Apol Nota 90 Fundamentos e Metodologias para Aquisição da Linguagem Oral E Escrita
8 pág.

Apol Nota 90 Fundamentos e Metodologias para Aquisição da Linguagem Oral E Escrita

Pré-visualização3 páginas
Questão 1/10 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Considere o seguinte excerto de texto:
\u201cA Competência Linguística é definida, por Chomsky [...] como um \u2018sistema de regras interiorizado pelos falantes que permite produzir um conjunto infinitamente grande de sentenças. É o conhecimento que o falante tem das estruturas da língua, não conscientemente, mas implicitamente'\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BATISTA, Marília C.; DAMACENO, Narciza; ALARCÓN, Yeris G. L. Competência e Desempenho: Armadilhas da comunicação? Revista Desempenho, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade de Brasília, n. 16, 2011. <periodicos.unb.br/index.php/rd/article/download/16396/11676>. Acesso em 05 jul. 2017. p. 4.
De acordo com o excerto acima e com os conteúdos do texto-base O desenvolvimento da linguagem sobre a competência e o desempenho em relação à linguagem, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Quando os falantes cometem erros ao falar, a estrutura de uma língua é afetada.
	
	B
	As regras que determinam as frases bem construídas de uma língua constituem um elemento essencial do mecanismo psicológico envolvido na fala e na compreensão.
	
	C
	Uma pessoa que aprendeu uma língua adquiriu um sistema de regras que relacionam som e significado de um certo modo específico.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois \u201cuma pessoa que aprendeu uma língua [...] adquiriu um sistema de regras que relacionam som e significado de certo modo específico\u201d (texto-base, p. 13).
	
	D
	Uma pessoa, que aprendeu uma língua, adquiriu um certo desempenho que coloca em uso na produção e compreensão da fala.
	
	E
	A competência é uma área de interesse da psicologia.
 
Questão 2/10 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201c[Para Vygostky], pensamento e linguagem associam-se devido à necessidade de intercâmbio durante a realização do trabalho. Porém, antes dessa associação, a criança tem a capacidade de resolver problemas práticos (inteligência prática) [...]&quot;.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BASSO, Cíntia M. Algumas reflexões sobre o ensino mediado por computadores. <http://coral.ufsm.br/lec/02_00/Cintia-L&C4.htm>. Acesso em 21 jul. 2017.
Considerando os conteúdos do texto-base Aquisição da linguagem segundo a Psicologia Interacionista: Três abordagens sobre os estudos de Vygotsky, em relação aos instrumentos que mediam a relação da criança com o ambiente, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Quando a criança, por exemplo, puxa um pano para conseguir obter um objeto que está em cima deste, ela está utilizando um instrumento que media sua relação com o ambiente.
Você acertou!
Comentário: \u201ccomo os animais, a criança pequena utiliza, inicialmente, instrumentos que mediam sua relação com o ambiente num dado momento. É o caso, por exemplo, da criança que puxa um pano para obter o objeto que está em cima deste\u201d (texto-base, p. 10).
	
	B
	Quando a criança utiliza um instrumento para mediar sua relação com o ambiente, mostra que ela já domina a leitura e a escrita.
	
	C
	A fala e a inteligência prática surgem aos 5 anos.
	
	D
	Os instrumentos que mediam a interação com o ambiente surgem aos 7 anos completos da criança.
	
	E
	Os animais usam os instrumentos exatamente como os humanos.
Questão 3/10 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cPaulston [...] acredita que o falante de uma língua desenvolve uma habilidade de adaptação em contextos sociais da língua-alvo\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BATISTA, Marília C.; DAMACENO, Narciza; ALARCÓN, Yeris G. L. Competência e Desempenho: Armadilhas da comunicação? Revista Desempenho, Programa de Pós-graduação em linguística aplicada da Universidade de Brasília, n. 16, 2011. <periodicos.unb.br/index.php/rd/article/download/16396/11676>. Acesso em 05 jul. 2017. p. 7.
Conforme o fragmento acima e os conteúdos do texto-base O desenvolvimento da linguagem sobre a aquisição e o desenvolvimento da linguagem, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	O empirismo dá grande importância ao poder inventivo da criança (imaginação). Assim, muito do que ela diz será produto de uma atividade criadora, absolutamente espontânea.
	
	B
	O nativismo declara que a linguagem infantil se forma primordialmente pela imitação.
	
	C
	O bebê percebe sons e os imita de forma intencional, buscando se comunicar. Assim, consegue abstrair e generalizar, formulando diferentes hipóteses gramaticais da sua língua materna.
	
	D
	A aquisição da língua vernácula pela criança depende de uma orientação especial, principalmente da figura materna.
	
	E
	Aprender a falar é aprender o desempenho de certo número de papéis, é dominar um certo número de condutas das quais fomos inicialmente apenas espectadores.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois \u201caprender a falar é aprender o desempenho de um certo número de papéis, é dominar um certo número de condutas das quais fomos inicialmente apenas espectadores\u201d (texto-base, p. 15).
Questão 4/10 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Leia a seguinte citação:
\u201cA participação do adulto como interlocutor linguisticamente mais habilitado exerce o papel de mostrar-se sensível às intenções comunicativas da criança, buscando aproximar o nível linguístico desta ao seu\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BORGES, Lucivanda C.; SALOMÃO, Nádia M. R. Aquisição da Linguagem: Considerações da Perspectiva da Interação Social. Universidade Federal da Paraíba. Psicologia: Reflexão e Crítica, 16 (2), p. 327-336, 2003. p. 328. <http://www.scielo.br/pdf/prc/v16n2/a13v16n2.pdf>. Acesso em 07 jul. 2017.
Considerando o trecho de texto dado e os conteúdos do texto-base O desenvolvimento da linguagem sobre a aquisição e o desenvolvimento da linguagem, assinale a alternativa correta: 
Nota: 10.0
	
	A
	Na fase do balbucio, a criança emprega todas as vogais e grande parte das consoantes, aparecendo, ainda, sons guturais e nasais.
Você acertou!
Comentário: A alternativa está correta, pois na fase do balbucio, a criança emprega \u201ctodas as vogais e grande parte das consoantes, aparecendo, ainda, sons guturais e nasais para os quais não existem símbolos\u201d (texto-base, p. 16).
	
	B
	Para reproduzir as palavras da língua, a criança combina os elementos linguísticos de que dispõe, seguindo estruturas linguísticas complexas.
	
	C
	No processo de desenvolvimento da fala, a criança começa por imitar a si mesma em longos e intermináveis monólogos; a imitação dos outros já é mais difícil.
	
	D
	Aos dois meses, a criança encontra-se no estágio denominado verbal.
	
	E
	Macacos podem aprender línguas humanas.
 
Questão 5/10 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Leia a citação:
\u201c[Segundo Piaget], para poder assimilar a linguagem e, especificamente, as estruturas lógicas que ela veicula, são necessários instrumentos de assimilação adequados, que lhe são anteriores na gênese\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVICCHIA, Durlei de C. O desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida. p. 13. <https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/224/1/01d11t01.pdf>. Acesso em 02 ago. 2017.
Considerando os conteúdos do texto-base Aquisição da linguagem segundo a Psicologia Interacionista: Três abordagens, explique qual é o papel da linguagem para Piaget, em relação à  importância da linguagem para a construção do conhecimento, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Para Piaget o papel da linguagem é acessório na construção do conhecimento.
 
Você acertou!
Comentário: &quot;Para Piaget, o papel da linguagem é acessório na construção do conhecimento.