Buscar

Prova 2 Geo Historia - SH

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	SH)
	Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de História e Geografia (SOC21)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:513121) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	15744208
Parte superior do formulário
	1.
	Segundo Cerri (2009), o ensino de história consiste numa síntese que se movimenta entre as demandas políticas e sociais, na identidade coletiva e orientação temporal, entre as concepções que definem a teoria e os métodos históricos, interligados com a escolha dos conhecimentos que são essenciais e devem ser transmitidos às futuras gerações. As concepções historiográficas vivenciadas ao longo dos tempos, alteradas conforme a mudança de perspectivas sociais, conduziram o ensino de história. Os procedimentos metodológicos na disciplina de história envolvem o método tradicional, dialético e da complexidade. Sobre os conceitos que caracterizam o método tradicional, analise as sentenças a seguir:
I- O início do método tradicional contou com a participação dos pensadores positivistas que se preocupam em atribuir um caráter científico nas investigações realizadas nas ciências humanas.
II- O método tradicional apresenta como característica a negação de que o fenômeno humano apresente algo de especial, tanto a natureza como o homem devem ser estudados no método científico.
III- As características que permeiam o método tradicional implicam numa perspectiva empírica de investigação sobre os fenômenos naturais, salientando a propriedade científica nos instrumentos de pesquisa.
IV- A perspectiva do método tradicional originou o organicismo que concebia a sociedade como um fenômeno comparado aos corpos biológicos, com órgãos especializados relacionados a um determinado sistema. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CERRI, L. F. Ensino de História e concepções historiográficas. Espaço Plural, Ano X, n. 20, p. 149-154, 1º semestre. 2009.
	
	a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 
	 
	2.
	Após a Segunda Guerra Mundial, os historiadores começaram a rever suas posições eurocentristas, quando ficaram em evidência países como a Rússia, o Japão e os EUA. Desse modo, passaram a observar outras partes do mundo e a considerar na composição histórica. O materialismo histórico e a visão da história das civilizações de acordo com a escola de Annales, na metade do século XX, como um movimento historiográfico que surgiu na França. Sobre a contribuição da escola de Annales para a organização da história, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Os representantes dessa escola assumiram lugares acadêmicos e editoriais e produziram a Nova História, baseados na concepção interdisciplinar.
	
	b) Os alunos dessa escola conseguiram lugar de destaque nas universidades bem conceituadas e auxiliaram na elaboração da legislação nacional.
	
	c) Os entusiastas do movimento fundaram escolas com concepção profissionalizante com o objetivo de formar mão de obra para a sociedade industrializada.
	
	d) Os que estudaram na escola organizaram movimentos pós-iluministas com a perspectiva neoliberalista que mais tarde incidiu na globalização.
	
	
	3.
	A história que se fundamenta no método tradicional transmite a noção da necessidade de um líder, alguém que esteja à frente para solucionar os problemas ou buscar a verdade sobre uma determinada situação. Assim, o método tradicional apresenta determinadas particularidades criticadas desde o final do século XIX. Sobre as características da concepção bancária na educação, avalie as sentenças a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A educação consiste no ato de depositar nos alunos os comunicados transmitidos nas aulas expositivas pelos professores. O professor seria a pessoa que sabe, que expõem suas ideias, que atua e escolhe o conteúdo programático. 
PORQUE
III- Os alunos consistem em pessoas que não sabem, seguem as prescrições apontadas pelo professor e são educados. Os professores pretendem desenvolver nos alunos a criticidade e a autonomia, por isso devem aprender como agir.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	b) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	
	c) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	d) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	
	 
	4.
	O ensino de história possibilita o desenvolvimento de uma consciência voltada para a construção do mundo mais humanizado, de forma que as pessoas construam uma sociedade para si mesmos, baseado na premissa "ser estar-do-homem-no-mundo". O ensino da disciplina de história é contemplado nas questões que envolvem a diversidade e a socialização da criança, no período da Educação Infantil. Sobre as características quanto às especificidades sociais das crianças na faixa etária da Educação Infantil, segundo a qualidade das experiências que possam ser oferecidas para contribuírem no processo de aprendizagem, avalie as asserções a seguir:
I- O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil preconiza sobre o respeito à dignidade e aos direitos das crianças, compreendidas conforme sua diversidade individual, social, econômica, cultural, étnica, religiosa, entre outros. 
PORQUE
II- Garante o direito das crianças em brincar e o acesso aos bens socioculturais, para que ampliem suas capacidades relacionadas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento ético e estético.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	
	b) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	
	c) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	d) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 
	 
	5.
	A área das ciências humanas considera saberes produzidos por diversas ciências, como a sociologia, a antropologia, a economia, a política, a história, a geografia, entre outros. O estudo destas ciências se encontra inserido no contexto da Educação Básica como disciplinas que contribuem para a formação dos alunos no decorrer do processo escolar. Sobre as características da definição do conceito de história, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Busca o estudo dos indivíduos no decorrer dos tempos em diversos lugares em que tem vivido.
(    ) Interessa pela forma como os indivíduos desenvolvem suas atividades no decorrer dos tempos.
(    ) Pesquisa as transformações e as permanências dos modos de vida para entender o convívio social de cada época. 
(    ) Investiga os contextos que são identificados como homogêneos nas organizações dos povos ao longo dos anos. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - V - V.
	
	b) F - F - V - V.
	
	c) V - V - V - F.
	
	d) F - V - F - F.
	 
	 
	6.
	A história que se fundamenta no método tradicional transmite a noção da necessidade de um líder, alguém que esteja à frente para solucionar os problemas ou buscar a verdade sobre uma determinada situação. O método tradicional possui como percursores os pensadores positivistas que se preocupavam em atribuir um caráter científico para as ciências humanas. Sobre as características da concepção bancária na educação, assinale a sentença CORRETA:
	
	a) Os professores desenvolvem a criticidade e a autonomia por meio de aulas que propõem a reflexão da realidade.
	
	b) O professor dialoga com os alunos os conhecimentos, permitindo discussões sobre o assunto estudado.
	
	c) Seria o ato de depositar nos alunos os comunicados transmitidos nas aulas expositivas pelos professores.
	
	d) A educação propõe ações educativasque desenvolvam nos alunos a criticidade e participação ativa nas aulas.
	 
	 
	7.
	O estudo da história permanece nos currículos escolares dos diversos níveis de ensino básico, assim como matéria presente nos cursos preparatórios ou nos exames de vestibular no Brasil. As disciplinas escolares passaram a ter essa denominação a partir de 1910. Sobre as características que configuram a constituição das disciplinas com o desenvolvimento da industrialização, analise as sentenças a seguir:
I- Atribuíram uma certa importância para algumas áreas denominadas como exatas, que disputavam espaço com as humanas clássicas.
II- Possibilitaram uma organização sistematizada dos conhecimentos tradicionalmente incluídos ao currículo e introduzidos nas escolas.
III- Estabeleceram as finalidades de cada uma das disciplinas, apresentando os conteúdos selecionados para o ensino.
IV- Caracterizaram as finalidades da disciplina escolar no currículo, garantindo uma função itinerante e alternativa.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I, III, IV estão corretas.
	
	b) As sentenças I, II, III estão corretas.
	
	c) As sentenças I, II, IV estão corretas.
	
	d) As sentenças II, III, IV estão corretas.
	 
	 
	8.
	O ensino de História propicia conhecer o processo de representação e aprendizagem, permitindo a utilização desses conhecimentos no cotidiano. Nas escolas, implica a oportunidade de os alunos serem sujeitos da História, em adquirirem uma consciência de mundo, e na prática construírem um mundo mais humanizado. Sobre os objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais voltados para a disciplina de História na Educação Infantil, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) O ensino de história inclui estudos sobre a diversidade cultural enfatizando as datas comemorativas para contextualizar alguns dados históricos.
	
	b) A organização implica disciplinas com a história voltada para os estudos da família, bairro e município, contemplando a diversidade cultural.
	
	c) O ensino ocorre de forma globalizada, isenta da divisão das disciplinas e a história contempla questões que envolvem a diversidade e socialização da criança.
	
	d) A organização contempla uma globalização das disciplinas e a história aponta para um ensino sobre os aspectos que envolvem a família e o bairro.
	 
	 
	9.
	Segundo a BNCC, a relação que se estabelece entre o passado e o presente não ocorre de forma automática, necessitando do conhecimento de referências teóricas que apontem a inteligibilidade as situações históricas. Nesse sentido, um elemento somente se torna documento quando um indivíduo assinala um determinado sentido, quando expressa a vivência social de um povo. Sobre como se desenvolveu o processo de construção da história dos povos, mais especificamente com relação às características do Iluminismo e sua influência para a sociedade da época, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Consistiu numa corrente filosófica que apresentou a história enquanto desenvolvimento linear progressivo e ininterrupto da razão humana.
(    ) Para os iluministas, a Idade Média consistiu em um período das trevas e o Iluminismo traria o conhecimento para aclarar a verdade.
(    ) A burguesia reorganizou sua forma de pensar buscando os teólogos para explicar a nova realidade que se fazia presente.
(    ) Surgiu o liberalismo como explicação e justificativa racional para a nova sociedade que se formava, contrapondo a igreja e a monarquia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: CONSED; UNIDME, 2017.
	
	a) V - V - F - V.
	
	b) F - F - V - V.
	
	c) F - V - V - V.
	
	d) V - V - V - F.
	
	
	10.
	A visão dupla de mundo ou a cosmovisão apresenta como concepções teóricas a interpretação positivista-funcionalista e a histórico-crítica. A elaboração dessas teorias partiu do entendimento de sociedade construída segundo a concepção de mundo europeia ocidental. Sobre a concepção histórico-cultural e sua influência nos processos educativos desenvolvidos na escola, analise as sentenças:
I- O conhecimento é compreendido como algo pronto e acabado, registrado nos livros que apresentam os conhecimentos científicos.
II- Os saberes como algo provisório que necessitam ser buscados constantemente, isentos do dogmatismo nas pesquisas.
II- O professor e o aluno são sujeitos de sua própria história na construção de seus conhecimentos e saberes.
IV- O conhecimento serve como fonte de libertação e autonomia para as pessoas que participam do processo de ensino e aprendizagem. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	d) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	
	
Parte inferior do formulário

Continue navegando