Buscar

Prévia do material em texto

Prova Online
Disciplina: 100748 - TEORIAS DO CURRÍCULO
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1 *
(ENADE - PEDAGOGIA - 2014) Hoje, o aluno traz para a escola o que descobre na internet para discutir com seus colegas e professor. Ele não vê mais o professor como um transmissor ou principal fonte de conhecimento, mas espera que ele se apresente como um orientador das discussões travadas em sala de aula ou mesmo nos ambientes on-line integrados às atividades escolares.
A possibilidade de pesquisar, ler e conhecer os mais variados assuntos por meio da internet confere ao aluno um novo perfil de estudante, que exige um novo perfil de professor.
Cabe ao professor estar atento a essa nova fonte de informações, para transformá-las, junto com os alunos, em conhecimento. O professor é parte inerente e necessária a todo esse processo, possui um lugar insubstituível de mediador e problematizador do conhecimento; ele aprende com o aluno.
FREITAS, M.T. Letramento Digital e Formação de Professores. Educação em Revista. Belo Horizonte, v.26, n. 03, 2010, p. 335-362 (adaptado).
Considerando os desafios colocados para o educador diante das exigências de novas práticas pedagógicas decorrentes dos avanços das tecnologias digitais, avalie as informações a seguir.
I.As novas tecnologias estimulam a busca de mais informações por parte do aluno nativo digital, mas, por si só, não mudam diretamente o processo de ensino-aprendizagem, o qual depende do uso que se faz delas.
II.O professor que não domina as tecnologias digitais deve ser capaz de identificar o aluno nativo digital pelas informações que ele obtém pela internet.
III.A utilização das novas tecnologias nos ambientes on-line, integrada às atividades escolares e aos conhecimentos prévios do aluno, é suficiente para a construção do conhecimento.
IV.Uma das tarefas do professor é desenvolver novas formas de ensinar a aprender, incentivando o olhar crítico do aluno frente às inúmeras informações que a tecnologia digital oferece.
É correto apenas o que se afirma em:
a )
 I e III.
b )
 I e IV.
c )
II.
d )
 II e III.
 
e )
 IV.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 2 *
(ENADE - PEDAGOGIA - 2005) A notícia veio de supetão: iam meter-me na escola. Já me haviam falado nisso, em horas de zanga, mas nunca me convencera que realizassem a ameaça. A escola, segundo informações dignas de crédito, era um lugar para onde se enviavam as crianças rebeldes. Eu me comportava direito: encolhido e morno, deslizava como sombra. [...] A escola era horrível - e eu não podia negá-la, como negara o inferno. Considerei a resolução de meus pais uma injustiça. [...] Lembrei-me do professor público, austero e cabeludo, arrepiei-me calculando o rigor daqueles braços. Não me defendi, não mostrei as razões que me fervilhavam na cabeça, a mágoa que me inchava o coração. Inútil qualquer resistência.
(RAMOS, Graciliano. Infância, Rio de Janeiro: Record, 1995, p. 104.)
O texto do escritor Graciliano Ramos traz lembranças de sua entrada na escola, que expressam um momento da educação brasileira. Entretanto, o pensamento pedagógico tem-se modificado ao longo do tempo, contrapondo-se ao modelo de escola evidenciado no texto.
Este contraponto é expresso por:
I - transmissão cultural que considera o aluno como um ser passivo, atribuindo caráter dogmático aos conteúdos de ensino;
II - valorização da criança, do afeto entre professor e aluno, das reflexões sobre as formas de ensino que considerem o saber das crianças;
III - dimensão dialógica do processo ensino/aprendizagem com ênfase nas relações igualitárias;
IV - preocupação com a formação humana relacionando as dimensões humana, econômica, social, política e cultural.
São corretos:
 
a )
 II, III e IV, apenas.
b )
 I, II e III, apenas.
c )
 III e IV, apenas.
d )
 I, II, III e IV.
e )
 I e II, apenas.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 3
Considerando que o processo educativo é complexo e intimamente marcado pelas variáveis pedagógicas e sociais, entende-se que esse não pode ser analisado fora de interação dialógica entre escola e vida, considerando o desenvolvimento humano, o conhecimento e a cultura.
Esta afirmação fortalece a relação que deve haver entre:
I.Estado e escola
II.Escola e comunidade
III.Escola e cultura
É correto o que se afirma em
a )
 II, apenas.
b )
 II e III, apenas.
 
c )
 I, II e III.
d )
 I, apenas.
e )
 I e III apenas.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 4
Muitas das vivências educativas de grupos sociais específicos são descartadas desrespeitando a multiplicidade cultural existente em um país como o Brasil. Embora historicamente a escola tenha se constituído em um espaço homogeneizador, atualmente ela necessita de atitudes educativas que andem em direção a tendências inovadoras que possibilitem a criação de currículos diferenciados que expresse e dê sentido à diversidade cultural presente na escola. Diante desta colocação, é correto afirmar que:
 
a )
Não deve haver nenhum tipo de padronização na construção curricular
b )
O currículo é um simples delimitador de métodos, disciplinas e conteúdos a ser trabalhado
c )
Os conhecimentos que constituem o currículo da educação escolar são selecionados no interior da cultura e a partir dos interesses dos grupos que detêm maior poder
d )
Os conhecimentos selecionados no currículo devem ser necessariamente aqueles que formam os alunos para o mundo do trabalho
e )
O currículo não necessita de uma releitura que atenda às necessidades sociais
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 5
Para se formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres e capazes de atuar plenamente e com responsabilidade na sociedade, é necessário que a escola tenha como subsídio uma legislação que proporcione condições para uma educação escolar de qualidade. Para as políticas curriculares se consolidarem, são elaborados dispositivos legais e documentos (leis, decretos, portarias, resoluções, programas, projetos, documentos normativos, orientações curriculares) com a função de regular as ações no ambiente escolar. São leis voltadas para a educação:
a )
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), Lei Maria da Penha
 
b )
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Plano Nacional de Educação (PNE)
c )
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei Maria da Penha, Plano Nacional de Educação (PNE)
d )
 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
e )
Plano Nacional de Educação (PNE), Constituição Federal (CF), Lei Maria da Penha
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 6
A partir dos anos 1990, foram realizadas várias reformas curriculares no âmbito das instituições educativas, dentre elas, as propostas de reorganização dos anos de escolaridade em ciclos, que trouxeram mudanças significativas para a estruturação curricular e a avaliação, com a implantação da progressão continuada.
Tais experiências fizeram constatar que a implementação de novas propostas nas escolas necessita que:
a )
 os programas de formação continuada aconteçam depois do processo de implementação.
b )
 as particularidades da implementação em cada escola sejam programadas pelos níveis centrais.
c )
 as equipes diretoras aceitem a proposta e a desenvolvam com o apoio do coordenador pedagógico.
 
d )
 as ações pedagógicas e administrativas sejam modificadas de forma coletiva e participativa.
e )
 os projetos oficiais prescrevam com clareza as ações a serem executadas.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 7
A intitulado A Base Nacional Comum Curricular - BNCC prevê um ajustamento indispensável para a elaboração dos currículos escolares.
Analise as asserções a seguir:
I.Em um país como o Brasil, com autonomia dos entes federados, acentuada diversidade cultural e profundas desigualdades sociais, a busca por equidade na educaçãodemanda currículos diferenciados e adequados a cada sistema, rede e instituição escolar. Por isso, nesse contexto, cabe a proposição de um currículo nacional.
II.Em um país como o Brasil, sem autonomia dos entes federados, acentuada diversidade cultural e profundas desigualdades sociais, a busca por equidade na educação demanda currículos diferenciados e adequados a cada sistema, rede e instituição escolar. Por isso, nesse contexto, não cabe a proposição de um currículo nacional.
III.Em um país como o Brasil, com autonomia dos entes federados, acentuada diversidade cultural e profundas desigualdades sociais, a busca por equidade na educação demanda currículos diferenciados e adequados a cada sistema, rede e instituição escolar. Por isso, nesse contexto, não cabe a proposição de um currículo nacional.
É correto apenas o que se afirma em:
a )
III
 
b )
 I
c )
 I e II
d )
 II
e )
 II e III
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 8
O pensamento pedagógico de Paulo Freire parte de alguns princípios que marcam, de forma clara e objetiva, o seu modo de entender o ato educativo.
Considerando as características do pensamento desse autor, analise as afirmações que se seguem.
I - Ensinar é um ato que envolve a reflexão sobre a própria prática.
II - Modificar a cultura originária é parte do processo educativo.
III - Superar a consciência ingênua é tarefa da ação educativa.
IV - Educar é um ato que acontece em todos os espaços da vida.
V - Educar é transmitir o conhecimento erudito e universalmente reconhecido.
Estão de acordo com o pensamento de Paulo Freire apenas as afirmações:
a )
I, II, III e IV
b )
I e II
 
c )
 I, III e IV
d )
 II e V
e )
 I, IV e V
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina