Buscar

Avaliação final HIST E GEO

Prévia do material em texto

1.
	Ref.: 721561
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Houve um tempo em que se referia à História como: HISTÓRIA NÃO É ARTE, MAS UMA CIÊNCIA PURA. Dos autores listados abaixo qual deles defendia este pressuposto?
		
	
	Marx
	
	Wallon
	 
	Augusto Comte
	
	Piaget
	
	Vygotsky
	
	
	 2.
	Ref.: 117849
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Sobre os aspectos metodológicos do ensino da História observe os enunciados abaixo e assinale o INCORRETO:
		
	
	Os fatos históricos não se explicam por si sós, eles se tornam compreensíveis, deixam de ser estáticos e inertes, quando colocados em relação a outros fatos dentro de um conjunto maior.
	
	A construção do conhecimento histórico exige o uso criterioso do livro didático, bem como a investigação em textos, cartas, documentos, fotos, letras de música, jornais, dentre outros.
	 
	Os conteúdos não devem ser trabalhados relacionando-os com o momento atual para auxiliar o aluno a discernir os tempos históricos.
	
	O método do ensino e pesquisa da História não pode reduzir-se à memorização de fatos, à informação detalhada dos eventos históricos nem ao acúmulo de dados sobre as circunstâncias nas quais ocorreram.
	
	A História não se reduz a um relato de fatos periféricos, não é o elogio de pessoas de determinadas classes. Ela não é um campo neutro, é um lugar onde o raciocínio dialético tem grande relevo.
	
	
	 3.
	Ref.: 178956
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Numa reunião de pais e professores de uma escola ouviu-se o depoimento abaixo: ... "tem um grupo de senhoras do bairro vizinho que todo mês ajuda a gente. Elas trazem compras- arroz, feijão, leite, medicamentos- no mês passado trouxe até cobertor. No dia das crianças trouxe brinquedos para a meninada". A partir desse depoimento, o assunto que melhor se adaptaria para ser trabalhado numa turma de 5º ano seria:
		
	
	a natureza e as estratégias para a preservação das relações;
	
	a caridade como um item fundamental no relacionamento entre pessoas.
	
	a questão dos conflitos entre vizinhos;
	 
	a situação econômica e social da população;
	
	a forma de circulação dos produtos pela comunidade;
	
	
	 4.
	Ref.: 734888
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	O Elefantinho Onde vais, elefantinho Correndo pelo caminho Assim tão desconsolado? Andas perdido, bichinho Espetaste o pé no espinho Que sentes, pobre coitado? Estou com um medo danado Encontrei um passarinho! Vinícius de Moraes Esse poema infantil do Vinícius de Moraes, usado nas turmas do Ensino Fundamental I, possui referências que ajudam o professor na construção do conceito de:
		
	
	Cultura
	
	Grupo Social
	 
	Espaço
	
	Tempo
	
	Trabalho
	
	
	 5.
	Ref.: 717193
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Ao chegar na escola, a criança traz um conceito espontâneo de tempo ligado à sua própria vida e às suas vivências e experiências. Nesse estágio (sensório-motor), a noção temporal corresponde:
		
	 
	Unicamente à experiência da duração de um reflexo, como mamar, chorar, engatinhar, etc.
	
	Caracterização da época.
	
	Ordem e sequência.
	
	Descontinuidade de tempo
	
	Simultaneidade.
	
	
	 6.
	Ref.: 202236
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Encarar o desafio de trabalhar criticamente com o documento televisual me parece mais produtivo do que o costumeiro exercício de retórica pseudocrítica, no qual alunos e professores falam mal da televisão, do sistema¿,dasistema¿,daalienação¿ durante as aulas e, ao chegar em seus lares, na solidão e no silêncio, se entregam à luz mágica e abismal. (Marcos Napolitano. A televisão como documento. In: O saber histórico na sala de aula.) Desta assertiva, pode-se concluir que
		
	
	o professor de História deve utilizar a televisão apenas quando esta apresentar programas ligados ao seu curso, como documentários.
	
	como estamos diante de um mundo dominado pela linguagem visual, é preciso revelar a condição alienante exercida pela televisão.
	
	nos cursos de História, não se deve utilizar a televisão, pois esta não se caracteriza enquanto um documento.
	
	a televisão deve ser ignorada enquanto linguagem específica em um curso de História, em função do seu caráter alienante.
	 
	uma das tarefas do ensino de História é a de compreender o funcionamento da linguagem televisiva.
	
	
	 7.
	Ref.: 735749
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	¿Falar do índio é abordar, com seriedade, os problemas que ele vem enfrentando em sua trajetória. É falar das precárias condições em que vivem, é falar da dizimação que seu povo vem sofrendo, é falar da luta pela demarcação de suas terras...¿ (Série XII Ensino Fundamental Programa 28 Programa Um Salto para o Futuro). Assinale a única alternativa que trata essa abordagem de forma desrespeitosa e antiética.
		
	
	Reconhecer o crescimento recente da população indígena é impulsionado, em primeiro lugar pela sua organização, que tem reivindicado seus direitos de forma ostensiva.
	 
	Reconhecer os indígenas como um grupo diferente e exótico e nas comemorações das datas cívicas, enfeitar os alunos com peninhas e riscos no rosto e no corpo.
	
	Ressaltar que o desrespeito inicial sofrido pelos indígenas ainda continua: perseguição pelos fazendeiros, madeireiras e mineradoras que tentam explorar as riquezas minerais e florestais de seus territórios.
	
	Reconhecer o processo de genocídio da população indígena iniciado na colonização do nosso país.
	
	Ressaltar que a Constituição Brasileira reconhece aos índios ¿os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam¿. Eles são usufrutuários.
	
	
	 8.
	Ref.: 735789
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Piaget classificou os conhecimentos em três tipos, de acordo com a origem e o modo de estruturação de cada um. Identifique-os, conforme a sequência correta: 1- Conhecimento Físico 2- Conhecimento lógico-matemático 3- Conhecimento social
		
	
	Brincar de faz-de-conta com normas sociais adotadas pelo grupo social em que vive; com correspondência, classificação, sequenciação e seriação de objetos ; e, com encaixe de figuras geométricas.
	
	Brincar com encaixe de figuras geométricas; de faz-de-conta com normas sociais adotadas pelo grupo social em que vive; e, com correspondência, classificação, sequenciação e seriação de objetos
	 
	Brincar com encaixe de figuras geométricas; com correspondência, classificação, sequenciação e seriação de objetos; e, de faz-de-conta com normas sociais adotadas pelo grupo social em que vive.
	
	Brincar com correspondência, classificação, sequenciação e seriação de objetos; com encaixe de figuras geométricas; e, de faz-de-conta com normas sociais adotadas pelo grupo social em que vive.
	
	Brincar de faz-de-conta com normas sociais adotadas pelo grupo social em que vive; com encaixe de figuras geométricas; e, com correspondência, classificação, sequenciação e seriação de objetos.
	
	
	 9.
	Ref.: 117842
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Ao elaborar seu planejamento de aulas, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de História no Ensino Fundamental, o professor deve considerar que:
		
	
	os conteúdos devem ficar restritos ao ensino da História do Brasil no Ensino Fundamental, pois já são muitos amplos os fatos pertinentes.
	
	a origem dos eventos é primordial para a compreensão do processo histórico.
	
	os fatos devem ser estudados valorizando a perspectiva temporal evolutiva.
	 
	é fundamental para o aluno fazer comparações e construir a sua identidade individual e coletiva a partir do contexto local em que está inserido.
	
	deve propiciar condições para o aluno alcançar a totalidade dos conhecimentos históricos no Ensino Fundamental, cabendo ao Ensino Médio uma revisão com aprofundamento.
	
	
	 10.
	Ref.: 669463
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Leia abaixo: Abaixo, encontram-se afirmativas que estão relacionadas à abordagem objetivista da avaliação e outras que dizem respeito à visão crítica da avaliação e anunciam uma perspectiva emancipadora. Com relação à abordagem emancipatória de avaliação, analise as afirmativas a seguir. I. Estimula o pensar crítico a partirda ação, a participação dos sujeitos em novas ações e o engajamento em projetos de transformação social que conduzam à superação da dicotomia entre classes sociais. II. Aceita-se o determinismo social; a produção científica é inquestionável; a avaliação equivale à mensuração. III. Os homens são sujeitos sociais concretos, construtores do conhecimento, capazes de problematizar a realidade e recriar a história. Das afirmativas acima, somente
		
	
	II está correta.
	
	III está correta.
	 
	I e III estão corretas.
	
	II e III estão corretas.
	
	I e II estão corretas.

Continue navegando