Buscar

ESTUDO DE CASO FASE B I 2020 PEDAGOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO FASE BI 2020 PEDAGOGIA NOTA 100 
1-No Brasil, temos a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento regimental que tem como objetivo nortear os currículos, as propostas pedagógicas de ensino das Unidades Federativas e das escolas públicas e privadas. Neste documento destaca-se também a importância de integrar as estratégias metodológicas desenvolvidas a partir da ludicidade que permite aos estudantes uma ressignificação das vivências do cotidiano por meio de percepções e experiências, bem como, destaca um dos maiores desafios da educação brasileira que é o de garantir a equidade. Todos os alunos deveriam ter as mesmas oportunidades de aprendizagem, independentemente de onde estudam ou de sua classe social. Considerando essas afirmações, destaque quais são as 10 competências apresentadas na BNCC. Agora, que leu e pesquisou neste documento, defina e descreva com suas palavras o que são flexibilização e adaptação curricular, enfatizando o porquê a flexibilização curricular é importante?
As DEZ COMPETÊNCIAS são:
O conhecimento, o Pensamento científico, crítico e criativo, o repertório cultural, a comunicação, a cultura digital, o Trabalho e Projeto de Vida, a argumentação, a Autoconhecimento e auto cuidado, a empatia e a cooperação, a Responsabilidade e cidadania. Entendo que no contexto educacional flexibilizar significa garantir o direito à diferença no currículo ou seja Flexibilização e adaptação curricular são possibilidades educacionais para dar suporte às dificuldades de aprendizagem. A flexibilização curricular é de suma importância pois permite o envolvimento do estudante em atividades variadas.Tais práticas trabalham no sentido de desenvolver habilidades e competências, não somente em áreas relacionadas à formação, como em aspectos emocionais, sociais e de ensino aprendizagem.
2. A flexibilização e adaptação curricular podem enfatizar o trabalho com a ludicidade, esta que é uma das estratégias metodológicas observadas por pesquisadores em diferentes situações e contextos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem. Pesquise 2 projetos que foram desenvolvidos pela secretaria do seu estado que envolvam questões como ludicidade, recreação, aprendizagem, brinquedoteca etc. Destes projetos pesquisados relate como a ludicidade contribuiu para o processo de aprendizagem dos alunos. (1,0 ponto)
No Acre, foram realizados dois projetos sendo eles focados para o aprendizado sobre o trânsito, desenvolvidos para alunos do ensino fundamental e pré- escola. Foi realizado com alunos caminhadas pelo bairro aonde a escola esta situada. Durante o tempo de execução os alunos participaram de atividades através de ilustrações como desenhos, cartazes, e pinturas no rosto, fizeram ainda histórias em quadrinhos e participaram de palestras. Desta forma os alunos puderam entender a importância dos cuidados que se devem tomar ao sair de casa , o quanto a ludicidade pode contribuir e ser um facilitador no aprendizado, e é na aplicação dessas atividades que a criança sente-se motivada, e atraída para processo de ensino aprendizagem.
 3. Pense na sua região, no contexto em que mora ou trabalha, ou alguma cidade vizinha, tendo como referência o caso exposto anteriormente. Agora analise: é possível a professora desenvolver boas estratégias de ensino mesmo sem dispor de recursos fornecidos pela escola? Descreva 3 metodologias de ensino-aprendizagem, que podem ser desenvolvidas para qualquer ano do Ensino Fundamental I (Anos iniciais), levando em conta a sua formação, ou seja, as competências relacionadas ao curso que você está cursando. Essas metodologias podem fazer uso de recursos lúdicos, tais como jogos, brincadeiras entre outros. Lembrando que todas devem atender aos alunos dos Anos Iniciais (1º ao 5º ano) e considerar o uso de materiais adaptados para desenvolver suas propostas metodológicas. (1,5 ponto)
Resposta- O professor consegue sim desenvolver atividades com métodos incentivadores e que estimulem a criatividade dos alunos, primeiramente
 trabalhando com atividades lúdicas, com materiais recicláveis, como papelão, garrafas pets, revistas, tampinhas etc, desta forma trabalhar a imaginação e a criatividade dos alunos em sala de aula, fazendo fantoches, jogos, ou brincadeiras recreativas. Segundo trabalhar com a exposição destes trabalhos na escola de forma esclarecedora e que incentive aos demais alunos. E por fim realizar peças teatrais, danças ou paródias musicais com os materiais recicláveis, ilustrando desta forma este momento com os objetos desenvolvidos.

Continue navegando