Buscar

relatório GATTACA (1)

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES
DEPARTAMENTO DE ALIMENTOS E NUTRIÇÃO-DaNUT
CURSO DE NUTRIÇÃO
Laís Gomes Sena
Lisiane Vecchi
Francine Dalvesco
RELATÓRIO GATTACA 
Palmeira das Missões, RS
2020
Laís Gomes Sena
Lisiane Vecchi
Francine Dalvesco
Relatório Gattaca
Trabalho referente a disciplina genética humana da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS)
Professor: Greici Stefan
Palmeira das Missões, RS
2020
Introdução
Engenharia genética são as técnicas de manipulação e recombinação dos genes, por meio de um conjunto de conhecimentos científicos (genética, biologia molecular, bioquímica) que reformulam, reproduzem e até criam seres vivos. As técnicas de manipulação genética desenvolveram-se a partir dos anos de 1970 e suas aplicações têm alcançado diversas áreas, como a medicina, a agricultura e a pecuária.
O filme Gattaca passa-se em um tempo futuro, de altos avanços tecnológicos, mostrando a relação dessa evolução com a engenharia genética.
Gattaca se passa em um tempo futuro, de altos avanços tecnológicos dentro da engenharia genética, onde o mundo é dividido em “Válidos” e “Inválidos”. A engenharia genética, demonstrada no filme, pode nos levar a diversas mutações até chegarmos a perfeição do ser humano. Em “Gattaca”, a inteligência e o físico eram as principais evoluções do ser humano por meio dos avanços genéticos. Além disso, a ambição pela nova invenção leva os engenheiros e cientistas à competição para a descoberta de um novo conceito genético. 
 No filme, uma família possui dois filhos, um “Válido”, fruto da manipulação e combinação de qualidades genéticas fora do comum, dando a eles mais inteligência, habilidades físicas e consequentemente, melhores cargos nas empresas. E outro, considerado “Inválido” pela sociedade, fruto de uma relação natural. O filho “Inválido”, Vincent, assim que nasce é diagnosticado com um problema cardíaco e um prazo de vida de aproximadamente 30 anos, aumentando sua vontade de viver e realizar seu sonho o mais rápido possível: a viagem ao espaço.
Em “Gattaca”, a manipulação genética é o que difere um indivíduo de outro, sendo que aqueles que são concebidos naturalmente não são considerados bons o suficiente para o desempenho de funções importantes na sociedade de Gattaca, e os que são “manipulados” são perfeitos e capazes. Percebe-se também que a manipulação genética está disponível para a alta sociedade, pois os procedimentos são de alto custo. Consequentemente, nota-se que esses avanços trazem consigo uma hierarquia, como os “Válidos” e os “Inválidos” presentes no filme.
Os benefícios, além do avanço da engenharia genética através dessas mutações, são as características físicas e mentais escolhidas pelos pais, pois com certeza o indivíduo se destacará no meio dos “Inválidos”. O malefício é que, como já citado, infelizmente, nem todos os casais terão acesso a esse procedimento, além de que, quem não possuir essa manipulação genética se sujeitará a inúmeras doenças e, como no filme, os “inválidos” não poderão desempenhar funções importantes, como ir ao espaço – sonho de Vincent que se concretiza no final do filme.
Atualmente, são muitas as técnicas de reprodução humana utilizadas pelos casais, dentre elas as principais são: 1) Inseminação Intrauterina (IIU) Artificial: um dos métodos mais comuns devido à sua baixa complexidade, apenas o espermatozoide é manipulado. 2) Fertilização in vitro (FIV): realiza-se a estimulação ovariana, com a administração de hormônios, para aumentar o número de óvulos disponíveis para a fertilização; após é feita a coleta dos óvulos e do sêmen; os embriões formados e selecionados serão transferidos para o útero, para que a gestação tenha seu prosseguimento de forma natural. 3) Doação de Óvulos: indicada para mulheres que não tenham mais óvulos ou possuam uma quantidade muito reduzida associada à baixa qualidade (menopausa precoce, idade avançada ou problema relacionado à produção de óvulos), entre outros.
Conclusão:
O filme Gattaca nos traz uma visão do universo em que se insere a engenharia genética. Além disso, o filme demonstra alguns meios de utiização dessa técnica, levantando os possíveis benefícios e malefícios sobre as diferentes formas de utilização da manipulação genética e o impacto causado na vida humana. 
Nessa análise cocluímos, ainda, a existência de diferentes técnicas de reprodução humana utilizadas atualmente e seus embates na vida de pessoas que desejam ter filhos.

Continue navegando