Buscar

LEGISLAÇÃO TRABALHISTA

Prévia do material em texto

LEGISLAÇÃO TRABALHISTA
1) É possível a redução do intervalo intrajornada de trabalho desde que estejam presentes os seguintes requisitos:
Alternativas:
•Acordo individual escrito prevendo a diminuição do intervalo para descanso e refeição, não podendo haver empregados submetidos à jornada suplementar.
Negociação coletiva da categoria prevendo a diminuição do intervalo para descanso e refeição.
•Deliberação do Ministério do Trabalho após prévia fiscalização da empresa, em que fique comprovado que o estabelecimento possui refeitório de acordo com os padrões fixados na norma específica, desde que haja negociação coletiva da categoria prevendo a diminuição do intervalo para descanso e refeição, não podendo haver empregados submetidos à jornada suplementar.
•Deliberação do Ministério do Trabalho após prévia fiscalização da empresa, em que fique comprovado que o estabelecimento possui refeitório de acordo com os padrões fixados na norma específica, desde que haja negociação coletiva da categoria prevendo a diminuição do intervalo para descanso e refeição.
•Deliberação do Ministério do Trabalho após prévia fiscalização da empresa, em que fique comprovado que o estabelecimento possui refeitório de acordo com os padrões fixados na norma específica e que os empregados não estejam submetidos à jornada suplementar.CORRETO
Resolução comentada:
Art. 71, § 3º, da CLT.
Código da questão: 21405
2)
Com relação ao custeio do sindicato, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
•a contribuição sindical é compulsória no Brasil, de natureza tributária, correspondendo um dia de trabalho para os empregados, descontados no mês de março de cada ano.
a contribuição sindical não é obrigatória no Brasil.CORRETO
•a contribuição voluntária é a mensalidade paga, por associado ou não associado, fixada em cláusula de convenção coletiva de trabalho.
•a contribuição assistencial consiste na taxa obrigatória prevista na Constituição Federal de 1988, a ser paga pelos empregados de forma obrigatória.
•a contribuição voluntária é a mensalidade paga para custear o sistema confederativo, do qual fazem parte os sindicatos, as federações, as confederações e as centrais sindicais.
Resolução comentada:
Art. 582, da CLT.
Código da questão: 38782
3)
O trabalho prestado no período noturno deverá ser remunerado com um adicional que variará conforme a atividade desempenhada do empregado. Sobre o trabalho noturno assinale a alternativa correta.
Alternativas:
A hora noturna do trabalhador urbano será das 22h às 5h, fixando o adicional de 25% sobre a hora diurna. A hora noturna será computada como de 60 minutos.
A hora noturna do trabalhador rural da pecuária será das 21h às 5h, fixando o adicional de 25% sobre a hora diurna.
A hora noturna do trabalhador rural da lavoura será das 20h às 4h, fixando o adicional de 25% sobre a hora diurna. 
A hora noturna do trabalhador urbano será das 22h às 5h, fixando o adicional de 20% sobre a hora diurna. A hora noturna será computada como de 52 minutos e 30 segundos CORRETO
A hora noturna do advogado será das 20h às 5h, sendo o adicional noturno estipulado em 20%.
Resolução comentada:
Art. 73, da CLT.
Código da questão: 21381
4)
Acerca da evolução histórica da estabilidade decenal e do FGTS, é correto se afirmar que:
Alternativas:
•Com a Constituição Federal de 1988, o regime do FGTS passou a ser obrigatório, desaparecendo com a figura da estabilidade decenal, não sendo assegurado o direito adquirido à estabilidade aos que, na data da promulgação da CF/88, já haviam completado dez anos de serviço.
•Atualmente, o trabalhador, após completar 10 anos de serviços ininterruptos na mesma empresa, torna-se estável, podendo ser dispensado apenas se cometer falta grave.
•Quando surgiu o FGTS em 1966, os trabalhadores tiveram obrigatoriamente que migrar para o regime do FGTS, deixando de ter a estabilidade decenal.
•Anteriormente à criação do regime do FGTS, o trabalhador celetista, em caso de dispensa sem justa causa, tinha direito a uma indenização de um salário a cada dez anos trabalhados.
•Com a Constituição Federal de 1988, o regime do FGTS passou a ser obrigatório, desaparecendo com a figura da estabilidade decenal, sendo assegurado o direito adquirido à estabilidade aos que, na data da promulgação da CF/88, já haviam completado dez anos de serviço.CORRETO
Resolução comentada:
Art. 7º, III, CF.
Código da questão: 21407
5)
João, empregado de uma multinacional de peças, é operador de máquinas. A empresa realizou negociação coletiva prevendo a possibilidade de compensação de horas na modalidade “banco de horas”, ou seja, o excesso de horas em um dia será compensado pela correspondente diminuição em outro dia. João trabalha três vezes na semana, duas horas a mais já faz um ano. Ele estava aguardando uma boa oportunidade para compensar as suas horas. No entanto, este mês a empresa o dispensou do serviço devido à crise econômica que assola o país. Com base na situação descrita, é correto afirmar que:
Alternativas:
•como João foi dispensado antes de ter havido a compensação total das horas suplementares, fará jus ao pagamento das horas extras não compensadas, acrescidas pelo adicional de no mínimo 50%.CORRETO
•como João foi dispensado antes de ter havido a compensação total das horas suplementares, fará jus ao pagamento das horas extras não compensadas, acrescidas pelo adicional de 100%.
•a empresa cometeu uma ilicitude. Na compensação na modalidade “banco de horas” é permitido o empregado, por meio de acordo individual escrito, laborar uma hora a mais de segunda a quinta-feira, para que não seja obrigado a trabalhar aos sábados.
•como João foi dispensado antes de ter havido a compensação total das horas suplementares, sairá da empresa sem gozar da compensação e nem terá direito a qualquer indenização.
a empresa não poderia ter implementado o regime de compensação de horas que exige acordo individual escrito e não negociação coletiva.
Resolução comentada:
Art. 59, § 3º, da CLT.
Código da questão: 38777
6)
É permitida a prorrogação de jornada mediante acordo escrito entre empregador e empregado, ou mediante contrato coletivo de trabalho. Para que haja a prorrogação da jornada de trabalho é preciso se observar elementos que a legislação disciplina como obrigatórios. Assinale aquela que corresponde uma assertiva verdadeira.
Alternativas:
O ideal é que o trabalhador não labore em jornada suplementar de forma habitual, a qual comprovadamente prejudica a sua saúde, impedindo um contato maior do trabalhador com a família, além de aumentar a taxa de desemprego. A doutrina entende que a delimitação do tempo de duração do trabalho tem como fundamento os aspectos biológicos, sociais e até econômicos.CORRETO
A presunção de veracidade da jornada de trabalho não pode ser elidida por prova em contrário.
A supressão das horas extras prestadas de forma habitual pelo empregado durante pelo menos um ano integra ao contrato de trabalho, ou seja, mesmo que suprimidas deverão ser pagas pelo empregador com fundamento no princípio da estabilidade financeira.
O valor das horas extras habitualmente prestadas não integra o cálculo das verbas trabalhistas.
O acordo individual para a compensação de horas é válido, mesmo havendo norma coletiva em sentido contrário.
Resolução comentada:
O ideal é que o trabalhador não labore em jornada suplementar de forma habitual, a qual, comprovadamente, prejudica a saúde do trabalhador, impedindo um contato maior do trabalhador com a família, além de aumentar a taxa de desemprego. A doutrina entende que a delimitação do tempo de duração do trabalho tem como fundamento os aspectos biológicos, sociais e até econômicos.
Código da questão: 21023
7)
Sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), assinale a alternativa correta:
Alternativas:
Atualmente, o trabalhador possui três garantias de proteção ao tempo de serviço: a estabilidade decenal, a indenização compensatória prevista na CF/88 contra despedida arbitrária ou sem justa causa e o FGTS. 
Os depósitos do FGTS poderão ser realizadospelo empregador em qualquer banco, desde que informe o trabalhador.
Atualmente, o trabalhador possui duas garantias de proteção ao tempo de serviço: a indenização compensatória prevista na CF/88 contra despedida arbitrária ou sem justa causa e o FGTS.
Têm direito ao regime do FGTS os trabalhadores regidos pela CLT avulsos, rurais, temporários, mãe social, domésticos e o aprendiz.CORRETO
Têm direito ao regime do FGTS os empregados urbanos e rurais, sendo facultativo para os trabalhadores domésticos.
Resolução comentada:
Têm direito ao regime do FGTS os trabalhadores regidos pela CLT, avulsos, rurais, temporários, mãe social, domésticos e o aprendiz.
Código da questão: 19686
8)
A respeito do salário "in natura" é correto se afirmar que:
Alternativas:
O salário não poderá ser pago exclusivamente em utilidades, devendo pelo menos 50% ser pago em dinheiro.
O salário poderá ser pago exclusivamente em utilidades.
Além do pagamento em dinheiro, compreende-se no salário, para todos os efeitos legais, a alimentação, habitação, vestuário ou outras prestações "in natura" que a empresa, por força do contrato ou do costume, fornecer habitualmente ao empregado. Em caso algum será permitido o pagamento com bebidas alcoólicas ou drogas nocivas.CORRETO
Serão considerados salário utilidade os vestuários, equipamentos e outros acessórios fornecidos aos empregados e utilizados no local de trabalho para a prestação do serviço.
Para a configuração da utilidade como parte integrante do salário é preciso que a utilidade seja prestada de forma habitual e onerosa.
Resolução comentada:
Art. 458, da CLT.
Código da questão: 19601
9)
Para a deflagração da greve é preciso se observar algumas peculiaridades. Assinale a alternativa que não corresponde uma exigência ou consequência da greve.
Alternativas:
Livre adesão à greve.
É vedada a paralisação das atividades por iniciativa do empregador (lockout)
É permitido a empresa utilizar meios para constranger o empregado ao comparecimento ao trabalho.CORRETO
Comunicação prévia de 48 horas ao sindicato patronal ou empresa e de 72 horas para as greves nos serviços essenciais.
Necessidade de realizar assembleia prévia aprovando a greve.
Resolução comentada:
Lei nº 7.783/89.
Código da questão: 40395
10)
Sobre as férias anuais remuneradas do empregado, analise as assertivas abaixo.
I - As férias têm como objetivo permitir uma melhor recuperação do grande desgaste físico e intelectual das preocupações e obrigações adquirido no dia a dia do trabalho. A doutrina aponta alguns fundamentas para a concessão das férias: o aspecto fisiológico, econômico, psicológico, cultural, político e social.
II - As férias possuem natureza jurídica de suspensão do contrato de trabalho, ou seja, o empregado tem direito a não trabalhar durante um período, recebendo sua remuneração como se trabalhando estivesse.
III - Por se tratar de norma de medicina e segurança do trabalho, as férias são irrenunciáveis, caracterizando-se em norma de ordem pública.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
Estão corretas as assertivas I e II.
Estão corretas todas as assertivas.
Estão corretas as assertivas II e III.
Está correta somente a assertiva I.
Estão corretas as assertivas I e III.CORRETO
Resolução comentada:
O item II está errado. As férias são consideradas interrupção do contrato de trabalho e não suspensão do contrato de

Continue navegando