Buscar

PATOLOGIA ESPECIAL SISTEMA NERVOSO

Prévia do material em texto

PATOLOGIA ESPECIAL – SISTEMA NERVOSO CENTRAL
SNC formado pelo cérebro, cerebelo e o tronco encefálico, e o SNP são os nervoso e gânglios. Quando animal tem lesão na parte cerebral os sinais clínicos mais comuns são convulsão, depressão, estupor ou coma, pressão de cabeça contra objetos, cegueira e perda de audição, agressividade; já em lesões no cerebelo o animal pode apresentar ataxia (incoordenação motora), andar em círculos, perde noção de profundidade, hipermetria; já lesões no tronco encefálico o animal vai apresentar lesões em nervos. 
O cérebro ainda é dividido em 5 lobos: Lobo Olfatório, Lobo Frontal, Lobo Occipital, Lobos Temporais e Lobos Parietais. Histologicamente o cérebro e a medula são divididos em substancia cinzenta (corpos neuronais, onde está o núcleo do neurônio) e substancia branca (axônio com bainha de mielina) -> Células da Glia (substancia cinzenta): Astrocito faz controle hidroeletrolítico, fazem parte da barreira hematoencefálica; Oligodendrocitos produz a bainha de mielina no SNC; Microglia é uma célula de defesa, é o macrófago do SN. Meninges divididas em duramater, aracnoide e piamater. 
A medula espinha também é dividida em substancia cinzenta (que fica por dentro) e substancia branca (fica por fora – H medular). 
Edemas no SNC podem ser do tipo vasogênico (mais comum - aumento da permeabilidade vascular), citotóxico (perda do controle da bomba de sódio e potássio), osmótico (alteração de osmolaridade/íons) e hidrostático ou intersticial (aumento dos ventrículos – hidrocefalia). 
Termos:
· Leuco = Substância branca
· Polio = Substancia cinzenta
· Malacia = Necrose
· Mielo = Medula
Alterações Vasculares 
Característica principal dessa lesão é a necrose (malácia); podem ser causadas por bactérias (Histophilus somni em ovinos – causa broncopneumonia, vasculite, trombose que leva a uma menigoencefalite trombótica), vírus (Herpesvirus), fungos (Aspergillus tem predisposição pra migração para vasos causa encefalite), toxinas (toxinas bacterianas causam lesão vascular), Neoplasias (causando infarto), Arterosclerose (deposição de gordura).
Mielopatia embólica fibrocartilaginosa em cão, um embolo de fibrocartilagem vindo do disco intervertebrais, em doenças como hérnia de disco vai ocorrer degeneração do núcleo pulposo enfraquecimento dos discos, vai ser pressionado e empurrado para cima comprimindo a medula – extrusão do disco, anel fibrocartilaginoso se rompe liberando cartilagem no canal medular causando lesão vascular. 
Malácias
Polioencefalomalacia: Necrose da substancia cinzenta do encéfalo, comum em grandes animais – a substancia cinzenta vai ficando amarelada ou mais escuras e as lesões são simétricas, pode ter edema e perda da substancia cinzenta aprofundando o córtex. Luz florescente é usada para identificar onde está tendo necrose ajudando no diagnóstico.
As causas podem ser, no caso de ruminantes, por deficiência de tiamina (vitamina B1) que é importante para estrutura de membrana do neurônio -> equinos que ingerem samambaia. Intoxicação por sal fazendo uma hiponatremia e depois absorvido pelo SN - Bovino: salinidade da água, Suíno: alimentação rica sal/ privação de água. Intoxicação por chumbo – presença de eosinófilos perivascular em suínos, diagnosticar com coloração de ziehl neelsen. 
Malácias por toxinas – faz trombose e edema, com lesões simétricas; Leucoencéfalomalácia em equinos causado Fumonisina B1 produzida por um fungo, faz lesão vascular e lesão na substancia branca do encéfalo. 
Inflamatórias/Infecciosas – Divididas em:
Supurativas: causada por bactérias, contem pus com predomínio de neutrófilos, chegam por via leucocitária, por extensão, neurogênica.
Não supurativas: causada por vírus, hiperemia com infiltrado linfocitário, formação de nódulos gliais, pode ter neuroniofagia, corpúsculo de inclusão – os vírus chegam por via neurogênica, (ex: raiva, herpesvirus), ou por via leucocitária entra numa célula como macrófago e vai migrando (ex. cinomose). 
Protozoarios/Fungos: Infiltrado inflamatório com presença de linfócitos, neutrófilos, plasmócitos, macrófagos, e é possível se identificar o agente (ex. criptococcus sp., aspergillus sp., toxoplasma, neospora). 
Meningoencefalite supurativa – Inflamação da meninge do encéfalo, presença de material purulento e na microscopia observado hiperemia e células inflamatórias, as fontes de infecção podem ser onfalites, corte de cauda e dente – Agentes: Streptococcus suis tipo 2, Haemophilus parasuis, Streptococcus bovis, Pasterurella multocida, E. coli, Actinobacillus equuli. 
Meningoencefalite não-supurativa – Causadas por vírus, causam hiperemia na microscopia e algumas áreas de necrose, na microscopia presença de manguito perivascular, neuroniofagia, e nódulo glial – Herpesvirus 5. 
DOENÇAS VIRAIS
· Meningoencefalite necrotizante bovina – Herpesvírus 5
· Febre Catarral Maligna Bovina
· Raiva
· Maedi-Visna e Leucoencefalite caprina - Lentivirus
· Pseudoraiva – Herpesvirus suino 1
· Encefalomielite equina – Alphavirus
· Febre do Nilo occidental – Flavivirus
· Peritonite Infecciosa Felina
PROTOZOARIOS
· Mieloencefalite por protozoário
· Babesiose cerebral
· Toxoplasmose/ Neosporose
FUNGOS 
· Aspergillus spp
· Criptococose

Continue navegando