A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Semântica e Pragmática das Línguas prova Final 2

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Semântica e Pragmática das Línguas 
	Avaliação:
	Avaliação Final 
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	As línguas são denominadas línguas de modalidade gestual-visual (ou espaço-visual). No entanto, quando usamos a nomenclatura visuoespacial, tratamos de um sistema". A expressão "espaço-visual" refere-se ao uso do que?
	 a)
	Informações linguísticas recebidas pelos olhos e pelas mãos.
	 b)
	Informações linguísticas recebidas pelos movimentos.
	 c)
	Informações linguísticas recebidas pelo olhar e pela distância.
	 d)
	Informações linguísticas recebidas pelo olhar e pelo toque.
	2.
	Na língua de sinais ocorre o caráter descontínuo da diferença formal entre a forma e o significado. Há vários exemplos que ilustram isso, por exemplo, o sinal de MORENO e de SURDO são realizados na mesma locação, com a mesma configuração de mão, mas com uma pequena mudança no movimento. Por que isso ocorre?
	 a)
	Essa propriedade da língua humana é denominada de continuidade, que são diferenças mínimas entre as palavras.
	 b)
	Os seus significados são exatamente continuados por meio da distribuição que apresentam nos idênticos níveis linguísticos.
	 c)
	Esses sinais apresentam uma distribuição semântica que não permite a confusão entre os significados apresentados dentro de um determinado contexto.
	 d)
	Esses sinais são confundidos ao serem produzidos em um enunciado.
	3.
	A Semântica trabalha com o sentido e a significação das palavras. O sentido das palavras na Língua Portuguesa leva em consideração a sinonímia, a antonímia, a polissemia, além da parônima e da homônima. Sobre o sentido das palavras, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A relação entre duas ou mais palavras que, apesar de possuírem significados diferentes, possuem a mesma estrutura fonológica é chamada de Homonímia.
	 b)
	A relação que se estabelece entre duas ou mais palavras que possuem significados deferentes, mas são muito parecidas na pronúncia e na escrita é chamada de Polissemia.
	 c)
	A propriedade que uma mesma palavra tem de apresentar vários significados é chamada de Antonímia.
	 d)
	A relação que se estabelece entre duas palavras ou mais que apresentam significados diferentes, contrários, é chamada Sinonímia.
	4.
	Assim como todas as línguas, pesquisas nos mostram que a LIBRAS contém os seguintes níveis linguísticos: fonológico, morfológico, sintático e semântico, tornando a LIBRAS uma língua completa. No entanto, faz-se necessário saber identificar e diferenciar cada um destes níveis linguísticos. Com relação aos níveis linguísticos apresentados e a sua função, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A sintaxe trata das funções das formas e das partes do discurso. É a parte da linguística que estuda a estrutura interna das sentenças e a relação interna entre as suas partes.
	 b)
	A semântica é o estudo da estrutura interna das palavras ou dos sinais, assim como das regras que determinam a formação das palavras.
	 c)
	A morfologia é o estudo do significado da palavra e da sentença. Trata da natureza, da função e do uso dos significados ou pressupostos.
	 d)
	A fonologia estuda as diversas formas como as línguas se parecem, observando os aspectos linguísticos e onomatopaicos.
	5.
	A linguagem atende aos usos e às necessidades de nosso dia a dia e dos mais variados textos que circulam na sociedade, podendo ocorrer na comunicação, uma ou mais funções da linguagem. Quanto às funções da linguagem, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As funções da linguagem também são chamadas de funções das unidades linguísticas. 
(    ) A linguagem tem as seguintes funções: referencial, poética, conativa, emotiva, metalinguística e fática. 
(    ) A linguagem tem várias funções, algumas são importantes e outras não tem tanta importância, podendo ser desconsideradas. 
(    ) As funções da linguagem estão diretamente relacionadas com elementos de comunicação, que são: emissor, receptor, contexto, mensagem, canal e código.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	6.
	Uma teoria da linguagem deve ser uma teoria linguística rigorosa e formal, em que o objeto de análise será a linguagem e a capacidade humana para a linguagem, ou seja, a competência passa a ser traduzida pelo conceito de gramática - supondo-se uma relação isomórfica entre mente e cérebro, devido à postulação de que esta existe na mente e no cérebro. Sobre a definição de linguagem, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Como algo não natural, mas que não é específico da natureza humana.
	 b)
	Como algo natural, mas que não é específico da natureza humana.
	 c)
	Como algo natural, ou seja, algo que é específico da natureza humana.
	 d)
	Como algo não natural, mas que é específico da natureza humana.
	7.
	Entende-se por ambiguidade algo que pode ter mais de um sentido ou significado, sendo algo incerto ou indefinido que nos deixa em dúvida sobre o real significado da escrita ou fala que nos apresentam. Nesse sentido, sobre a ambiguidade, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Ambiguidade é parte do estudo da fonética.
	 b)
	Ambiguidade é a clareza expressa nas frases ou oralidade.
	 c)
	Ambiguidade é um vício de linguagem.
	 d)
	A ambiguidade tem o intuito de substituir as palavras repetidas em um texto.
	8.
	Conforme as pesquisas, "as línguas de sinais contêm os mesmos princípios subjacentes de construção que as línguas orais, no sentido de que tem um léxico, isto é, um conjunto de símbolos convencionais, e uma gramática, um sistema de regras que regem o uso desses símbolos" (QUADROS; KARNOPP, 2004, p. 48). Com relação à estrutura das línguas de sinais e as línguas orais, analise as sentenças a seguir:
I- Existe uma estrutura simultânea de organização dos elementos das línguas de sinais. 
II- As línguas de sinais podem ser denominadas de modalidade gestual-visual (ou espaço-visual), e se pensarmos em sistema, podem ser denominadas de visuoespacial. 
III- Apesar de terem uma boa estrutura, ainda não há um real interesse por parte da linguística em ampliar os conhecimentos nas línguas de sinais. 
IV- É correto afirmar que, a LIBRAS, assim como todas as línguas, contém os seguintes níveis linguísticos: fonológico, morfológico, sintático e semântico, tornando a LIBRAS uma língua completa.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: QUADROS, R. M; KARNOPP, L. B. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	9.
	Quando tratamos de linguagem e comunicação, é importante que se fale em "gêneros discursivos" ou "gêneros textuais". Os textos são sempre situados em um dado momento, em uma situação mais formal ou informal. Cada uma dessas situações interfere - ou deveria interferir - nas escolhas dos sujeitos ao utilizar a linguagem. A respeito dos gêneros textuais, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	São exemplos de gêneros ficcionais: artigos científicos; verbetes de enciclopédias; relatórios científicos; notas de aula; nota de rodapé; diários de campo; conferências; debates; discussões; exposições.
	 b)
	São exemplos de gêneros publicitários: contratos; leis; regimentos; estatutos: certidão de batismo; certidão de casamento; certidão de óbito; certidão de bons antecedentes; certidão negativa; tomada de depoimento; arguição.
	 c)
	São exemplos de gêneros instrucionais (científico, acadêmico e educacional): épica - lírica - dramática; poemas; diários; contos; mito; peça de teatro; lenda.
	 d)
	São exemplos de gêneros interpessoais: cartas pessoais; cartas comerciais; cartas abertas; cartas do leitor, cartas oficiais; carta-convite; cartão de visita; recados; conversações espontâneas; telefonema.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.