Buscar

Avaliação I Fundamentos e Teoria Organizacional

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Fundamentos e Teoria Organizacional (ADG40)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:512488) ( peso.:1,50)
	Prova:
	21361164
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Enquanto Taylor desenvolvia a Administração Científica nos Estados Unidos, em 1916, na França surgia a Teoria Clássica da Administração com Fayol (CARAVANTES; PANNO; KLOECKNER, 2006). Fayol é considerado o pai da Teoria Clássica. A Administração Científica era pautada na tarefa realizada pelo operário, e a recém-chegada Teoria Clássica da Administração apoiar-se-ia nessa estrutura. A Teoria Clássica parte da visão sistêmica da organização e principalmente de sua estrutura, visando garantir a eficiência de todos os envolvidos no processo. Fayol, em seus estudos, destaca que todas as empresas apresentam seis funções básicas. Sobre essas funções e suas características, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Técnicas.
II- Comerciais. 
III- Financeiras.
IV- De segurança.
V- Contábeis.
VI- Administrativas.
(    ) Ligada aos processos da produção de bens ou de serviços da empresa.
(    ) Ligadas aos processos de integração entre os gestores da cúpula, coordenam e sincronizam as demais funções da empresa.
(    ) Ligada às compras e às vendas feitas na empresa.
(    ) Ligada à proteção e à preservação dos bens e das pessoas.
(    ) Ligada à gestão dos recursos financeiros na empresa. 
(    ) Ligada aos registros, aos balanços, aos custos, ao inventário e às estatísticas.
Assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: CARAVANTES, G. R.; PANNO, C. C.; KLOECKNER, M. Administração: teoria e processos. São Paulo: Pearson, 2006.
	 a)
	I - VI - II - IV - III - V.
	 b)
	III - IV - I - II - V - VI.
	 c)
	I - III - II - VI - IV - V.
	 d)
	II - III - I - VI - V - IV.
	2.
	Em seus estudos, Taylor observou que os operários aprendiam a maneira de executar as tarefas do trabalho por meio da observação de seus colegas de trabalho, seus vizinhos de tarefa (CHIAVENATO, 2011). Percebeu também que, pelo fato de aprenderem através da imitação e/ou repetição, isso condicionava os operários a adotarem diferentes métodos para fazer a mesma tarefa, assim como utilizavam uma grande variedade de instrumentos e ferramentas diferentes em cada operação. Ele então resolveu investigar o modo mais rápido e um instrumento mais adequado para atingir melhores resultados. Métodos e instrumentos melhores podem ser encontrados e aperfeiçoados por meio de uma análise científica e, de forma precisa, estudar os tempos e movimentos. "Essa tentativa de substituir métodos empíricos e rudimentares pelos métodos científicos recebeu o nome de Organização Racional do Trabalho - ORT" (CHIAVENATO, 2011, p. 56). Deste modo, sobre os principais aspectos contemplados com relação à ORT e suas características, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Análise do trabalho e estudo de tempo e movimentos.
II- Estudo da fadiga humana.
III- Divisão do trabalho e especialização do operário.
(    ) Por meio da aplicação dos métodos científicos, a administração procurou eliminar os movimentos desnecessários para o desenvolvimento de uma determinada atividade, visando à diminuição dos esforços musculares. Os movimentos em demasia, por sua vez, proporcionam a queda da produção.
(    ) Proporcionou a especialização do operário pelo fato de ele se limitar à execução rotineira do mesmo trabalho. Dessa forma, cada operário passou a ser especializado na execução de tarefas simples e elementares, visando seu ajuste aos padrões descritos e às normas do desempenho estabelecidas pelo método.
(    ) Os movimentos inúteis eram eliminados e os movimentos úteis eram simplificados, racionalizados ou fundidos com outros movimentos, para proporcionar economia de tempo e de esforço ao operário, ao mesmo tempo em que se fazia estudo de tempo e movimentos, ou seja, a determinação do tempo médio que um operário comum levaria para executar uma tarefa. Com isso, padronizava-se o método de trabalho e o tempo destinado à sua execução.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
	 a)
	II - I - III.
	 b)
	II - III - I.
	 c)
	I - III - II.
	 d)
	III - II - I.
	3.
	A administração sofre vários impactos e influências no processo de tomada de decisão. Os fatores internos e externos causam impactos profundos sobre as organizações em geral. Dentre os fatores internos têm-se as expectativas da alta direção e dos acionistas, enquanto como fatores externos as exigências da sociedade, dos clientes, dos fornecedores, além dos desafios dos concorrentes (MORAES, 2004).
Entre alguns dos principais aspectos que o administrador analisa com relação às influências externas, pode-se citar:
FONTE: MORAES, Anna Maris Pereira de. Introdução a Administração. 3. ed. São Paulo: Printece Hall, 2004.
	 a)
	Percepção organizacional; absorção dos valores e dos princípios éticos e morais da organização; visão global para identificação, compreensão e ação nas complexidades sociais; inserções políticas, econômicas, tecnológicas e culturais em que as organizações atuam.
	 b)
	Capacitação profissional; destreza tecnológica; na evolução e no desenvolvimento das organizações; visão global das organizações; planejamento institucional; regionalismo integrado.
	 c)
	Adaptação organizacional; concorrência; crescente sofisticação da tecnologia; internacionalização do mundo dos negócios; fronteiras organizacionais; maior visibilidade das organizações; mudança no conhecimento; e mudanças nas relações de trabalho.
	 d)
	Transformações tecnológicas; fronteiras organizacionais; visão global dos departamentos; mudança no conhecimento; flexibilização nas relações de trabalho; e evolução cultural da empresa.
	4.
	Deixar de usar administração estratégica é uma loucura. Significa deixar o barco ao léu e ao acaso. Moderadamente, as estratégias organizacionais estão sendo desenhadas com a participação de todas as pessoas, com pouca formalização e muita flexibilidade (RICHTER, 2016, p. 5). Afinal, "estamos em um mundo em constante mudança e a estratégia precisa ser suficientemente ágil para acompanhar essa mudança continuada" (CHIAVENATO, 2011, p. 229). Existem sete pecados capitais do planejamento estratégico dentro da concepção neoclássica. Sobre eles, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Assessoria geralmente assume o processo e não o dirigente máximo. O processo, cada vez mais elaborado e complexo, acaba dominando a assessoria.
(    ) Os sistemas de planejamento foram concebidos para não produzir resultados devido a sua centralização. O planejamento estratégico focaliza mais fusões, aquisições e vendas em detrimento do desenvolvimento de negócio básico da organização.
(    ) O processo de planejamento não desenvolve opções estratégicas, mas um único e exclusivo caminho estratégico. O planejamento estratégico deixa em segundo plano os requisitos organizacionais e culturais da empresa.
(    ) A previsão de vários pontos é uma base inadequada para o planejamento em uma era de reestruturação e de incerteza.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	5.
	A Teoria da Administração apresenta sete fatores como principais influenciadores desta teoria (CHIAVENATO, 2014). Ao aplicá-los nos dias atuais e na sua realidade, realiza-se uma melhor forma de gestão. Sobre esses influenciadores, assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 9. ed. Barueri: Manole, 2014.
	 a)
	Influências sociológicas; influência maquiavélica; influência do mercado; influência filosófica; influência econômica; influência de empreendedores.b)
	Influências filosóficas; influência militar; influência da igreja; influência científica; influência econômica; influência de empreendedores.
	 c)
	Influências sociológicas; influência militar; influência do mercado; influência científica; influência econômica; influência de empreendedores.
	 d)
	Influências filosóficas; influência maquiavélica; influência da igreja; influência científica; influência do mercado; influência sociológica.
	6.
	Oliveira (2010) relata que a administração é um processo evolutivo, gradativo e cumulativo, bem como torna-se difícil precisar com exatidão em que momento a administração sofreu influências e subsequente mudanças. Sobre as contribuições da administração para as organizações segundo o autor supracitado, analise as seguintes afirmativas: 
I- Contribuição direta para maior eficiência nos processos produtivos, incluindo a redução de custos. 
II- Implicou, na maior parte das vezes, em maior carga horária e em piores condições de trabalho. 
III- Em um contexto mais amplo, contribui para a evolução das comunidades onde as fábricas se localizavam. 
IV- Contribuição direta para estruturação e a aplicação dos princípios da administração.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: OLIVEIRA, Djalma de Pinto de Rebouças de. Teoria geral da administração: uma abordagem prática. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
	 a)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 d)
	As afirmativas  II, III e IV estão corretas.
	7.
	Sobre as habilidades do administrador tem-se que: "a faixa intermediária (ou gerencial) da hierarquia exigia, predominantemente, habilidades humanas caracterizadas pela aptidão para o relacionamento interpessoal. O administrador deveria suplementar sua habilidade técnica com a capacidade de comunicação, motivação e liderança" (MORAES, 2004, p. 5). Tendo por base as habilidades do administrador, analise as seguintes assertivas:
I- O administrador dever possuir habilidades técnicas, ou seja, saber utilizar métodos, técnicas e equipamentos necessários para realizar tarefas específicas. 
II- Dentre as habilidades conceituais têm-se: a visão global para identificar, compreender e agir nas complexidades sociais, políticas, econômicas, tecnológicas e culturais em que as organizações atuam. 
III- A capacidade e o discernimento para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e aplicar liderança eficaz. Tais habilidades correspondem às denominadas "humanas".
IV- Nas habilidades conceituais são desenvolvidas as consolidações de processo contínuo de autodesenvolvimento em busca da interatividade com seus colegas.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MORAES, Anna Maris Pereira de. Introdução a Administração. 3. ed. São Paulo: Printece Hall, 2004.
	 a)
	As assertivas II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As assertivas I, II e III estão corretas.
	 c)
	As assertivas I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As assertivas I e III estão corretas.
	8.
	Nos dias de hoje, a sociedade típica dos países desenvolvidos é pluralista de organizações, e a maior parte das obrigações sociais (como a produção de bens ou serviços em geral) é confiada às organizações (indústrias, universidades e escolas, hospitais e comércio, comunicações, serviços públicos etc.), que precisam ser administradas para se tornarem mais eficientes e eficazes (CHIAVENATO, 2014, p. 31). Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I- A administração é uma ciência considerada jovem, com pouco mais de 100 anos, sendo resultante de acontecimentos recentes na história do século XX.
PORQUE
II- O desenvolvimento desta ciência se deu por uma questão de necessidade de sobrevivência ou em busca do sustento e subsistência das famílias. Estas passaram a especializar-se em algumas tarefas e tiveram a influência de várias frentes e organizações, como as filosóficas, eclesiásticas, militares, industriais e políticas.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 9. ed. Barueri: Manole, 2014.
	 a)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a I é resultante da II.
	 b)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é resultante da I.
	 c)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 d)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	9.
	Walter Shewhart desenvolveu um controle estatístico da qualidade reconhecido na literatura e na prática das organizações (MAXIMIANO, 2008). É um conceito específico para ser aplicado à administração da qualidade. Qual é a sigla deste conceito? 
FONTE: MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à Administração. 7. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2008.
	 a)
	PDCA.
	 b)
	CHA.
	 c)
	PODC.
	 d)
	SWOT.
	10.
	A Teoria Neoclássica da Administração pode ser compreendida como uma reconsideração e reafirmação de alguns dos pressupostos da Teoria Clássica. Uma das perspectivas centrais é de que determinados princípios possam ser aplicados a todas as organizações. A respeito dos princípios, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Planejar; organizar; negociação entre subordinados e líderes; controlar.
	 b)
	Divisão do trabalho; especialização; hierarquia; amplitude administrativa.
	 c)
	Eficácia e eficiência; centralização e descentralização; mudança e incerteza.
	 d)
	Tempos e movimentos; fadiga humana; hierarquia; supervisão funcional.
Parte inferior do formulário

Continue navegando