Buscar

Atividade Pedagogia Abordagens Didáticas em Educação de Jovens e Adulto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Abordagem Didática em Educação de Jovens e Adultos
Prof.ª Esp. Rafaela Cavalheiro Rocha
Valor total da atividade – 5,0
Atividade 2
AULA 3
1) Por que um professor do EJA deve adequar seus saberes e métodos para o ensino de Jovens e Adultos?
Na Educação de Jovens e Adultos, um professor deve adequar o ensino ao público dessa modalidade, usando os saberes que eles já conhecem, trabalhando um pensamento crítico acerca da sociedade onde vive. Assim, através dessa adaptação, realizar um processo permanente de pesquisa de suas práticas educacionais, visando à construção de novas práticas. 
2) O que mudou com o artigo 62 da LDB na educação para o EJA.
O artigo 62 determina que a formação dos professores da educação básica será feita em nível superior. Então, para que um cidadão possa lecionar em cursos de Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA, deve frequentar um curso superior de licenciatura. 
3) A respeito do processo de formação de professores no EJA, explique: 
a) Como eram formados os primeiros professores?
As primeiras iniciativas da Educação de Jovens e Adultos no Brasil eram voluntários como professores. Assim, não havia a preocupação de colocar pessoas com competência para ensinar aos educandos
b) Quais as preocupações atuais com o processo de formação?
A exigência de uma formação específica para a EJA, a fim de que se resguarde o sentido primeiro do termo adequação como um colocar-se em consonância com os termos de uma relação. No caso, trata-se de uma formação em vista de uma relação pedagógica com sujeitos, trabalhadores ou não, com marcadas experiências vitais que não podem ser ignoradas. E esta adequação tem como finalidade, dado o acesso à EJA, a permanência na escola via ensino com conteúdo trabalhados de modo diferenciado com métodos e tempos intencionados ao perfil deste estudante. Também o tratamento didático dos conteúdos e das práticas não pode se ausentar nem da especificidade da EJA e nem do caráter multidisciplinar e interdisciplinar dos componentes curriculares. Mais uma vez estamos diante do reconhecimento formal da importância do ensino fundamental e médio e de sua universalização dentro da escola com a oferta de ensino regular.
AULA 4
1) Defina e explique os três processos de conhecer.
Síncrese: percepção do conjunto que se deseja conhecer, tendo uma visão geral;
Análise: onde há um contato maior com o objeto, percebendo certas particularidades dele. Assim, há um maior aprofundando no estudo;
Síntese: quando há uma relação com as particularidades e com seu conhecimento de mundo, ou com outras ideias. Nesta etapa, tem-se uma imagem cada vez mais adequada do objeto, passando a entender o todo e a suas partes.
2) Dos materiais utilizados para o processo de alfabetização do EJA:
a) Em sua análise, qual foi o melhor?
Fichas com as famílias fonéticas e Cartilhas.
b) Faça uma pesquisa e surgira uma nova opção de material para auxiliar no processo de ensino/aprendizagem. 
O Alfabeto Móvel é um material muito simples e rico para a alfabetização. Com ele, existem muitas possibilidades dos educandos estarem reconhecendo as letras, iniciarem as formações de palavras e posteriormente, frases. O Alfabeto Móvel pode ser feito de papel, com tampinhas de garrafas pet, madeira, EVA e outros materiais que a situação permita. 
1

Continue navegando