabilidade, a obrigação, a satisfação, humildade, especialização, generalidade, entre outros fatores.
 Segundo o autor Castro 2006, o processo interdisciplinar para com os alunos da educação infantil é um papel de grande decisão para a estrutura do desejo da educação, que envolve a sabedoria, coragem e humildade da criança. Deste modo, é através de um olhar interdisciplinar que pode ser realizado recuperações, mediante a prática, bem como, a essência dos movimentos e assim sendo, o conhecimento pode nascer dos movimentos que são cometidos mediante a conflitos, perguntas, respostas, certezas e incertezas que são vivenciadas dentro de um mundo ambiguo de ser.
Para o autor Souza 2008, a interdisciplinaridade é conhecida como o processo de integrar duas ou mais disciplinas curriculares, para que se possa ocorrer a construção do conhecimento do aluno, deste modo, ela surge como um processo de respostas a necessidade do processo de fragmentação dos conhecimentos, que ocorreram mediante a Revolução Industrial e a necessidade de mão de obra especializada.
Organizar as áreas de conhecimento de uma maneira que garanta a interdisciplinaridade é romper com a visão estanque, fragmentada, de que a criança vai entender o mundo abrindo gavetinhas. Isso decorre da visão do homem e mundo que eu tenho, o homem é um todo. (FAZENDA, 1994, p. 35).
Para o processo de formação da criança, o letramento e alfabetização, bem como a inserção e o trabalho com o lúdico, deve ter a sua ligação direta com a linguagem multimodal, ou seja, uma linguagem que faz com que seja abrigado uma série de modalidades que busca incluir os vídeos em sala de aula, as imagens para que a criança possa distinguir melhor e entender de uma forma visual, o texto, trabalhando assim com as questões referente a leituras e interpretações, os diferentes gestos e sinais que são indispensáveis para o trabalho do entendimento.
Desta maneira, esse tipo de trabalho com a linguagem está interligada com a interdisciplinaridade, ao que tange a educação que conduz a este processo básico de unir as disciplinas, para que assim sendo, os alunos possam aderir o maior conhecimento possível, mediante aos campos de ensino que existem e que podem facilitar o seu processo de ensino, fora ou dentro da escola.
Para o autor Freire 1997, o suporte principal estimulante para criança é o brinquedo, para que este possa realizar determinadas brincadeiras e possa entrar em sua ação lúdica através do brinquedo, sendo assim a criança libera as suas fantasias, atividades e reinventa determinadas histórias através de ações, como por exemplo.
Segundo Freire 1997, ele ainda propõe para que os profissionais da educação explorem determinadas práticas dentro do âmbito educacional, que utilizem a ludicidade para construir a aprendizagem dos alunos, pois, trabalhar com a vivência é muito importante, ao que diz respeito à aprendizagem, fazendo com que o aluno possa ter a oportunidade de criar e imaginar através da interdisciplinaridade enquanto uma atitude.
 Outro fator importante para o mesmo autor é o lúdico, através na sala de aula buscando determinadas maneiras de envolver os alunos em atividades que possam realizar reflexão e que eles possam descobrir o mundo que o cerca, pois, mediante a atividades lúdicas e comunicativas a criança trabalha com a compreensão do pensamento e a linguagem do outro. Deste modo, as brincadeiras não ter uma representação maior na vida da criança e está irá construir o seu conhecimento.
Todas as disciplinas são importantes para o trabalho com as crianças, o letramento e alfabetização é muito importante para desenvolver a escrita a fala, já a educação e artes aborda as questões da coordenação motora e física da criança, desenvolvendo seu raciocínio lógico a literatura infanto-juvenil é indispensável para a imaginação e criatividade das crianças, para que essas possam entender o mundo ao seu redor e criar personagens que só eles irão entender e raciocinar.
	Proposta de trabalho de ensino
	Identificação da escola: Escola Municipal Sonho de Amor
Período de realização: 02/05/2019 
Turma: Pré 1
	Título/tema da atividade: Conhecendo os 5 sentidos
Objetivo geral da atividade: Contribuir com a aprendizagem das Crianças mediante aos 5 sentidos em forma de contação de história, fazendo com que elas possam se desenvolver através das sensações e também da realização das atividades de artes.
Objetivos específicos da atividade: 
· Levar a criança a conhecer a si mesmo, bem como o seu próprio corpo, realizando estímulos que desenvolvam a psicomotricidade, o emocional o cognitivo e o social;
· Fazer com que a criança observe as reações mediante a cada estímulo realizado que envolve o tato, paladar, olfato, visão e audição;
· Fazer a exploração de objetos diferenciados e materiais disponíveis nas aulas, fazendo assim com que as crianças observem as características, bem como, aspossibilidades de manusear o mesmo;
· Estimular a interação e integração do aluno em sala de aula com os demais colegas;
· Incentivar as atividades com a artes e a contação de história;
	Percurso metodológico:
· Apresentar a história do Chapeuzinho Vermelho introduzindo assim os cinco sentidos na história;
· Demonstrar para as crianças figuras que representem as partes do corpo que condizem com os sentidos como: boca, olhos, nariz mãos e orelhas;
· Estimular as Crianças a realizarem o reconhecimento de seus sentidos, realizando uma colagem das figuras em um painel, aonde os mesmos deverão direcionar até o painel e fazer o reconhecimento entre a figura e a palavra que a professora demonstrar;
· Realizar um desenho representando a história contada;
· Fazer uma pintura com tinta guache nas partes que representam os cinco sentidos, boca, olhos, nariz, mãos e orelhas;
· Colar bolinhas de papel crepom vermelha em um desenho de boca
· Realizar uma colagem dos desenhos em um cartaz;
· Pedir que os alunos contem a história do chapeuzinho vermelho da maneira como entenderam, explicando assim, os 5 sentidos.
Atividade 1
Desenho da História contada
Em um primeiro momento, será contada a história da Chapeuzinho Vermelho envolvendo assim, os cinco sentidos. Após a contação de história, será pedido para as crianças realizarem um desenho da história fazendo assim com que elas desenvolvam a sua criatividade e raciocínio.
Atividade 2
Pintura com tinta guache
Entregar aos alunos desenhos das partes do corpo que representam os cinco sentidos: a boca, o nariz, olhos, mãos, e ouvidos. Deste modo, serão distribuídos para as crianças tinta guache e elas deverão pintar esses desenhos com a tinta.
Atividade 3
Confecção e colagem de bolinhas de papel crepom
Nesta atividade, em um primeiro momento, as crianças irão realizar bolinhas de papel crepom vermelha, dessa forma, será desenvolvido a sua coordenação. Logo em seguida, será entregue para as crianças uma boca impressa, para que assim elas possam colar as bolinhas vermelhas na boca representando então o paladar.
Atividade 4
Confecção de cartazes
Após realizarem as pinturas com tinta guache e também a colagem das bolinhas de papel crepom no desenho da boca, as crianças irão realizar uma colagem das atividades no cartaz, essa é uma atividade que estimula as crianças em questão de reconhecimento ao seu trabalho e também o trabalho em equipe. Deste modo, todas as crianças se reunirão e colarão as atividades no cartaz para que este possa ser exposto na escola na semana cultural.
Atividade 5
Contação de história
Os alunos nesta última atividade, serão estimulados a contar como entenderam a história da Chapeuzinho Vermelho e os cinco sentidos, será um momento muito importante, a onde serão analisados as questões pertinentes a memória da criança, o raciocínio, bem como a criatividade, levando assim, a criança a ser analisada se esta assimilou o conteúdo que foi abordado em sala de aula.
	Recursos: Livro da História do chapeuzinho vermelho; Figuras; materiais para contação de história; tinta guache; lápis de cor; borracha; papel sulfite; atividades impressas; papel crepom; cartolina; cola.
	Avaliação:
Os alunos serão avaliados mediante o trabalho realizado em sala de aula em todas as atividades propostas.
	Anexos e apêndices:
	Referências:
Os 5 sentidos Disponível em: http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/os-cinco-sentidos.phtml#.XNNoeeVKjIU Acesso em: 25/04/2019.
Chapeuzinho vermelho e os 5 sentidos disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27347 Acesso 26/04/2019.
CONCLUSÃO
O trabalho gerou uma grandiosa aprendizagem para toda a nossa equipe, visto que, na atualidade a interdisciplinaridade é um fator extremamente indispensável e importante para o trabalho com as crianças. Deste modo, o trabalho veio apresentando o referencial teórico, rico em conteúdos sobre o assunto que é pertinente para o trabalho com as crianças, que se trata da interdisciplinaridade, envolvendo assim, algumas disciplinas que foram estudadas no referido semestre.
 Portanto, além do texto que foi realizado, foi apresentado também uma proposta de trabalho a ser realizada na turma do pré 1, na Escola Municipal Sonho de Amor, um trabalho com o tema: Conhecendo os cinco sentidos, aonde o objetivo geral da atividade é contribuir com a aprendizagem das Crianças, mediante aos cinco sentidos em forma de contação de história, levando assim, as crianças, a desenvolverem mediante as suas sensações a realização das atividades de artes.
 Deste modo, foram apresentadas cinco atividades, a primeira o desenho da história contada, a segunda um trabalho com a pintura das partes do corpo que representa os cinco sentidos, a terceira produção de bolinhas de papel crepom e também a colagem das bolinhas, atividade 4 pintura com tinta guache e a atividade 5 uma contação de história sobre o entendimento da história que a professora contou sobre Chapeuzinho Vermelho.
Para a realização das atividades serão envolvidas as disciplinas literatura infanto-juvenil e a educação e artes.
REFERÊNCIAS
CASTRO, Sueli Pereira. Introdução ao estudo da realidade social. Sociologia. Fascículo 01. Cuiabá-MT: EdUFMT, 2006.
FAZENDA, I vani C. A. Interdisciplinaridade um projeto em parceria, 3ª Ed. São Paulo: Loyola, 1995.
SOUZA: Cássia Virginia de Coelho. Linguagem na Educação Infantil V. Linguagens artisticas Cuiabá MT Ed-UFMT 2008.
FREIRE, P. Professora sim, Tia não: Cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d`Água. 1997

Continue navegando

Outros materiais