Buscar

PROJETO INTEGRADOR 1 (NOVO)

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
ANA PAULA BATISTA MARTINS
2380720806
PROJETO INTEGRADOR I
Ludicidade no Ensino Fundamental
OSASCO/SP
2020
ANA PAULA BATISTA MARTINS
Projeto integrador i:
Ludicidade no Ensino Fundamental
Trabalho apresentado ao Curso (Pedagogia - Licenciatura) para as disciplinas [Fundamentos da Gestão em Educação, Didática do Ensino de Ciências, Didática da História e Geografia, Educação em Ambientes Não Escolares, Prática Pedagógica: Infância e Suas Linguagens].
Tutora: Janilce Meire Gomes Muniz
Osasco
2020
INTRODUÇÃO 
Esta pesquisa tem como objeto do estudo identificar as manifestações do brincar na Educação Infantil. Atualmente observa-se a necessidade da ludicidade está sempre presente no cotidiano escolar e isso vem contribuindo com as concepções psicológicas e pedagógicas do desenvolvimento infantil. Dessa forma as atividades lúdicas ajudam a vivenciar fatos e favorecer aspectos da cognição.
Brincadeiras e jogos podem e devem ser utilizados como uma ferramenta importante para o auxílio do ensino aprendizagem bem como para que se estruturem os conceitos de interação e cooperação.
O presente trabalho objetiva discutir a importância dos jogos e brincadeiras no processo de ensino aprendizagem, sobretudo na Educação Infantil e visa à ludicidade como caminho para a aprendizagem e a construção do conhecimento através de brincadeiras, jogos e brinquedos.
Existem formas em que a atividade lúdica pode contribuir para a aprendizagem na Educação Infantil, pois notamos a sensação de prazer que envolve as crianças em suas atividades lúdicas, que por sua vez, desenvolvem maior interação com professores e colegas. A brincadeira e os jogos não são apenas um passatempo, são também formas de despertar na criança autoconfiança, desenvolvimento psicomotor, afetividade e são as principais formas de socialização, pois, através do brincar, a criança aprende regras e limites no qual usará respeitosamente no dia a dia com os colegas.
A palavra lúdico quer dizer jogo, e evoluiu levando em consideração as pesquisas em psicomotricidade, de modo que deixou de ser considerado apenas o sentido de jogo. Na extensão lúdica, a aprendizagem dá-se através do exercício de jogos, brinquedos e brincadeiras tendendo promover o desenvolvimento absoluto do estudante.
A atividade lúdica tem o objetivo de produzir prazer, diversão e ao mesmo tempo em que se pratica esta atividade percebe-se que ela vem acompanhada de inúmeras brincadeiras para enriquecer nossos conhecimentos de forma prazerosa na educação. Na educação infantil o lúdico propicia as crianças uma série de desenvolvimentos favoráveis, que vai desencadeando seu aprendizado.
Este trabalho se torna relevante uma vez que buscará contribuir junto aos educadores quanto à importância de estar atento as formas de manifestação do brincar.
JUSTIFICATIVA 
A escolha do meu tema como trabalho de conclusão do curso de Pedagogia “A importância do brincar na educação infantil” surgiu devido à importância do lúdico nas escolas de Educação Infantil, para que as crianças possam aprender e se desenvolver com saúde. Esse projeto vem esclarecer a importância do brincar para o desenvolvimento da criança durante a infância, estimulando a escola a resgatar brincadeiras que possam desenvolver a coordenação motora, o raciocínio, a criatividade e imaginação dos alunos. Durante a minha infância era muito comum ver crianças brincando nas ruas, na maior alegria, pulando correndo, gritando, aprendendo umas com as outras através da interação nas brincadeiras. E hoje é muito difícil ver isso acontecer, pois os pais têm medo de deixar os filhos soltos na rua, por causa da criminalidade que vem assustando e fazendo vítimas inocentes. Por conta disso, as crianças ficam sem se exercitar, tornando-se sedentárias dentro de casa, em frente à televisão, o computador, celulares e games, perdendo assim, a liberdade de se expressar, usar a imaginação e aprender interagindo com as demais crianças.
  Em relação ao psicológico, o brincar está presente em todo desenvolvimento da criança nas diferentes formas de modificação de seu comportamento. Do ponto de vista sociológica, o brincar tem sido visto como uma forma mais pura de inserção das crianças na sociedade; brincando a criança assimila crenças, costumes, regras, hábitos do meio em que vive. Em relação ao pedagógico, o brincar tem se revelado como uma estratégia poderosa, para a criança aprender desenvolvendo suas habilidades. (Falcão, 2002). As atividades lúdicas fazem com que as crianças aprendem com prazer, alegria e sendo relevante ressaltar que a educação lúdica está diante da concepção única de passatempo e diversão. A educação lúdica é uma ação inerente na criança e aparece sempre como uma única forma transicional, em direção a algum conhecimento. O brincar se torna cada vez mais importante na construção do conhecimento, oportunizando prazer enquanto incorporar as informações e transforma as situações da vida real (Falcão, 2002).
PROBLEMA
As pesquisas indicam cada vez mais as brincadeira favorecem o desenvolvimento das crianças e estão sumindo no âmbito escolar (principalmente no Ensino fundamental) e até mesmos profissionais da área não buscam introduzir o lúdico como das ferramentas essenciais.
É comum crianças da faixa dos dez e treze anos, passarem por um conflito entre o ser criança e ser adolescente. Por isso, muitos não aceitam mais brincar na escola, com o receio de serem vistos como criança pequena. Eis então o grande desafio da sala de aula: como motivar esses alunos para realização de atividades lúdicas, como forma de proporcionar aprendizagem, sem que estes se sinta depreciados?
Para este estudo, proponho a seguinte questões: Como as atividades lúdicas na sala de aula pode contrapor a necessidade de “adultecer” e promover aprendizagem das crianças inseridas na quarta e quinta série do ensino fundamental?
Como promover um ambiente lúdico na sala de aula?
Como o jogo pode contrapor a lógica de deixar de ser criança?
REFERÊNCIAS
KIS H IM OTO, Tizuko Morchida. A I importância do Brincar. Disponível em 
Https: // www.youtube. com/ watch? v=0a l1A _UB dWA. A cesso em março, 2018. 
WILEY SCHWARTZ, G. M. Emoção, Aventura e Risco – A Dinâmica Metafórica de Vários Estilos – 2002.
FALCÃO, Ana Patrícia Bezerra. RAMOS, Rafaela de Oliveira. A importância do brinquedo e do ato de. Brincar para o desenvolvimento psicológico de crianças de 5 a 6 anos. Belém, 2002.
MINESTRINA V. e BEYER M. A. O lúdico – Uma forma de educar na Ed. Infantil. In. Revista de divulgação técnico _ científica do ICPG. Vol.3, n.9, p.185 – 188, 2006.
SEVERINO, A. J. A formação profissional do Educador: pressupostos filosóficos e implicações curriculares. ANDE, Ano10, nº17, 1991.
 PIAGET, Jean. A formação simbólica da criança. Rio de Janeiro: Zhar, 1975.
NEGRINE, Airton. Aprendizagem e desenvolvimento infantil. Porto alegre: Propil, 1994.
VIGOTSKY, L. S. A formação sócia da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
SILVA, S. C. G. de M. A ludicidade trabalhada por professores de ciências do ensino fundamental / Suzana Cinthia Gomes de Medeiros Silva. – Recife, 2016. Disponível em: Acesso em: 20/05/2018.
 LOPES, Carolina Araújo. Brincadeiras antigas. Porque não brincar??. Disponível em http://criancagenial.blogspot.com/2008/04/brincadeiras-antigas-porque-no brincar.htm
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
ANA PAULA BATISTA MARTINS
2380720806
ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA
Ludicidade na Educação
Osasco- SP
2020
Análise Bibliográfica
SILVA, S. C. G. de M. A ludicidade trabalhada por professores de ciências do ensino fundamental / Suzana Cinthia Gomes de Medeiros Silva. – Recife, 2016. Disponível em: Acesso em: 20/05/2018. 
· Este estudo tem como principal objetivo compreender o papel da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem de ciências de uma escolamunicipal da cidade de Passira-PE. Para dar conta deste trabalho, estabelecemos como objetivos específicos: analisar as concepções dos professores de ciências sobre a ludicidade e suas relações com sua prática docente; identificar as estratégias lúdicas trabalhadas nas aulas de ciências através de observações no contexto das salas de aula; analisar os elementos lúdicos propostos nos planos de aula dos professores de ciências e investigar as evidências do aprender lúdico nas práticas observadas. Como procedimento metodológico optamos pela abordagem qualitativa utilizando a Metodologia Interativa, através de um estudo de caso, realização de entrevistas pela técnica do Círculo Hermenêutico-Dialético, observações de aulas de ciências e análise documental (planejamento de aula). A nossa amostra foi composta por cinco professoras do Ensino Fundamental I dessa escola. Nosso marco teórico está centrado na temática ludicidade no processo de ensino-aprendizagem dos componentes curriculares de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados demonstraram que, de modo geral, há coerência entre o dizer e o fazer docente, de forma que as professoras valorizam a utilização do lúdico como um bom instrumento capaz de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem de ciências, indicando o lúdico não apenas como um auxiliador nesse processo, mas também como algo que possibilita o desenvolvimento humano em várias dimensões. Por meio de nossas observações, constatamos o uso de algumas estratégias lúdicas interessantes para o contexto dos anos iniciais, evidenciando um aprendizado lúdico de ciências. No entanto, alguns planejamentos de aulas se mostraram um tanto inconsistentes devido a carência de informações acerca das atividades lúdicas a serem desenvolvidas pelos nossos sujeitos de pesquisa. Como conclusão, apresentamos algumas sugestões, que possivelmente poderão subsidiar futuros estudos, que visem melhor aprofundamento das discussões que permeiam esse estudo.
-LOPES, Carolina Araújo. Brincadeiras antigas. Porque não brincar??. Disponível em http://criancagenial.blogspot.com/2008/04/brincadeiras-antigas-porque-nobrincar.htm
· É um blog que se chama Criança Genial, onde se fala sobre tudo que faz parte da educação infantil, como desenho para pintar, leitura, jogos e brincadeiras etc.
Criado por Wiliam Mendes, idealizador do Blog Criança Genial. Formado em Adm. de Empresas, casado, pai de 03 filhos. Meu intuito é buscar ajudar ao máximo as pessoas a participarem do crescimento intelectual das crianças desde a mais tenra idade, disponibilizando diversos artigos de incentivo à leitura e também sobre o universo infantil em apenas um site/blog. O Criança Genial é um blog de gente pequena feito para gente grande!! De gente feito você. Que ama as crianças e acredita que elas farão um mundo melhor pois afinal;
KISHIM OTO, Tizuko Morchida. A I importância do Brincar. Disponível em 
Https: // www.youtube.com/ watch? v=0a l1A _UB dWA. A cesso em março, 2018. 
· Vídeo apresentando Entrevista com a educadora Tizuko Morchida (USP). Entrevista gravada em 2010. Programa complementar ao curso de Pedagogia Univesp / Unesp https://goo.gl/7sghy2 Playlist Na Íntegra - https://goo.gl/h33Euk *Assisti a Univesp TV ao vivo, tem a programação completa em http://univesptv.cmais.com.br *Sintonize a Univesp TV através da multiprogramação da TV Cultura. Em São Paulo o canal é o 6.2. *Univesp TV - O canal para quem quer saber mais e aprender sempre! Professora Tizuko Morchida Kishimoto fala sobre o "A importância do brincar na educação infantil”. Muito bacana o debate a partir dos 22min sobre a falta de estrutura física x vontade política para uma escola voltada ao brincar.

Continue navegando