Buscar

setores de uma empresa

Prévia do material em texto

CENTRO PAULA SOUZA
ETEC
FLAVIA PAES DE CASTRO
RELATORIO: ERGONOMIA
FERRAZ DE VASCONCELOS
2020
SETORES DE UMA EMPRESA
A divisão de tarefas é a chave do sucesso para qualquer organização. Nas pequenas empresas, muitas vezes, apenas uma pessoa pode ser suficiente para realizar um tipo de tarefa. Em empresas maiores, podem ser necessários departamentos específicos para o mesmo.
Os setores de uma empresa variam de acordo com o tamanho e o tipo de atividade que ela executa. A forma como as áreas funcionais se articula depende do organograma da empresa.
Apesar das particularidades, há algumas funções que são essenciais para uma boa gestão. Se não existir em uma empresa um departamento próprio para alguma dessas áreas, em geral ela estará absorvida por outro setor.
A parti dessas informações vamos conhece e saber como é atuação de cada uma delas dentro de uma empresa.
· SETOR ADMINISTRATIVO
O setor administrativo é uma ampla parte da empresa responsável pelo planejamento estratégico e pela gestão de pessoal e atividades que fazem o negócio acontecer. Esse setor permite que executar funções de outros setores como recursos humanos e financeiro.
O setor administrativo é um setor abrangente que atua com a liderança de setores da empresa, como produção, compras, marketing, comercial, logística, interagindo assim com praticamente as áreas.
Algumas funções administrativas são:
· Gestão e desenvolvimento de recursos humanos
· Administração de produtos e serviços
· Gestão de tesouraria e compras
· Gestão de vendas e cobranças
· Controle do sistema de qualidade
 O conjunto de administradores são os responsáveis pela liderança das atividades do negócio, o que define os rumos e o modo como a cultura se forma dentro da empresa.
· SETOR FINANCEIRO
O departamento financeiro é aquele que administra os recursos de uma empresa. Ele faz o controle da tesouraria, dos investimentos e dos riscos, além do planejamento financeiro da companhia e da divulgação de seus resultados.
A função do departamento financeiro é garantir recursos para que a empresa possa cumprir seus objetivos, mantendo-se ativa e competitiva e garantindo não apenas lucros imediatos, mas também no longo prazo.
A estrutura e as rotinas do departamento financeiro dependem do tamanho e da atividade da empresa. Em uma microempresa, sua função costuma ser exercida diretamente pelo proprietário.
Algumas funções administrativas são:
· Tesouraria
· Gestão de contas
· Contabilidade
· Planejamento financeiro
· Gestão de riscos
· Gestão de impostos
· Relação com investidores
· RECURSOS HUMANOS
Falamos bastante, aqui, a respeito da importância do setor de Recursos Humanos. Afinal de contas, o departamento tem adquirido mais e mais relevância na tomada de decisões-chave e estratégicas. Em parte, porque o valor da gestão de pessoas tem mostrado o quanto isso influencia, diretamente, na melhora coletiva da organização e de uma série de índices.
Algumas funções dos recursos humanos:
· Produtividade
· Motivação
· Engajamento
Entre outros dados que contribuem para a identificação de atividades que podem resolver conflitos e prevenir eventuais problemas.
· SETOR COMERCIAL
· Uma das principais áreas de uma empresa porque, além de cuidar a relação com o cliente e do processo de vendas, o marketing costuma fazer parte do departamento — ainda que indiretamente.
· Com isso, o enfoque da área é a realização dos clientes e dos prospectos. Só que, internamente, o setor comercial também tem ação destacada. Especialmente, com empresas que fazem o endomarketing.
· Portanto, é um departamento com ação de destaque, já que planeja ações externas, mas preocupa-se com o que ocorre internamente também. O que permite ações em conjunto com o próprio RH.
· Além disso, há a comunicação da empresa. Embora não faça parte do setor comercial, atua de maneira similar ao que citamos do marketing — segue anexada indiretamente, já que as suas ações são focadas na resposta do consumidor, para as ações externas e dos colaboradores para as campanhas internas.
· Setor operacional
· Para muitas organizações — em especial, no setor industrial —, o setor operacional é uma das principais áreas de uma empresa. Afinal, é o departamento que cria forma e volume para organizações que comercializam produtos para os clientes.
· Isso engloba também as gestões de estoque, logística e maquinário. São, portanto, muitas vertentes que demandam profissionais qualificados para que o fluxo de trabalho transcorra sem imprevistos.

Continue navegando