Buscar

QUALIFICADORA OU CRIME

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUALIFICADORA OU CRIME? 
FEMINICIDIO
Resumo: O presente trabalho pretende explicar sobre o feminicídio e seus principais aspectos se ele é crime ou qualificadora, apesar de que quase toda a imprensa divulga, feminicídio, tecnicamente, não é um crime, e sim uma qualificadora do crime de homicídio. De acordo com o código penal, Art.121 matar alguém: pena – reclusão, de seis a vinte anos, já o homicídio qualificado: se o homicídio é cometido: VI- contra a mulher por razões das condições de sexo feminino: pena – reclusão, de dois a trinta anos. O feminicídio pode ser definido como umas qualificadoras dos crimes de homicídios motivadas pelo ódio contra a mulher, De acordo com a ONU mulheres estima que, entre 2004 e 2009, 66 mil mulheres tenham sido assassinadas, por ano, por simplesmente pelo fato de serem mulheres. A qualificadora do feminicídio foi criada com escopo de tentar punir com penas mais severas a crescente morte de mulheres motivadas por razões do gênero, porem infelizmente, a nobre intenção do legislador ainda não obteve o efeito desejado. Segundo fonte da imprensa, uma mulher é assassinada a cada duas horas no Brasil. (CIDH), manifestou-se, por meio de uma nota, preocupação com a elevada incidência de assassinatos de mulheres no Brasil no início deste ano. Segundo a comissão, 126 mulheres foram mortas em razão de seu gênero no país desde o início do ano, além do registro de 67 tentativas de homicídio. No entanto, o pior ainda pode acontecer, já que ganha grande força uma construção doutrinara e jurisprudencial maquiavélica: O feminicídio privilegiado.
Palavras-chaves: feminicídio; homicídio; mulher.
Abstract: The present work intends to explain about femicide and its main aspects if it is a crime or a qualifier, although almost all the press discloses, feminicide, technically, is not a crime, but a qualifier of the crime of homicide. According to the penal code, Art.121 killing someone: penalty - imprisonment, from six to twenty years, already qualified homicide: if the homicide is committed: VI- against the woman for reasons of female conditions: penalty - imprisonment , from two to thirty years. Femicide can be defined as a qualifier for homicide crimes motivated by hatred against women. According to the UN women, between 2004 and 2009, 66,000 women were murdered each year, simply because they were women. . The feminicide qualifier was created with the scope of trying to punish with more severe penalties the increasing death of women motivated by gender reasons, however, unfortunately, the noble intention of the legislator has not yet obtained the desired effect. According to a press source, a woman is murdered every two hours in Brazil. (IACHR), expressed in a note, concern about the high incidence of murders of women in Brazil earlier this year. According to the commission, 126 women have been killed because of their gender in the country since the beginning of the year, in addition to the record of 67 homicide attempts. However, the worst can still happen, since a Machiavellian doctrinal and jurisprudential construction gains great strength: The privileged feminicide.
Key Words: femicide; homicide; woman.
Introdução
 Esse resumo expandido tem como objetivo explanar sobre o crime de homicídio, em qualificação, feminicídio, no cenário jurídico. O índice do crime de feminicídio, é alta, pois é responsável pelo Brasil ser considerado o 7º pais do mundo que mais mata mulheres, motivadas pelo ódio apenas de ser do sexo feminino, onde é central na prática do delito. Entre algumas circunstancias estão inclusas: os assassinatos em contexto de violência doméstica/familiar e o menosprezo ou discriminação à condição de mulher.
 Os crimes de feminicídio reportam em campo, a eliminação da identidade da vítima, e a condição de mulher, A qualificadora do feminicídio foi criada com foco de tentar punir com penas mais rigorosas a crescente morte de mulheres motivadas por razões do gênero (mulher), porém, infelizmente, a nobre intenção ainda não obteve o efeito desejado, segundo fontes da imprensa, uma mulher é assassinada a cada duas horas no Brasil. Existe uma tese, o feminicídio privilegiado, subjetiva ou objetiva. 
Objetivos
 O feminicídio sendo uma qualificadora do homicídio, falta-se saber se ela é objetiva ou subjetiva. Qualificadoras subjetivas são relacionadas com a motivação do crime e as objetivas com as formas de sua execução, objetivas são as que dizem respeito ao crime, enquanto as subjetivas vinculam-se ao agente, as objetivas com as formas de execução seja meios e modos elas conectam-se com a motivação do crime. 
Metodologia
 As classificações das qualificadoras do homicídio são: as objetivas que em meio e forma de execução e as subjetivas, motivos do crime.
 Portanto, o feminicídio é uma qualificadora subjetiva, e juridicamente impossível a existência de um feminicídio privilegiado, ou seja, é homicídio cometido por razões relacionadas à condição de mulher, não havendo ligação com os meios ou modos de execução do crime, a violência doméstica, familiar e também o menosprezo, discriminação à condição de mulher, não são formas de execução do crime, e sim a motivação delitiva; concluindo que , o feminicídio é uma qualificadora subjetiva, só sendo objetiva na violência doméstica. 
 Resultados
 O Código Penal é muito claro: 
 Homicídio simples
 Art. 121. Matar alguém:
 Pena – reclusão, de seis a vinte anos.
 Homicídio qualificado
	2.º Se o homicídio é cometido:
VI – Contra a mulher por razões da condição de sexo feminino:
Pena – reclusão, de doze a trinta anos.
 Crime de feminicídio
Art. 121-A. Matar mulher motivado por razões da condição de sexo feminino:
Pena – reclusão, de vinte a trinta anos.
§1.º Considera-se que há razões de condição de sexo feminino quando o crime envolve:
 I – Violência doméstica e familiar;
II – Menosprezo ou discriminação à condição de mulher.
Revogam-se o inciso VI e o § 2.º-A do artigo 121 do Código Penal.
Considerações finais
 Conclui-se que feminicídio não é um “crime”, como a imprensa divulga e sim uma qualificadora do crime de homicídio, subjetiva, pois pressupõe motivação especial, o homicídio deve ser cometido contra a mulher por razões da condição de sexo feminino, não é o homicídio contra a mulher que atrai a qualificadora, mas o homicídio cometido porque se trata de uma mulher. Matar mulher, na unidade doméstica e familiar ou em qualquer ambiente ou relação, sem menosprezo ou discriminação à condição de mulher é feminicídio. Se a conduta do agente é movida pelo menosprezo ou discriminação à condição de mulher, aí sim temos feminicídio. Prevendo em um futuro breve, a única solução plausível para que matar mulher por razões de gênero não seja um fato fomentador de privilégio, o feminicídio deve ser retirado da qualificadora do homicídio e se tornar um crime autônomo com pena igual à do latrocínio.  
Referencias
Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/direito/o-feminicidio-como-qualificadora-no-crime-homicidio.htm#indice_11 Acesso em 09/04/2020. 
Disponível em: https://meusitejuridico.editorajuspodivm.com.br/2018/04/05/stj-qualificadora-feminicidio-tem-natureza-objetiva/ Acesso em 10/04/2020.

Outros materiais